?derson de Oliveira Passos, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino M?dio | Matem?tica | An?lise de dados e probabilidade |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Recursos materiais
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A presente proposta de atividade constitui-se um complemento da aula ?O impacto da escolaridade na renda do trabalhador brasileiro: uma reflex?o por meio do conhecimento matem?tico?. Assim, ap?s a aplica??o da referida aula, sugira aos alunos a realiza??o de uma pesquisa de campo sobre o assunto. Para motivar os alunos a realizarem a atividade, suscite o seguinte questionamento:
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- Pelos textos estudados anteriormente, qual ser? a hip?tese da nossa pesquisa?
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Coment?rio: Espera-se que os alunos respondam que, assim como nos textos anteriores, a pesquisa de campo poder? comprovar o impacto da escolaridade na renda das pessoas que participarem da pesquisa.
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Para a realiza??o da atividade, divida a turma em duplas, cada integrante ficar? respons?vel por entrevistar os sujeitos da pesquisa para que consolidem os dados nos estudos em sala de aula. A proposta ? para uma aula expositiva dialogada com os dados levantados na pesquisa.
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Coment?rio: Julga-se importante que os alunos sejam alertados para a import?ncia de se planejar as etapas e os aspectos gerais da atividade de pesquisa, tais como: n?o identifica??o, quantos e quem ser?o os sujeitos da pesquisa, quais perguntas ser?o relevantes e quais dados ser?o pesquisados.
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Espera-se que os alunos considerem importantes quest?es que considerem aspectos abordados na aula anterior, tais como: a renda mensal, o n?vel de escolaridade, idade, g?nero, grau de satisfa??o com o sal?rio e com a profiss?o.
Pondera-se que o n?mero de entrevistados n?o seja muito grande, recomenda-se no m?ximo 20 sujeitos. Assim, cada integrante ficar? respons?vel pelo levantamento de informa??es com, no m?ximo, 10 pessoas que podem ser do seu ciclo de amizade e/ou familiar.
Coment?rio: Se achar conveniente, o professor pode falar sobre os diferentes tipos de pesquisas: quanto ? abordagem (qualitativa, quantitativa), quanto aos objetivos (explorat?ria, descritiva, explicativa), quanto ao objeto (bibliogr?fica, laborat?rio, campo), entre outros tipos.
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Ap?s o levantamento de dados, proponha que os alunos organizem os dados considerando o grau de escolaridade dos sujeitos pesquisados em quadros ou tabelas.
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Coment?rio: A atividade est? exemplificada no quadro a seguir (quadro 1). Os dados usados s?o fict?cios e servem apenas para ilustrar as respostas e procedimentos esperados pelos alunos no desenvolvimento desta aula. Vale lembrar que: Ensino Fundamental I corresponde aos anos iniciais deste n?vel de ensino, at? o 5? ano; Ensino Fundamental II, aos anos finais, do 6? at? o 9? ano e a P?s-Gradua??o, ao mestrado e/ou doutorado.
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Quadro 1: Estudo do impacto da escolaridade na renda do trabalhador.
Sujeitos |
Sexo |
Idade |
Escolaridade |
Renda |
A |
M |
23 |
Ensino M?dio |
830 |
B |
M |
19 |
Ensino M?dio |
1100 |
C |
F |
20 |
Ensino M?dio |
1200 |
D |
F |
34 |
Ensino Fundamental II |
750 |
E |
M |
45 |
Ensino M?dio |
800 |
F |
F |
43 |
Ensino Fundamental II |
690 |
G |
F |
37 |
P?s-Gradua??o |
2400 |
H |
M |
58 |
Ensino Fundamental I |
690 |
I |
M |
36 |
Ensino Superior |
1000 |
J |
M |
28 |
Ensino Superior |
1650 |
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Coment?rio: Considera-se que a oportunidade de organiza??o dos dados constitui-se um momento importante para o professor abordar conceitos estat?sticos, tais como: vari?vel qualitativa e vari?vel quantitativa.
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Para introduzir a defini??o desses conceitos, questione os alunos se todos os dados levantados s?o expressos por valores num?ricos. Caso necess?rio, chame a aten??o dos alunos para os dados sobre sexo e n?vel de escolaridade.
Segundo defini??o que consta no livro did?tico Projeto Ararib? (2006):
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Professor, em seguida, solicite que os alunos agrupem os dados considerando o n?vel de escolaridade. Proponha a organiza??o em um quadro, conforme ilustrado a seguir (quadro 2):
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Quadro 2: Estudo do impacto da escolaridade na renda do trabalhador.
Escolaridade |
Frequ?ncia |
Frequ?ncia relativa |
Taxa percentual |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
Ensino M?dio |
4 |
0,4 |
40% |
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
P?s-Gradua??o |
1 |
0,1 |
10% |
Total |
10 |
1 |
100% |
Fonte: arquivo do autor
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Coment?rio: Considera-se que a organiza??o desses dados constitui-se um momento importante para o professor abordar outros conceitos estat?sticos, tais como: popula??o, amostra, frequ?ncia absoluta, frequ?ncia relativa.
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Segundo defini??o que consta no livro did?tico Projeto Ararib? (2006):
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Observa??o: Professor, explique aos alunos que para obter a taxa percentual de pessoas, segundo os n?veis de ensino, basta multiplicar a frequ?ncia relativa por cem (100).
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Depois da abordagem desses conceitos, sugira que os alunos incluam a coluna identificada como a ?Sal?rio?, conforme ilustrado a seguir (quadro3).
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Quadro 3: Exemplo de quadro para organiza??o dos dados.
Escolaridade |
Frequ?ncia |
Frequ?ncia relativa |
Taxa percentual |
Sal?rio |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
690 |
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
690; 750 |
Ensino M?dio |
4 |
0,4 |
40% |
800; 830; 1100; 1200 |
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
1000; 1650 |
P?s-Gradua??o |
1 |
0,1 |
10% |
2400 |
Fonte: arquivo do autor
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Professor, com o preenchimento da coluna identificada como sendo a do ?Sal?rio?, chame a aten??o dos alunos para opinarem sobre qual procedimento pode melhorar a an?lise desses dados.
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Coment?rio: Torna-se importante que se permita que os alunos expressem suas considera??es, mas espera-se que os alunos apontem para a necessidade de se calcular a m?dia salarial de cada classe, considerando o n?vel de escolaridade.
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Ap?s esse momento, solicite aos alunos que incluam outra coluna, desta vez, identificada como ?M?dia salarial?, conforme ilustrado a seguir (quadro 4).
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Quadro 4: Exemplo de quadro para organiza??o dos dados.
Escolaridade |
Frequ?ncia |
Frequ?ncia relativa |
Taxa percentual |
Sal?rio |
M?dia salarial |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
690 |
? |
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
690; 750 |
? |
Ensino M?dio |
4 |
0,4 |
40% |
800; 830; 1100; 1200 |
? |
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
1000; 1650 |
? |
P?s-Gradua??o |
1 |
0,1 |
10% |
2400 |
? |
Fonte: arquivo do autor
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Coment?rio: Considera-se, a inser??o destas novas colunas, uma oportunidade para que o professor aborde mais alguns conceitos estat?sticos, tais como: m?dia, mediana e moda salarial.
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Inicialmente, o professor pode solicitar que os alunos busquem a defini??o desses conceitos usando um dicion?rio ou usando a Internet. As defini??es podem ser formalizadas pelo professor, usando-se, inclusive, os significados a seguir (PROJETO ARARIB?, 2006).
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Ap?s a defini??o dos conceitos, solicite que os alunos usem os valores coletados e calculem a m?dia salarial correspondente a cada n?vel de escolaridade para preenchimento do quadro (Quadro 5).
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Quadro 5: Exemplo de quadro para organiza??o dos dados.
Escolaridade |
Frequ?ncia |
Frequ?ncia relativa |
Taxa percentual |
Sal?rio |
M?dia salarial |
Ensino fundamental I |
1 |
0,1 |
10% |
690 |
690 |
Ensino fundamental II |
2 |
0,2 |
20% |
690; 750 |
720 |
Ensino M?dio |
4 |
0,4 |
40% |
800; 830; 1100; 1200 |
982,5 |
Ensino Superior |
2 |
0,2 |
20% |
1000; 1650 |
1325 |
P?s-Gradua??o |
1 |
0,1 |
10% |
2400 |
2400 |
Fonte: arquivo do autor
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Sugere-se ainda, que o professor solicite aos alunos o c?lculo da m?dia aritm?tica, da moda e da mediana considerando os dados salariais dos sujeitos pesquisados. Assim, os alunos devem efetuar:
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?
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Ap?s a determina??o dessas medidas de tend?ncia central, suscite o questionamento:
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Qual dos valores melhor indica o valor m?dio da renda dos sujeitos da pesquisa?
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Coment?rio: A expectativa ? que os alunos percebam que a resposta para esta pergunta depende muito da s?rie de dados, na situa??o apresentada anteriormente, por exemplo, a m?dia e a mediana s?o valores que melhor representam o valor ?m?dio? dos sal?rios apresentados. Inclusive, se considerarmos a discrep?ncia dos dados, o valor mais pr?ximo ? representado pela mediana.
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Ap?s a realiza??o dessas atividades, retome o questionamento inicial sobre a hip?tese levantada:
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?O n?vel de escolaridade impacta na renda das pessoas?.
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Em seguida, questione os alunos se, pela pesquisa realizada, essa hip?tese foi confirmada ou n?o. E por que se pode confirmar ou n?o a hip?tese levantada.
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Coment?rio: A resposta depende dos dados levantados. Em nosso exemplo, fica claro esse impacto, uma vez que a m?dia salarial aumenta ? medida que o n?vel de escolaridade tamb?m aumenta.
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Os demais dados coletados, como sexo e idade, poder?o ser usados para outras an?lises e considera??es, tais como: o c?lculo da m?dia salarial segundo o g?nero, a m?dia de idade; entre outras.
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Como recurso enriquecedor da presente proposta de aula, o professor pode propor, como atividade de consolida??o dos assuntos abordados, o jogo 3Ms descrito no artigo ?O estudo da m?dia, mediana e da moda atrav?s de um jogo e da resolu??o de problemas. (LOPES; CORRAL; RESENDE, 2012).
A proposta pode ser enriquecida tamb?m, se for solicitado aos alunos que construam e preencham o quadro sugerido utilizando programas de planilha eletr?nica, como o Excel da Microsoft, e que criem f?rmulas de c?lculo e apresenta??o gr?fica dos dados.
O professor pode ainda, exibir e explorar as situa??es e c?lculos exibidos no v?deo dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=-fEAMP8YC1I>. Acesso em 25 jul. 2013. Nesse v?deo, s?o abordados os conceitos de m?dia aritm?tica simples, m?dia aritm?tica ponderada, moda e mediana em uma situa??o cotidiana.
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Recomenta-se, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
CUNHA, Lu?s Miguel. Estat?stica com Excel: uma aplica??o das no??es. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012208.pdf> Acesso em 25 jul. 2013.
Salla, Fernanda. Moda, m?dia e mediana. Quando usar e como interpretar os resultados? Dispon?vel em <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/moda-media-mediana-quando-usar-como-interpretar-resultados-732318.shtml?page=0#ad-image-0>. Acesso em 25 jul. 2013.
Recomenda-se no processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades, na discuss?o e emiss?o de opini?o durante o debate proposto. O professor pode, ainda, adotar como crit?rio avaliativo formal a constru??o do quadro ou tabela proposta que pode ser solicitado aos alunos pelo docente.
Aconselha-se que o professor utilize uma autoavalia??o tamb?m, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realiza??o das atividades propostas. ? importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.