Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Segunda Guerra Mundial

Autor e Co-autor(es)

L?gia Beatriz de Paula Germano imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: transforma??es e mentalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender sobre um per?odo da hist?ria que colocou em risco o conjunto da humanidade com a poss?bilidade de vit?ria das na??es do Eixo nazi-faascista. Poder? tamb?m aprender sobre como a resist?ncia das na??es aliadas pode por um fim ao exterminio de uma ra??o e como lutou para restaurar a democracia e a liberdade de existir e de se expressar

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos conhe?am as transforma??es econ?micas, sociais, militares e pol?ticas europeias que tiveram lugar no per?odo anterior, a saber, os resultados da Primeira Guerra Mundial, em especial o Tratado de Versalhes firmado com a Alemanha derrotada, a ascens?o e expans?o econ?mica e militar dos Estados Unidos da Am?rica (EUA), a ascens?o de Mussolini na It?lia e de Hitler na Alemanha, e os subsequentes rompimentos dos tratados do p?s-guerra pela Alemanha, a ado??o dos ideais nazifascistas pelo Jap?o. ? preciso que o aluno conhe?a a Revolu??o Socialista Russa, dada a import?ncia que a URSS ter? no decorrer da guerra.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

?

1?. AULA

?

INTRODU??O

?

O professor dever? iniciar a aula com uma breve introdu??o que construa um painel sobre a Europa ap?s a Primeira Guerra Mundial, nos aspectos econ?mico, social, pol?tico e militar, recuperando os estudos sobre a guerra em si e ressaltando a exist?ncia do socialismo vitorioso na R?ssia.  Dever?, tamb?m, ressaltar a import?ncia da ascens?o e expans?o dos EUA.

?

Como forma de auxiliar e facilitar a recupera??o dos estudos anteriores, segue abaixo sugest?es de imagens que poder?o ser utilizadas pelo professor.

Imagem 1

mapa da Europa em 1914

Mapa da Europa em 1914, ?s v?speras da Primeira Guerra Mundial. Note-se o tamanho da Alemanha e da R?ssia, bem como a presen?a, como Estados Nacionais, do Imp?rio Austro-H?ngaro, Montenegro e Imp?rio Otomano.

Fonte: http://www.todaviapordeterminar.com/usr/rianxeira/HistCon/GM1/Imagenes/Europa1914.jpg

Imagem 2

Trincheiras

Uma vis?o das trincheiras. Tal forma de conduzir a guerra foi uma das caracter?sticas da Primeira Guerra Mundial que trouxe como consequ?ncia a mortandade dos combatentes, seja pela a??o militar em si, seja pelas doen?as e animais pe?onhentos que proliferavam nestes lugares. 

Fonte: .bp.blogspot.com/-CtPrlp-BLBk/Tzr90by9CiI/AAAAAAAAAJU/Z4YCriwFzXM/s400/trincheira.jpg

Imagem 3

Tratado de Versalhes

Tratado de Paz da 1? Guerra Mundial entre os Aliados (Tr?plice Entente) e as Pot?ncias Centrais que estabeleceu uma nova configura??o europ?ia e um novo equil?brio de poder. Neste cen?rio, este tratado humilhou a Alemanha e ? considerado uma das causas principais da 2? Guerra Mundial

Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/index_clip_image002.jpg

Imagem 4

?

mapa da Europa ap??s a 2?? Guerra Mundial

Mapa da Europa ap?s a assinatura dos Tratados de Paz entre a Tr?plice Entente e a Pot?ncias Centrais da Primeira Guerra Mundial. Nota-se a cria??o de novos pa?ses e a redu??o da Alemanha e da URSS.

Fonte: .bp.blogspot.com/-lxfm7Gq5QAs/TokTD1RpTeI/AAAAAAAAArk/KVqIeQSVPnU/s640/550px-Map_Europe_1923-es_svg.png

?

?

Ap?s a introdu??o, o professor dever? dividir a turma em grupos que pesquisar?o os temas abaixo.  ? importante que os alunos atentem para a necessidade de recolher, al?m de textos, imagens que ser?o utilizadas nas aulas seguintes.

I - Situa??o mundial no entre-guerras

1?, Grupo:?A Grande Depress?o?.

Sugest?o de sites:

http://www.infoescola.com/historia/crise-de-1929-grande-depressao/

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/crise_1929.htm

?

2?. Grupo:?A ascens?o do Nazifascismo e sua expans?o?.

 Sugest?o de sites:

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-ascensao-do-fascismo-e-do-nazismo.html

http://www.slideshare.net/lorenalara/surgimento-e-expanso-do-fascismo

http://www.slideshare.net/shoujofan/nazismo-17225310

http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm

?

3?. Grupo:?Tratados de Paz da Primeira Guerra Mundial?.

Sugest?o de sites:

http://www.brasilescola.com/geografia/tratados-de-paz.htm

?

II - Desenvolvimento da Guerra

Obs: Para a pesquisa sobre o desenvolvimento da guerra, os grupos dever?o utilizar, inicialmente, os sites abaixo:

http://www.brasilescola.com/historiag/fases-segunda-guerra-mundial.htm

http://www.slideboom.com/presentations/159233/As-Fases-da-2%C2%AA-Guerra-Mundial

http://www.coladaweb.com/historia/guerras/segunda-guerra-mundial

?

4?. Grupo: ?Primeira Fase (1939-1942)?.

5?. Grupo:?Segunda Fase 1941?.

6?. Grupo: ?Terceira Fase(1942-1943)?.

7?. Grupo:?Quarta Fase (1943-1945)?.

?

III- Consequ?ncias da Segunda Guerra Mundial

8?. Grupo: ?Tratados de Paz e nova configura??o mundial (divis?o do mundo e da Alemanha)?.

Sugest?o de site:

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial.htm

?

9?. Grupo: ?Descoloniza??o Afro-asi?tica e Guerra Fria?.

Sugest?o de sites:

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-descolonizacao-afroasiatica.html

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/PoliticaExterna/Descolonizacao

http://www.suapesquisa.com/GUERRAFRIA/

http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/

?

2?. AULA

Na primeira metade da aula, os alunos retomar?o os grupos da aula anterior e apresentar?o os relat?rios produzidos a partir das pesquisas. Na segunda metade da aula, come?ar?o a trabalhar e discutir o trabalho final relativo ao tema de seus respectivos grupos, construindo uma p?gina de jornal que relate os movimentos, as causas e os resultados produzidos pelo tema abordado. Esta p?gina de jornal dever? ser apresentada ao conjunto da sal em meio f?sico no qual al?m das imagens devidamente legendadas, apresentar?o um pequeno texto explicativo de cada tema. Este material dever? ser afixado em local apropriado da escola de forma a divulgar o  conhecimento produzido pelos alunos para o restante da escola.

?

3?. AULA

Os alunos utilizar?o esta aula para finalizar as duas tarefas a cargo deles, a saber, o trabalho final escrito e a p?gina de jornal.

?

4?. AULA

Os alunos, reunidos em um semin?rio, apresentar?o o resultado do trabalho (paper e p?gina de jornal) de cada grupo para o conjunto da turma.

5? AULA

Esta aula ser? dedicada a confec??o de cartazes em cartolina no qual cada um dos grupos afixar? os resultados das suas pesquisas e produ??o escrita. Este material  ? manchetes de primeira p?ginas, textos, imagens com legendas explicativas ? dever? ser afixado nas paredes da escola ou em local apropriado da escola.de forma que o restante dos alunos da escola  tomem conhecimento do aprendizado produzido pelos seus colegas compartilhando dessa forma o conhecimento.adquirido

Recursos Complementares

Tanto para professores como para alunos, a consulta ao site do canal de televis?o paga National Geografic, recuperando filmes da Segunda Guerra Mundial, acrescentaria conte?dos textuais e imag?ticos significativos ao tema.

Avaliação

Al?m dos trabalhos escritos (relat?rio, paper e p?gina de jornal) entregues ao professor, nos quais ser?o avaliadas a pertin?ncia, acuidade, consist?ncia e  coer?ncia das interpreta??es hist?ricas, ser?o avaliadas, tamb?m, a participa??o de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.