BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalh?es
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Espera-se que o aluno seja capaz de:
1- adquirir habilidades de reconhecer e interpretar textos verbais e n?o-verbais;
2- fazer pesquisa biogr?fica;
3- reconhecer um texto biogr?fico;
4- estimular o desenvolvimento das habilidades est?ticas na observa??o de Artes;
5- interagir harmoniosamente com os colegas e professor;
6- compartilhar o mesmo espa?o e objetos em um momento de trabalho escolar;
7- conhecer um pouco sobre o pintor e o movimento Modernista;
8- perceber-se como ser sens?vel ? arte;
9. ser capaz de relacionar a realidade com o mundo sensorial criado nas obras;
10- ampliar sua vis?o de cultura e de conhecimento de mundo.
O aluno precisa: ter um dom?nio razo?vel de leitura e de escrita, ter um pouco de autonomia na busca, sele??o e organiza??o de informa??es de pesquisa; ser capaz de expressar oralmente as informa??es de seu interesse; na escrita, expressar de forma organizada as informa??es ouvidas/lidas, relacion?-las minimamente com outros textos e produzir uma an?lise,mesmo parafr?sica,sobre elas; reconhecer a exist?ncia de, pelo menos, alguns suportes textuais mais comuns em sua pr?tica social e escolar (professor, veja o que voc? j? trabalhou sobre isso em suas aulas anteriores e que expectativas podem ser criadas a partir de seus alunos); identificar, nos suportes, fontes de informa??o :publica??o, autores, divulga??o, per?odo de circula??o.
Durante a pesquisa, eles devem anotar as informa??es que julgarem importantes e interessantes para apresentar aos colegas na aula seguinte. Se tiverem fotos, gravuras levem-nas para a sala.
Pergunte quem j? ouviu falar de C?ndido Portinari e se gostariam de conhecer e estudar suas obras. Aproveite o momento para pedir que busquem em casa informa??es sobre os nomes que eles citaram, o que esses artistas fizeram, obras mais famosas, onde nasceram e tudo o que julgarem importante para o conhecimento de todos.
Voc?, professor, tamb?m far? a sua parte e se algum aluno quiser colaborar com voc?, combine com ele o que cada um poderia providenciar sobre C?ndido Portinari.
1a aula: tr?s aulas de 50 minutos (2 horas e 30 minutos)
Algumas sugest?es retiradas do site acima citado;
1? Atividade
Consulte os alunos sobre a pesquisa que fizeram: qual foi o tema, por que escolheram esse artista, essa obra, o que m ais chamou a aten??o d eles durante a pesqu isa, o que aprendera m e o que acham que vale a pena d ivi dir com os colega s e os pro fessores.
Ap?s ouvir todos, monte pa in?is com as contrib ui??es dos alunos. Atente-se para ver qual a melhor forma de organizar este painel (Obras de mesmo autor? mesmo tipo de obras/autores diferentes? O t?tulo do painel, a distribui??o das imagens e informa??es. Escolha das cores a serem usadas.Distribuir de forma uniforme/equilibrada os itens que compor?o o painel, indicar as fontes, indicar os nomes dos pesquisadores).
Lembre-se que este painel deve ter uma boa apresenta??o est?tica, ser agrad?vel aos olhos de quem os observa e, ao mesmo tempo, informar na medida certa.
Esse ? um bom exerc?cio para avaliar a percep??o est?tica dos alunos: O que eles concebem como belo, como uma possibilidade de ARTE?
2? Atividade
Confira se algum aluno trouxe contribui??es sobre o Portinari. Estimule a apresenta??o do trabalho, seguindo os mesmos passos feitos anteriormente para conhecer os trabalhos dos outros alunos. Avise a turma que o foco da aula ser? esse mesmo artista e por que voc? optou por estud?-lo neste momento.
Professor, divida a turma em grupos e entregue uma obra de arte do material confeccionado por voc? para cada grupo.
Importante: N?o diga nada aos alunos sobre as obras. Deixe que eles ativem as suas experi?ncias sensoriais.
Pe?a ent?o,que eles fa?am uma an?lise da obra de Portinari, descrevendo o que est?o vendo nela,quais s?o as cores, os tra?os, suas caracter?sticas e as sensa??es que a pintura provoca. Depois, solicite que escolham um redator/relator para anotar a discuss?o do grupo e a conclus?o que chegaram em rela??o ?s perguntas citadas acima.
Depois da discuss?o, solicite que cada relator fale para a turma a impress?o do grupo em rela??o ? obra.
3? Atividade
Pe?a aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre o pintor C?ndido Portinari: biografia. (Aproveite para trabalhar esse conceito) Solicite que escolham uma obra do pintor que mais lhes chamou a aten??o e fa?am a releitura em um papel tentando aproximar ao m?ximo das cores e formatos vistos na tela.
Pe?a para levarem na pr?xima aula um prato de papel (desses de festas de anivers?rios, veja o modelo na figura abaixo) preferencialmente redondo. Voc? pode determinar o tamanho que quiser, mas nas fotos inseridas na 2? aula, foram usados pratos pardos no taman ho aproximado de 20x 20 cm. Para o trab alho de RECRIA??O dos alu no s ser? usado o fundo do prato, as borda s poder?o ser enfeitadas de acordo com o desejo dos aluno s.
http://www.misterius.pt/loja/images/prato%205.jpg
( acesso feito dia 9/9//2009)
Professor, providencie para a 2? aula, tintas de cores variadas, pinc?is, um CD player e um CD com m?sica instrumental.
2? aula: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Ap?s discutir com os alunos as pesquisas trazidas por eles, estimule-os a pontuar as pr incipais info rma??es que trouxeram, o que chamou a aten??o deles, que obra foi mais expressiva e o motivo da escolha. De acordo com as respostas, voc? pode ampliar as perguntas e, o mais importante, estimular que fa?am perguntas para outros colegas ou para voc?.
Pe?a que escolham a pintura que cada um mais gostou. P rovoq ue-os a pensar e n?o ? para eles responderem para voc?. Este ? um momento de criar la?os, de v er com os olhos da alma a obra de arte. Ent?o eles, de olhos abertos e observando detalhadamente a obra escolhida far?o a reflex?o: Como eles a veem? Que cores predominam? Que texturas tomam forma? Como os tr a?os e as cores v?o formando as imagens? Como est? distribu?da no espa?o a imagem /tema da pintura? Que sensa??o est?o sen tindo com essa vis?o?
Discu ta com eles a escolha da obra e d? orienta??es sobre o trabalho que far?o. Escolha um lugar arejado e com um espa?o suficiente para que os alunos poss am se sentar em grup os para produzirem su as obras.
De ixe tocar a m?sica inst rumental para propic iar uma atmosfera de harmonia, cria??o e intera??o. Pe?a que os alunos desenhem no fundo do prato de papel a releitura da obra feita em casa e depois utilizem as tintas e os pinc?is para finalizar a arte. Cada autor deve assinar a sua obra. Coloque-as para secar. Discuta com os alunos como poderiam expor os trabalhos e organizar uma vernissagem, convidando pais, colegas e professores para conhecer as produ??es. Depois dessa cerim?nia ? importante que as obras continuem expostas em algum espa?o onde haja a circula??o cont?nua de pessoas, mas que possam tamb?m estar protegidas como nas galerias de arte. A biblioteca da escola ? um bom lugar para uma exposi??o mais permanente.
Foto retirada do arquivo pessoal da autora dessa aula
Foto retirada do arquivo pessoal da autora dessa aula
3? aula: tr?s aulas de 50 minutos (2 horas e 30 minutos)
Proponha aos alunos a confec??o de um livro com suas obras e produ??es de texto.
Fotografe todas as obras feitas pelos alunos e mande revelar ou imprima em papel espec?fico de fotografia ou em folha 60 kg (tamanho A4).Se for utilizar a foto revelada, cole uma em cada folha.
1? atividade: Entreg ue cada folha ao respectivo aluno. Pe?a para analisarem a sua (re)leitura, lembrando o motivo que os fizeram escolher a obra que rep roduzir am de Portinari.
S olicite que ap?s essa refl ex?o, cada aluno fa?a um texto expondo esses motivos, o porqu? das cores utilizadas, das mudan?as feitas, e tudo aquilo que o inspirou a produzir a quela arte.
2? a tividade: Recolh a os text os, entregue aleat oriamente para cada aluno para que fa? am a leitura do texto do c olega observando a linguage m utilizada, a o rtografia, a sintaxe, a coer?ncia.
Depois, recolha e devolva ao aluno para que e le possa concordar ou n?o com o que foi apontado pelo colega.
O professor dever? recolher e fazer suas considera??es no texto para que o aluno possa fazer as modifica??es necess?rias.
4? aula: duas aulas de 50 minutos (1 horas e 40 minutos)
Entregue as folhas com a produ??o de texto aos alunos e a folha com a foto de sua obra de arte. Os alunos dever?o reescrever o texto com uma letra leg?vel. Ap?s essa etapa, fa?a com eles uma capa, (ver sugest?o abaixo) e encaderne o livro.
Sugest?o para a confec??o da capa:
Sente os alunos em c?rculo e entregue uma folha branca e um giz de cera, cores variadas,para cada um.Fa?a uma marca ( bolinha, cruz, estrela) na folha de um aluno para que possa ter o controle que a folha retornar? ao seu ?dono?. Coloque uma m?sica e diga que, ao ouvir um sinal, eles dever?o come?ar a desenhar nessa folha tudo que vier ? sua mente. Quando o professor bater uma palma, o aluno dever? pass ar s ua fol ha para o cole ga ao lado que dever? dar continuidade ao trabalho do outro, mesmo n?o sabendo o que o colega pretendia desenhar. As palmas dever?o ser batidas em intervalos variados: 10 segundos, 5 seg undos, 15 segundos... Fa?a isso, at? que a folha volte ao aluno que voc? marcou a folha. Provavelmente, e le n?o reconhecer? mais o desenho que iniciou.
Fa?a com os alunos uma refle x?o sobre o que o out ro pode contribuir para ele. A intera??o, a solidariedad e, a partilha,a admira??o pelo trabalho conjunto, todos esses conceitos poder?o ser trabalhados ao final dessa din?mica. Com certeza, o professor ter? em m?os v?rias o bras de arte onde todos puderam dar sua contribui??o. Fa?a uma vota??o para saber qual das obras ser? a capa do livro.
Dica: Esse livro poder? ser doado para a biblioteca e tamb?m digitalizado para colocar no site da escola.
Professor, h? sites em que voc? e os alunos podem visitar museus de v?rios lugares do mundo ( ao final desse texto, h? algumas sugest?es de museus virtuais). Agende um hor?rio no laborat?rio de inform?tica ou em um Centro de Conviv?ncia onde eles possam acessar a internet. Leve-os a uma visita virtual aos grandes museus do mundo para conhecer grandes obras de arte: esculturas, pinturas, fotografias, gravuras...
Seguem abaixo alguns sites de museus virtuais:
http://www.museuvirtual.com.br/
http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp
http://www1.cultura.mg.gov.br/
(Sites acessados dia 8/9/2009)
Pergunte os alunos a opini?o deles sobre as obras pesquisadas. Procure observar se tiveram interesse em sua produ??o, pela produ??o dos colegas e por outras produ??es art?sticas com as quais entraram em contato.Avalie se o olhar deles sobre arte se ampliou com este trabalho e motive-os a se expressarem mais graficamente. Fa?a uma an?lise com eles sobre o trabalho desenvolvido,pe?a uma auto-avalia??o, assim voc? poder? conhecer melhor seu aluno e ele poder? analisar e pensar sobre o seu processo de metacogni??o. A partir dai, avalie o interesse deles na realiza??o da atividade. Se a experi?ncia for positiva, pesquise mais autores com eles.
Ao corrigir as produ??es de texto observe a ortografia, a organiza??o, a coer?ncia, a coes?o e a clareza com que os textos foram escritos e trabalhe com os alunos o/os item/itens que possam estar com dificuldade. N?o se esque?a que essa avalia??o depender? de quais desses elementos foram trabalhados por voc?, o ano escolar em que se encontram e as realidades quanto ?s habilidades de leitura e de escrita deles.
Pe?a aos alunos que redijam notas breves sobre suas dificuldades e as curiosidades, cole-as em um painel. Discuta com eles cada uma das notas, mostrando formas de eles irem em busca de resolv?-las. Com isso, voc? est? trabalhando a capacidade de refletir sobre um problema, relacionar informa??es, lev?-los a uma interpreta??o dos fatos e propondo uma reelabora??o (argumenta??o) num texto conciso.