Suely Aparecida Gomes Moreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Desenvolvimento da geografia urbana mundial |
- Levantar dados e organiz?-los em tabelas e gr?ficos de barras;
- Ler e interpretar informa??es de tabelas e gr?ficos;
- Realizar estudos comparativos a partir das informa??es das tabelas e gr?ficos.
? importante que os estudantes consigam resolver situa??es-problemas envolvendo conhecimentos num?ricos.
Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem informa??es expressas por meio da linguagem dos gr?ficos e tabelas, em conformidade com a proposta curricular do ENEM: "Matriz de Refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias", Compet?ncia de ?rea 6 - Interpretar informa??es de natureza cient?fica e social obtidas da leitura de gr?ficos e tabelas, realizando previs?o de tend?ncia, extrapola??o, interpola??o e interpreta??o.
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Sugerimos que algumas destas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, ou em um laborat?rio de inform?tica, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula at? mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
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Atividade 01
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre os alimentos naturais (que foram cultivados em um processo de agricultura natural) e industrializados (que resultam da transforma??o dos alimentos naturais por meio de processos industriais) consumidos por cada um diariamente. Mostre imagens desses alimentos, conforme Figuras 1 e 2:
Figura 01: Alimentos industrializados
Fonte: Imagem dispon?vel em: <http://www.campoverdenews.net.br/cienciaesaude/alimentos-industrializados-sao-os-viloes-do-consumo-exagerado-de-acucar/>. Acesso em 15/08/2013.
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Figura 02: Alimentos naturais
Fonte: Imagem dispon?vel em: <http://maisequilibrio.terra.com.br/alimentos-naturais-reduzem-riscos-da-obesidade-5-1-4-439.html>. Acesso em 15/08/2013.
- Problematize:
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- Solicite aos alunos que fa?am uma lista dos principais alimentos que consomem em seu dia a dia. Em seguinte, questione:
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- Pe?a que anotem os alimentos mais consumidos cotidianamente, bem como a quantidade de por??es que consomem. Solicite que cada um socialize verbalmente suas anota??es, enquanto voc? lista no quadro os alimentos citados pelos alunos e marcar aqueles mais citados (e em que quantidade) pelo grupo.
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- Ap?s fazer as anota??es no quadro, pergunte aos estudantes:
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- Permita que expressem suas opini?es, registre-as no quadro e, a partir da "sementeira de ideias", convide-os para constru?rem uma tabela registrando os alimentos mais citados e as quantidades consumidas, como o exemplo da Figura 03 a seguir:
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Figura 03: Quadro de alimentos e quantidades consumidas
Alimentos |
Natural |
Industrializado |
Quantidade / Por??es |
Refrigerantes |
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Guloseimas |
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Frutas |
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P?es / Cereais |
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Embutidos / Queijos |
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Kit Lanche |
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Lanches caseiros |
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Salgados |
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Salgados industrializados |
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Bebidas l?cteas |
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Sucos |
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Biscoito doce |
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Fonte: Arquivo do autor
- Agora, organize os estudantes em grupos e oriente-os a organizarem as informa??es em forma de gr?ficos de barras. Os gr?ficos podem ser constru?dos em papel milimetrado ou utilizando programa de computador espec?fico para tal finalidade. Auxilie-os a escolher a forma de elabora??o de acordo com os recursos dispon?veis na escola.
- Para facilitar a compreens?o, apresente aos estudantes alguns modelos de gr?ficos publicados em jornais e revistas e permita que alunos utilizem o material como modelo.
- Coment?rio: ? importante explicar aos grupos que existem crit?rios que devem ser considerados para se elaborar as diferentes formas cartogr?ficas (gr?ficos, tabelas, plantas, mapas...). Em caso de gr?ficos e tabelas, deve-se informar o t?tulo (nome) do gr?fico ou tabela, selecionar informa??es, decidir o intervalo dos n?meros que ser?o tabulados, dentre outros. Nesse momento ? importante realizar um trabalho interdisciplinar com a ?rea de Matem?tica.
- Fa?a uma breve explana??o sobre as caracter?sticas de cada tipo de gr?fico ou sugira que os alunos fa?am uma busca na Internet sobre as caracter?sticas dos diferentes tipos de gr?ficos. Caso julgue necess?rio, pode-se ainda, sugerir o site: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx#BMscattercharts>. Acesso em 16/08/2013.. Nesse endere?o, h? a caracteriza??o de diferentes tipos de gr?ficos,
- Ap?s todos os grupos finalizarem a elabora??o dos gr?ficos, solicite que socializem o material produzido, destacando os t?tulos, os diferentes intervalos e os crit?rios utilizados. Em seguida, questione:
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- Medie um debate a fim de que entendam que a sistematiza??o das informa??es em forma de tabelas e gr?ficos facilita a visualiza??o dos alimentos mais consumidos, a frequ?ncia de consumo, se esses s?o naturais ou industrializados. Nesse momento ? importante realizar um trabalho interdisciplinar com a ?rea de Ci?ncias.
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Atividade 02
- Apresente aos estudantes as seguintes formas cartogr?ficas: um gr?fico de barras demonstrando os alimentos mais consumidos no recreio de uma escola durante tr?s dias (figura 4) e uma tabela sobre a quantidade alguns alimentos sugerida por especialistas para consumo durante uma semana (figura 5).
- Primeiramente, apresente o gr?fico (Figura 4):
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Figura 4: Frequ?ncia dos alimentos consumidos no recreio durante tr?s dias
Fonte: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all>. Acesso em 15/08/2013.
- A partir do gr?fico, problematize:
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- Solicite aos estudantes que produzam um pequeno texto que contemple as respostas das quest?es formuladas acima.
- Posteriormente, apresente a tabela (Figura 5) a seguir:
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Figura 5: Por??es liberadas por especialistas para uma semana
Fonte: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all>. Acesso em 15/08/2013.
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- A partir desta tabela, problematize:
- Cada grupo deve entregar um texto produzido, que contemple as quest?es formuladas acima, al?m de apresent?-los oralmente. Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes e destacando-os. Fa?a complementa??es e, se necess?rio, esclare?a eventuais equ?vocos e/ou lacunas promovendo a troca de informa??es e mediando a constru??o de conhecimentos de maneira colaborativa. Nesse momento ? importante realizar um trabalho interdisciplinar com a ?rea de Ci?ncias.
- Oriente-os a lerem o texto "Alimentos e nutri??o" dispon?vel na plataforma Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/article-481301>, que disp?e de informa??es relevantes para entender a import?ncia do consumo de alimentos saud?veis para uma boa sa?de.
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Atividade 03
- Ap?s cada grupo produzir e apresentar seus textos, solicite-lhes que comparem as informa??es da tabela que constru?ram (que representa o consumo da sala) e do gr?fico produzidos por eles, com o material analisado na segunda parte. Problematize:
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- Cada grupo dever? expor suas an?lises verbalmente.
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Coment?rio: Promova um debate a com vistas a promover reflex?es sobre os h?bitos alimentares e seus reflexos na qualidade da sa?de das pessoas.
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- Por fim, mostre a imagem do o gr?fico a seguir (figura 6), dispon?vel na plataforma Britannica Escola Online, com sugest?es de alimentos que contribuem para se ter uma boa sa?de:
Figura 6: Alimentos que contribuem para se ter uma boa sa?de
Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/assembly-180462>. Acesso em 16/08/2013.
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- Solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como as mudan?as nos h?bitos alimentares ao longo dos tempos; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas de sa?de decorrentes do consumo exagerado de alimentos muito cal?ricos; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
? importante orientar para que pesquisem em sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo:
Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas Gr?fico. In Britannica Escola Online.
Enciclop?dia Escolar Britannica, 2013. Web, 2013. Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/article-481401>. Acesso em: 16 de agosto de 2013.
Leitura e cria??o de gr?ficos e tabelas. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all>. Acesso em 16/08/2013.
Propostas did?ticas dispon?veis no Portal do Professor:
Tabelas e gr?ficos: organizando e representando dados. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20654>. Acesso em 16/08/2013.
Medidas do ?ndice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subs?dio para a constru??o de gr?ficos de setor ? parte 1. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410>. Acesso em 18/08/2013.
Medidas do ?ndice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subs?dio para a constru??o de gr?ficos de setor ? parte 2. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446>. Acesso em 18/08/2013.
Como construir, interpretar e elaborar gr?ficos e tabelas a partir da contextualiza??o do ambiente alfabetizador? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35581>. Acesso em 16/08/2013.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
? importante destacar, ainda, que o significado desta proposta did?tica n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.