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O acesso ao Ensino Superior no Brasil: uma reflex?o por meio do conhecimento matem?tico

Autor e Co-autor(es)

Silene Rodolfo Cajuella imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

?derson de Oliveira Passos, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, conforme compet?ncia de ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado num?rico na constru??o de argumentos sobre afirma??es quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informa??es expressas em gr?ficos ou tabelas como recurso para a constru??o de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado num?rico na constru??o de argumentos sobre afirma??es quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar propostas de interven??o na realidade utilizando conhecimentos num?ricos, conforme habilidade H5 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;

Duração das atividades

2 a 3 horas/aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Organiza??o de dados em quadro ou tabela;
  • Estabelecimento de uma raz?o;
  • Realiza??o de c?lculo de porcentagem.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Folha de papel A4;
  • Uma calculadora por aluno.

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Professor, inicialmente, para motivar os alunos a realizarem as atividades sugeridas, suscite o seguinte questionamento:

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- Qual ? a import?ncia de um curso superior na melhoria das condi??es de vida de uma pessoa?

- No Brasil, h? vagas no Ensino Superior para todos os estudantes que concluem o Ensino M?dio?

- Qual a rela??o entre o n?mero de vagas e o n?mero de candidatos para o Ensino Superior no Brasil?

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Coment?rio: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, pois n?o h? respostas certas. Por?m, espera-se que os alunos percebam e opinem que o n?mero de vagas ofertadas para o Ensino Superior ? menor do que a demanda e que esta rela??o varia de ano para ano.

?

Para fomentar a discuss?o, apresente o quadro a seguir (quadro 1) e solicite que os alunos observem e analisem as informa??es nele apresentadas.

Quadro 1: Dados nacionais sobre o n?mero de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.

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Ano

N?mero de Candidatos

N?mero de vagas oferecidas

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?
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1991

1.985.825

516.663

?

1992

1.836.859

534.847

?

1993

2.029.523

548.678

?

1994

2.237.023

574.135

?

1995

2.653.853

610.355

?

1996

2.548.077

634.236

?

1997

2.715.776

699.198

?

1998

2.895.176

803.919

?

1999

3.435.168

969.159

?

2000

4.039.910

1.216.287

?

2001

4.260.261

1.408.492

?

2002

4.984.409

1.773.087

?

2003

4.900.023

2.002.733

?

2004

5.053.992

2.320.421

?

2005

5.060.956

2.435.987

?

2006

5.181.699

2.629.598

?

2007

5.191.760

2.823.942

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Fonte: MEC/INEP/DEED ? elabora??o pr?pria

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Professor, ao expor os dados aborde ainda, quest?es impl?citas que devem ser consideradas na an?lise dos dados, tais como: o sistema de cotas, os cursos mais e menos procurados, as regi?es geogr?ficas brasileiras ao expor, por exemplo, a maior concentra??o de oferta e demanda de vagas para a regi?o Sudeste, entre outras. Para aprofundamento das discuss?es, sugere-se disponibilizar computadores com acesso ? Internet para que os alunos busquem informa??es para fundamentar suas argumenta??es.

Como fonte de busca, sugira o endere?o do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira), dispon?vel em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em 25 jul. 2013. Em particular, o atalho no canto superior esquerdo identificado como ?Educa??o Superior? e depois, a op??o ?Censo da Educa??o Superior?. Posteriormente, solicite que os alunos deem um novo clique na op??o ?Evolu??o ? 1980 a 2007? e/ou ?Resumos T?cnicos?, conforme ilustrado a seguir.

Figura 1: Visualiza??o da p?gina do Inep.
Pagina do INEP

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Nesse endere?o ? disponibilizado arquivos com dados sobre o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Aconselha-se a escolha pela vers?o mais nova, inclusive em Excel, com dados mais atuais. O arquivo ? identificado como ?Anos: 1991/2007? (figura 2).

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Coment?rio: Se preferir, o professor pode sugerir o endere?o em que se encontra o arquivo diretamente aos alunos. Dispon?vel em <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/evolucao-1980-a-2007>. Acesso em 25 jul. 2013.

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Figura 2: Visualiza??o dos arquivos na p?gina do Inep.
Visualiza????o de arquivo

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 Este arquivo ? uma planilha com os dados de vestibulares no per?odo indicado, inclusive, considerando as regi?es geogr?ficas brasileiras, n?mero de vagas, inscritos, matr?culas, conclus?es, entre outros aspectos referentes ? gradua??o (figura 3).

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Figura 3: Visualiza??o do relat?rio do Inep.
Arquivo do INEP

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A expectativa ? que o professor explore o relat?rio, sugerindo aos alunos a an?lise dos dados apresentados, tais como: ofertas regionais dos cursos, os n?meros de inscritos por regi?o, os n?meros de concluintes gerais e regionais, solicite que os alunos analisem a regi?o em que mora, entre outros aspectos.

Depois da explora??o do relat?rio, sugira que os alunos incluam a coluna identificada como a ?Raz?o candidato/vaga?, conforme ilustrado a seguir (quadro 2).

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Quadro 2: Dados nacionais sobre o n?mero de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.

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Ano

N?mero de Candidatos

N?mero de vagas oferecidas

Raz?o candidato/vaga

?

?

?

?

1991

1.985.825

516.663

?

1992

1.836.859

534.847

?

1993

2.029.523

548.678

?

1994

2.237.023

574.135

?

1995

2.653.853

610.355

?

1996

2.548.077

634.236

?

1997

2.715.776

699.198

?

1998

2.895.176

803.919

?

1999

3.435.168

969.159

?

2000

4.039.910

1.216.287

?

2001

4.260.261

1.408.492

?

2002

4.984.409

1.773.087

?

2003

4.900.023

2.002.733

?

2004

5.053.992

2.320.421

?

2005

5.060.956

2.435.987

?

2006

5.181.699

2.629.598

?

??2007

5.191.760

2.823.942

?

Fonte: MEC/INEP/DEED ? elabora??o pr?pria.

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Em seguida, convide os alunos a usarem os valores do quadro e, com o uso de uma calculadora, determinem a rela??o de candidato por vaga para todos os anos considerados e assim, preencham o quadro, conforme pode ser observado a seguir (quadro 3).

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 Veja as respostas esperadas:

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Quadro 3: Dados nacionais sobre o n?mero de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.

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Ano

N?mero de Candidatos

N?mero de vagas oferecidas

Raz?o candidato/vaga

?

?

?

?

1991

1.985.825

516.663

3,84

1992

1.836.859

534.847

3,43

1993

2.029.523

548.678

3,70

1994

2.237.023

574.135

3,90

1995

2.653.853

610.355

4,35

1996

2.548.077

634.236

4,02

1997

2.715.776

699.198

3,88

1998

2.895.176

803.919

3,60

1999

3.435.168

969.159

3,54

2000

4.039.910

1.216.287

3,32

2001

4.260.261

1.408.492

3,02

2002

4.984.409

1.773.087

2,81

2003

4.900.023

2.002.733

2,45

2004

5.053.992

2.320.421

2,18

2005

5.060.956

2.435.987

2,08

2006

5.181.699

2.629.598

1,97

2007

5.191.760

2.823.942

1,84

Fonte: MEC/INEP/DEED ? elabora??o pr?pria

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Para o estabelecimento da rela??o do n?mero de candidatos por vaga, espera-se que os alunos consigam estabelecer a raz?o entre o n?mero de candidatos pretendentes a cada ano pelo n?mero de vagas oferecidas para esse ano, conforme os dados apresentados. Assim, por exemplo, para o ano de 2007 estabele?am:

Raz??o  

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Posteriormente, questione os alunos sobre o que eles podem inferir sobre os dados do quadro.

A resposta ? pessoal, mas espera-se que os alunos percebam que h? uma redu??o na rela??o candidato por vaga e que isso se deve ao aumento da demanda desproporcional ? oferta de vagas para acesso ? universidade.

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Como atividade de encerramento das atividades, sugira aos alunos a produ??o de um texto dissertativo em que abordem quest?es discutidas durante a aula. Como tema, prop?e-se: ?Fatores que podem influenciar a rela??o de candidato por vaga no acesso ao Ensino Superior?.

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Coment?rio: Confia-se que a produ??o textual se configura como uma oportunidade de trabalho com o professor de L?ngua Portuguesa para abordagem dos g?neros textuais.

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Para fomentar a discuss?o e a produ??o textual, chame aten??o dos alunos para aspectos tais como: a evas?o escolar no Ensino M?dio, expans?o do Ensino Superior, a oferta de cursos t?cnicos, a Educa??o ? Dist?ncia, entre outros. Para isso, sugere-se a leitura de not?cias que podem ser buscadas na Internet sobre esses temas. A seguir, t?m-se algumas sugest?es, dispon?veis nos endere?os a seguir:

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Coment?rio: Vale lembrar que as leituras propostas, anteriormente, s?o apenas sugest?es e o professor pode selecionar outros textos sobre os temas discutidos.

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ENRIQUE?A SUA AULA

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Acredita-se que a presente proposta possa ser mais din?mica, utilizando-se planilhas eletr?nicas como, por exemplo o Excel da Microsoft, para a constru??o e o preenchimento dos quadros sugeridos. Ela tamb?m pode ser enriquecida, se, ao trabalhar com esse software, o professor solicitar a elabora??o de f?rmulas de c?lculo e apresenta??o gr?fica da rela??o de candidatos por vaga em cada ano.

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Refer?ncias

MASUMECI, Leonarda. Matem?tica, primeira s?rie, ensino m?dio: fichas de matem?tica e cidadania. Rio de Janeiro: Funda??o Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Cole??o completa, v.8).

Recursos Complementares

No endere?o: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/inicio-rapido-criar-graficos-com-seus-dados-em-uma-planilha-HA010354473.aspx>, acessado em 03 jul. 2013, encontra-se dispon?vel um tutorial de como gerar gr?ficos com os dados em de uma planilha usando o programa do Excel da Microsoft. Este material pode ser usado como apoio pelo professor.

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Recomenta-se, ainda, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:

CUNHA, Lu?s Miguel. Estat?stica com Excel: uma aplica??o das no??es. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012208.pdf> Acesso em 25 jul. 2013.

D'AVILA, Geruza Tavares. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na ?cena da prova.Revista brasileira de orienta??o profissional. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 105-116. ISSN 1679-3390. Dispon?vel em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext>. Acesso em 27 jul. 2013. 

Avaliação

Recomenda-se no processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades, na discuss?o e emiss?o de opini?o durante o debate proposto.

O professor pode, ainda, adotar como crit?rio avaliativo formal a constru??o do quadro ou tabela proposta para o desenvolvimento da atividade e a autoavalia??o, pois esta ?ltima permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realiza??o das atividades propostas.

? importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.