Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
?
Primeiramente, o professor dever? trabalhar os conceitos de pressuposto e subentendido, a partir de um v?deo em stop motion que traz uma explica??o clara e objetiva acerca desses dois termos.
Trata-se de um v?deo dispon?vel no site youtube, que dever? ser projetado para os alunos em data show.
?
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=sffIZUs4WpU>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Como o v?deo ? bem curto, o professor poder? exibi-lo uma primeira vez, discutir com os alunos o que eles entenderam sobre os conceitos de pressuposto e subentendido, e em seguida exibi-lo novamente para que os conceitos sejam bem assimilados pela turma.
Para aprofundar um pouco mais sobre esses conceitos, sugerimos que o professor leve (impresso ou em arquivo digitalizado) o texto de Jos? Marcos de Fran?a, e leia/discuta com os alunos, principalmente, as partes 2 e 3 desse artigo. A parte 2 trata especificamente das conceitua??es de posto, pressuposto e subentendido. Na parte 3, o autor faz algumas an?lises de frases e tiras, mostrando o que est? posto, o que ? pressuposto e o que pode ser subentendido.
Texto dispon?vel em: <http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_16/INTER16_005.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
O professor dividir? os alunos em duplas ou grupos pequenos (no m?ximo 4 integrantes), para analisarem algumas tirinhas e charges.
Para cada tirinha analisada os alunos dever?o observar:
Algumas sugest?es de tirinhas e charges para serem analisadas:
Sugere-se que o professor imprima as charges e tiras abaixo em um handout a ser entregue para os grupos.
Dispon?vel em: <http://adao.blog.uol.com.br/images/tira-pro-site.gif>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://i4.photobucket.com/albums/y128/mozaryot/sadia.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://ryotiras.com/?p=3642>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/-OykyeiPV5oo/UJshiEQLlrI/AAAAAAAAAEE/wuuTYxU7GHE/s1600/6.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://soumaisenem.com.br/portugues/aspectos-semanticos/informacoes-implicitas>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/_5RFVle4YE_w/SrVn3s1w0xI/AAAAAAAAAA8/eRM45T8xJGw/s320/charge.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/-YZr5P4a48b0/T8MGb300S7I/AAAAAAAAAks/a0YDeB6tqIw/s320/Ler+codigo+de+barra.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://joaopaulosampaio.files.wordpress.com/2011/02/charge70.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.
?
O professor sortear? um grupo para apresentar a an?lise de cada uma das tiras e charges. Ao final da apresenta??o de cada uma das an?lises, os colegas dos outros grupos dever?o contribuir, dizendo quais pressupostos e subentendidos eles conseguiram interpretar sobre a mesma tira ou charge, visto que diferentes interpreta??es podem ser feitas sobre o mesmo texto.
Professor, segue abaixo o link de um trabalho de Aline Segate, no qual ela analisa tiras do livro did?tico, Portugu?s Linguagens, de CEREJA e MAGALH?ES, focando principalmente as no??es de pressuposto e subentendido. Para ajudar os alunos em suas an?lises, voc? pode disponibilizar o link do artigo, e os alunos podem tomar as an?lises feitas por Segate como modelo.
Dispon?vel em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2011/artigo_63.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
Os alunos ser?o avaliados, qualitativamente, pela participa??o na discuss?o do texto cient?fico e, quantativamente, por meio das produ??es de an?lises de tiras e charges.