Pedro Henrique D. Martins R. Elias; Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
O aluno ter? a oportunidade de conhecer epis?dios importantes da trajet?ria do cantor e compositor Caetano Veloso, como o Tropicalismo e o per?odo no ex?lio londrino. O aluno poder? compreender, tamb?m, o contexto pol?tico e social em que surgiu o Tropicalismo, o papel de Jo?o Gilberto na forma??o de Veloso e, enfim, a contribui??o do Tropicalismo para a m?sica popular brasileira.
? necess?rio que os alunos reconhe?am a can??o como um g?nero h?brido, contemplando elementos po?ticos e musicais em uma rela??o indissoci?vel e interdependente. ? desej?vel, tamb?m, que os alunos entendam o per?odo que o Brasil era governado por uma ditadura militar quando Caetano Veloso iniciou sua carreira musical, o que marcou fortemente a trajet?ria do artista.
INTRODU??O
As manifesta??es populares da cultura no Brasil possuem uma capacidade ?mpar de traduzir a sensibilidade do grande p?blico e, ao mesmo tempo, instig?-lo ? reflex?o sobre quest?es sociais e pol?ticas. O professor dever? fazer uma breve introdu??o sobre o impacto do advento tecnol?gico em terras brasileiras, culminando no estabelecimento de uma cultura de ?massa?, com o surgimento do r?dio e, mais tarde, da televis?o. O professor dever?, tamb?m, articular esse cen?rio com os anseios da sociedade brasileira por mudan?as durante o breve per?odo democr?tico (1945-1964) e, de forma mais intensa, ao longo do regime militar. Trata-se, portanto, de um contexto prop?cio ao surgimento de artistas que exprimam e discutam as transforma??es em curso no Pa?s.
Caetano Veloso durante o Festival de M?sica Popular Brasileira da TV Record em 1967. Fonte: http://pipocamoderna.com.br/wp-content/uploads/2010/07/caetano-veloso-festival-67-poster.jpg
DESENVOLVIMENTO
1?. AULA
Atividade 1
Inicialmente, o professor dever? convocar os alunos para uma discuss?o sobre o impacto do surgimento de meios de comunica??o de massa como o r?dio e a televis?o. Os alunos poder?o ser estimulados, por meio de perguntas, sobre suas experi?ncias pessoais com esses ve?culos. O objetivo dessa discuss?o inicial ? torn?-los cientes da import?ncia do r?dio e da televis?o como fomentadores da vida cultural no mundo contempor?neo. Nesse momento, ser? exibido um v?deo com a apresenta??o da can??o ?Alegria, Alegria? por Caetano Veloso, no Festival de M?sica Popular Brasileira da TV Record (exibido na televis?o), em 1967, seguida de um depoimento do autor sobre a can??o e seu contexto, encontrado no seguinte endere?o http://www.youtube.com/watch?v=H44xLqXNQ2Y. Ap?s a execu??o do v?deo, o professor dever? evidenciar aos alunos que ? justamente esse espa?o midi?tico dos grandes ve?culos de comunica??o que ser? ocupado pelos artistas populares para oferecer uma oportunidade tanto de entretenimento quanto de reflex?o sobre temas sociais e pol?ticos. A discuss?o dever? ser ampliada com a exibi??o do registro em ?udio, acompanhado de uma transcri??o, do discurso de Caetano Veloso no III Festival Internacional da Can??o (FIC) durante a apresenta??o da can??o ?? proibido proibir?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Od_4eaH3J7A e http://tropicalia.com.br/identifisignificados/e-proibidoproibir/discurso-de-caetano. O discurso inflamado de Veloso contribuir? para que os alunos compreendam o duplo papel da m?sica popular: tanto objeto de entretenimento quanto mat?ria de reflex?o.
Capa do primeiro LP individual de Caetano Veloso pela gravadora Philips. Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_Aas6QibeAIw/SAd1iw4kZuI/AAAAAAAAAMc/FS3hT7GKh-c/s1600-h/caetano+veloso+%5B1968%5D+caetano+veloso.jpg
2?. AULA
Atividade 2
Ap?s conhecerem a primeira can??o de sucesso escrita por Caetano Veloso, ?Alegria, alegria?, e entenderem a efervesc?ncia ideol?gica que marcou os festivais de m?sica popular no Brasil, os alunos ser?o apresentados ao Tropicalismo, movimento preconizado por Veloso e seu parceiro, Gilberto Gil, com a contribui??o do arranjador Rog?rio Duprat. Visando remontar ? cena musical da ?poca, o professor dever? apresentar aos alunos a can??o ?Para n?o dizer que n?o falei das flores?, evidenciando o tom s?brio e o car?ter engajado das can??es de protesto, que se valiam do acompanhamento de viol?o, considerado um instrumento nacional, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=A_2Gtz-zAzM. Em contrapartida, o professor apresentar? a can??o tropicalista ?Baby?, de Caetano Veloso, marcada, desde o t?tulo, pela incorpora??o de valores universais, em uma tentativa de emancipar a produ??o cultural brasileira do confinamento a temas e elementos considerados ?nacionais? (sem perder de vista, entretanto, o teor cr?tico da can??o). A ruptura est?tica proposta pelos tropicalistas dever? ser abordada, tamb?m, a partir da influ?ncia de Jo?o Gilberto, que, uma d?cada antes, havia criado uma maneira singular de interpretar as can??es de Tom Jobim, Carlos Lyra, Ronaldo B?scoli, entre outros (conferir o ?udio de ?Desafinado?, por Jo?o Gilberto, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Hhql4H_qe7k). Ap?s a execu??o da grava??o de Jo?o Gilberto, o professor dever? fazer uma aproxima??o entre a Bossa-Nova e o Tropicalismo. Produto do encontro de aspectos do samba com o jazz norte-americano, a Bossa-Nova responde fortemente pela forma??o dos tropicalistas em seu projeto de universalizar a m?sica brasileira.
Jo?o Gilberto, o mentor musical de Caetano Veloso. Fonte: http://namiradogroove.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/11/Jo%C3%A3o_Gilberto.jpg
3?. AULA
Atividade 3
O professor dever? abordar, brevemente, o recrudescimento da repress?o durante a ditadura militar brasileira, que culminou no ex?lio de Caetano Veloso e Gilberto Gil em Londres. Dever?o ser fornecidas tradu??es das can??es ?A little more blue? e ?London, London? para os alunos. Divididos em grupos, os alunos escutar?o as can??es, auxiliados pelas tradu??es (dispon?veis em: http://www.vagalume.com.br/caetanoveloso/a-little-more-blue-traducao.html e http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/london-london-traducao.html), a fim de identificar o sentimento da voz po?tica diante da condi??o de exilado (http://www.youtube.com/watch?v=DYC7S1kEhVg e http://www.youtube.com/watch?v=DM_2EdyytaU). A atividade prosseguir? com uma breve apresenta??o de cada grupo sobre as conclus?es a que chegaram.
Caetano Veloso durante o ex?lio londrino. Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-2Uqw608q3yo/UCNyiKygN7I/AAAAAAAAJGk/VhS1kjFPNuw/s1600/caetano_londres1.jpg
Atividade 4
Na segunda parte da aula, os alunos escutar?o a can??o ?Triste Bahia?, do disco Transa (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ofwV292PWR0), comparando-a com o poema hom?nimo de Greg?rio de Matos, que dever? ser distribu?do aos alunos (dispon?vel em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010750.htm). A discuss?o dever? levar os alunos a refletirem sobre as diferen?as entre o poema e a can??o como g?neros liter?rios.
Capa do disco-manifesto Tropic?lia ou Panis et Circencis, de 1968 (Philips). Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/e/e2/PaniseCircenses.jpeg
CONCLUS?O
Por meio da audi??o de can??es que marcaram os primeiros anos da carreira de Caetano Veloso e das discuss?es mediadas pelo professor, no intuito de ampliar o entendimento desses objetos, os alunos poder?o conhecer um per?odo importante da carreira de um dos principais cancionistas brasileiros. Em car?ter complementar, os v?deos, as imagens, os textos e os clipes de ?udio indicados favorecem a compreens?o dos alunos ? medida que ilustram com precis?o o tema abordado.
Vers?o integral do document?rio Uma noite em 67, que registra os principais acontecimentos que marcaram o Festival de M?sica Popular Brasileira da TV Record, em 1967, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=FOsXaaW4Pkk
Em meio ? apresenta??o das can??es e dos v?deos selecionados, os alunos, divididos em grupos, participar?o de pequenos semin?rios e debates nos quais ser? avaliada a participa??o de cada um dos alunos. Ao final dessas atividades, cada grupo dever? conduzir uma apresenta??o sintetizando as conclus?es a que chegaram durante as discuss?es realizadas.