Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Textos persuasivos.
Primeiramente, o professor retomar? com os alunos o fato de que, nos diversos g?neros textuais, sobretudo nos textos/enunciados persuasivos, tal como os textos publicit?rios, ? frequente o uso de estrat?gias de convencimento ou persuas?o, tamb?m conhecidas como estrat?gias argumentativas. Essas estrat?gias de persuas?o podem, de certa forma ser consideradas como formas de manipula??o, pois induzem o ouvinte/destinat?rio a tomar determinada atitude.
O professor pedir? aos alunos que exponham oralmente suas pr?prias defini??es sobre o que significa tenta??o, sedu??o, provoca??o e intimida??o enquanto estrat?gias persuasivas, com exemplos se poss?vel.
?
Depois disso, para aprofundar os conhecimentos acerca das estrat?gias de persuas?o, sugere-se que o professor disponibilize para os alunos, impresso ou via proje??o em data show, o texto abaixo (dispon?vel em html e em .pdf).
Vers?o em html:
Dispon?vel em: <http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/Q_a_Z/semiotica_discursiva/aula_03-0331/03.html#>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Vers?o em pdf:
Dispon?vel em: <http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/Q_a_Z/semiotica_discursiva/aula_03-0331/pdf/03.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Desse material, deve-se focar principalmente as defini??es do que s?o os conceitos de "tenta??o, intimida??o, sedu??o e provoca??o", al?m dos exemplos esclarecedores elencados, logo ap?s as defini??es.
Para a leitura e discuss?o desse material, o professor poder? dividir a turma em duplas, de forma que os alunos possam discutir os conceitos e criar outros exemplos sobre cada uma das quatro estrat?gias de persuas?o.
?
Ap?s lerem e discutirem os conceitos de tenta??o, intimida??o, sedu??o e provoca??o, as duplas dever?o analisar alguns textos publicit?rios, classificando a estrat?gia persuasiva presente em cada um dos textos analisados.
Al?m de identificar qual estrat?gia persuasiva foi utilizada (tenta??o, sedu??o, provoca??o ou intimida??o), os alunos dever?o redigir, no caderno, uma justificativa, explicitando que raz?es levaram a dupla a tal classifica??o.
O professor devera levar os textos para an?lise em handout a ser entregue para as duplas. Para essa atividade, seguem algumas sugest?es de textos publicit?rios:
?
Dispon?vel em: <http://soumaisenem.com.br/sites/default/files/texto_publicitario_2.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://midia.todarede.com/?im=pO7FBVz66AVgfddpjvffNTbjnMtwky.jpg&w=500>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <https://sphotos-a-ord.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/945641_10152807110505158_980007982_n.png>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://sinapromg.com.br/sinaproonline/edicao20/alta/novos%20rumos_Page_1.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/lingua_portuguesa/carro.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://miguelcarraca3090685.files.wordpress.com/2010/01/0081.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/_meY3_1Hy4jU/TRzO0f7BRpI/AAAAAAAABMc/EAkU5guGLw4/s400/rodaviva.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Ap?s as an?lises feitas em dupla, o professor pedir? que cada dupla junte-se com mais uma dupla para discutirem suas an?lises.
Ap?s essa discuss?o, pode-se passar a um momento coletivo, em que cada um desses grupos maiores (4 integrantes, ou duas duplas) explicitem qual estrat?gia de persuas?o est? sendo utilizada em cada um dos textos, e quais elementos lingu?sticos nos permitem chegar a essa classifica??o.
Texto em pdf sobre a manipula??o em outra esfera discursiva - discurso religioso.
Dispon?vel em: <http://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/dialogia/dialogia_v6/dialogia_v6_4h38.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
A an?lise feita pelos alunos sobre os textos publicit?rios, dos quais eles dever?o identificar as estrat?gias persuasivas, ? um bom instrumento de avalia??o quantitativa da assimila??o desse conte?do.