?derson de Oliveira Passos, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Recursos Materiais
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Professor, inicialmente, para motivar os alunos a realizarem as atividades sugeridas, suscite o seguinte questionamento:
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- Qual ? a import?ncia de um curso superior na melhoria das condi??es de vida de uma pessoa?
- No Brasil, h? vagas no Ensino Superior para todos os estudantes que concluem o Ensino M?dio?
- Qual a rela??o entre o n?mero de vagas e o n?mero de candidatos para o Ensino Superior no Brasil?
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Coment?rio: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, pois n?o h? respostas certas. Por?m, espera-se que os alunos percebam e opinem que o n?mero de vagas ofertadas para o Ensino Superior ? menor do que a demanda e que esta rela??o varia de ano para ano.
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Para fomentar a discuss?o, apresente o quadro a seguir (quadro 1) e solicite que os alunos observem e analisem as informa??es nele apresentadas.
Quadro 1: Dados nacionais sobre o n?mero de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.
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Ano |
N?mero de Candidatos |
N?mero de vagas oferecidas |
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1991 |
1.985.825 |
516.663 |
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1992 |
1.836.859 |
534.847 |
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1993 |
2.029.523 |
548.678 |
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1994 |
2.237.023 |
574.135 |
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1995 |
2.653.853 |
610.355 |
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1996 |
2.548.077 |
634.236 |
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1997 |
2.715.776 |
699.198 |
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1998 |
2.895.176 |
803.919 |
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1999 |
3.435.168 |
969.159 |
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2000 |
4.039.910 |
1.216.287 |
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2001 |
4.260.261 |
1.408.492 |
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2002 |
4.984.409 |
1.773.087 |
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2003 |
4.900.023 |
2.002.733 |
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2004 |
5.053.992 |
2.320.421 |
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2005 |
5.060.956 |
2.435.987 |
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2006 |
5.181.699 |
2.629.598 |
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2007 |
5.191.760 |
2.823.942 |
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Fonte: MEC/INEP/DEED ? elabora??o pr?pria
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Professor, ao expor os dados aborde ainda, quest?es impl?citas que devem ser consideradas na an?lise dos dados, tais como: o sistema de cotas, os cursos mais e menos procurados, as regi?es geogr?ficas brasileiras ao expor, por exemplo, a maior concentra??o de oferta e demanda de vagas para a regi?o Sudeste, entre outras. Para aprofundamento das discuss?es, sugere-se disponibilizar computadores com acesso ? Internet para que os alunos busquem informa??es para fundamentar suas argumenta??es.
Como fonte de busca, sugira o endere?o do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira), dispon?vel em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em 25 jul. 2013. Em particular, o atalho no canto superior esquerdo identificado como ?Educa??o Superior? e depois, a op??o ?Censo da Educa??o Superior?. Posteriormente, solicite que os alunos deem um novo clique na op??o ?Evolu??o ? 1980 a 2007? e/ou ?Resumos T?cnicos?, conforme ilustrado a seguir.
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Nesse endere?o ? disponibilizado arquivos com dados sobre o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Aconselha-se a escolha pela vers?o mais nova, inclusive em Excel, com dados mais atuais. O arquivo ? identificado como ?Anos: 1991/2007? (figura 2).
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Coment?rio: Se preferir, o professor pode sugerir o endere?o em que se encontra o arquivo diretamente aos alunos. Dispon?vel em <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/evolucao-1980-a-2007>. Acesso em 25 jul. 2013.
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Este arquivo ? uma planilha com os dados de vestibulares no per?odo indicado, inclusive, considerando as regi?es geogr?ficas brasileiras, n?mero de vagas, inscritos, matr?culas, conclus?es, entre outros aspectos referentes ? gradua??o (figura 3).
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A expectativa ? que o professor explore o relat?rio, sugerindo aos alunos a an?lise dos dados apresentados, tais como: ofertas regionais dos cursos, os n?meros de inscritos por regi?o, os n?meros de concluintes gerais e regionais, solicite que os alunos analisem a regi?o em que mora, entre outros aspectos.
Depois da explora??o do relat?rio, sugira que os alunos incluam a coluna identificada como a ?Raz?o candidato/vaga?, conforme ilustrado a seguir (quadro 2).
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Quadro 2: Dados nacionais sobre o n?mero de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.
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Ano |
N?mero de Candidatos |
N?mero de vagas oferecidas |
Raz?o candidato/vaga |
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? |
1991 |
1.985.825 |
516.663 |
? |
1992 |
1.836.859 |
534.847 |
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1993 |
2.029.523 |
548.678 |
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1994 |
2.237.023 |
574.135 |
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1995 |
2.653.853 |
610.355 |
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1996 |
2.548.077 |
634.236 |
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1997 |
2.715.776 |
699.198 |
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1998 |
2.895.176 |
803.919 |
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1999 |
3.435.168 |
969.159 |
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2000 |
4.039.910 |
1.216.287 |
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2001 |
4.260.261 |
1.408.492 |
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2002 |
4.984.409 |
1.773.087 |
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2003 |
4.900.023 |
2.002.733 |
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2004 |
5.053.992 |
2.320.421 |
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2005 |
5.060.956 |
2.435.987 |
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2006 |
5.181.699 |
2.629.598 |
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??2007 |
5.191.760 |
2.823.942 |
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Fonte: MEC/INEP/DEED ? elabora??o pr?pria.
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Em seguida, convide os alunos a usarem os valores do quadro e, com o uso de uma calculadora, determinem a rela??o de candidato por vaga para todos os anos considerados e assim, preencham o quadro, conforme pode ser observado a seguir (quadro 3).
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Veja as respostas esperadas:
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Quadro 3: Dados nacionais sobre o n?mero de candidatos e vagas oferecidas nos vestibulares.
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Ano |
N?mero de Candidatos |
N?mero de vagas oferecidas |
Raz?o candidato/vaga |
? |
? |
? |
? |
1991 |
1.985.825 |
516.663 |
3,84 |
1992 |
1.836.859 |
534.847 |
3,43 |
1993 |
2.029.523 |
548.678 |
3,70 |
1994 |
2.237.023 |
574.135 |
3,90 |
1995 |
2.653.853 |
610.355 |
4,35 |
1996 |
2.548.077 |
634.236 |
4,02 |
1997 |
2.715.776 |
699.198 |
3,88 |
1998 |
2.895.176 |
803.919 |
3,60 |
1999 |
3.435.168 |
969.159 |
3,54 |
2000 |
4.039.910 |
1.216.287 |
3,32 |
2001 |
4.260.261 |
1.408.492 |
3,02 |
2002 |
4.984.409 |
1.773.087 |
2,81 |
2003 |
4.900.023 |
2.002.733 |
2,45 |
2004 |
5.053.992 |
2.320.421 |
2,18 |
2005 |
5.060.956 |
2.435.987 |
2,08 |
2006 |
5.181.699 |
2.629.598 |
1,97 |
2007 |
5.191.760 |
2.823.942 |
1,84 |
Fonte: MEC/INEP/DEED ? elabora??o pr?pria
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Para o estabelecimento da rela??o do n?mero de candidatos por vaga, espera-se que os alunos consigam estabelecer a raz?o entre o n?mero de candidatos pretendentes a cada ano pelo n?mero de vagas oferecidas para esse ano, conforme os dados apresentados. Assim, por exemplo, para o ano de 2007 estabele?am:
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Posteriormente, questione os alunos sobre o que eles podem inferir sobre os dados do quadro.
A resposta ? pessoal, mas espera-se que os alunos percebam que h? uma redu??o na rela??o candidato por vaga e que isso se deve ao aumento da demanda desproporcional ? oferta de vagas para acesso ? universidade.
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Como atividade de encerramento das atividades, sugira aos alunos a produ??o de um texto dissertativo em que abordem quest?es discutidas durante a aula. Como tema, prop?e-se: ?Fatores que podem influenciar a rela??o de candidato por vaga no acesso ao Ensino Superior?.
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Coment?rio: Confia-se que a produ??o textual se configura como uma oportunidade de trabalho com o professor de L?ngua Portuguesa para abordagem dos g?neros textuais.
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Para fomentar a discuss?o e a produ??o textual, chame aten??o dos alunos para aspectos tais como: a evas?o escolar no Ensino M?dio, expans?o do Ensino Superior, a oferta de cursos t?cnicos, a Educa??o ? Dist?ncia, entre outros. Para isso, sugere-se a leitura de not?cias que podem ser buscadas na Internet sobre esses temas. A seguir, t?m-se algumas sugest?es, dispon?veis nos endere?os a seguir:
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Coment?rio: Vale lembrar que as leituras propostas, anteriormente, s?o apenas sugest?es e o professor pode selecionar outros textos sobre os temas discutidos.
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ENRIQUE?A SUA AULA
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Acredita-se que a presente proposta possa ser mais din?mica, utilizando-se planilhas eletr?nicas como, por exemplo o Excel da Microsoft, para a constru??o e o preenchimento dos quadros sugeridos. Ela tamb?m pode ser enriquecida, se, ao trabalhar com esse software, o professor solicitar a elabora??o de f?rmulas de c?lculo e apresenta??o gr?fica da rela??o de candidatos por vaga em cada ano.
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Refer?ncias
MASUMECI, Leonarda. Matem?tica, primeira s?rie, ensino m?dio: fichas de matem?tica e cidadania. Rio de Janeiro: Funda??o Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Cole??o completa, v.8).
No endere?o: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/inicio-rapido-criar-graficos-com-seus-dados-em-uma-planilha-HA010354473.aspx>, acessado em 03 jul. 2013, encontra-se dispon?vel um tutorial de como gerar gr?ficos com os dados em de uma planilha usando o programa do Excel da Microsoft. Este material pode ser usado como apoio pelo professor.
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Recomenta-se, ainda, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
CUNHA, Lu?s Miguel. Estat?stica com Excel: uma aplica??o das no??es. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012208.pdf> Acesso em 25 jul. 2013.
D'AVILA, Geruza Tavares. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na ?cena da prova.Revista brasileira de orienta??o profissional. 2003, vol.4, n.1-2, pp. 105-116. ISSN 1679-3390. Dispon?vel em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext>. Acesso em 27 jul. 2013.
Recomenda-se no processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades, na discuss?o e emiss?o de opini?o durante o debate proposto.
O professor pode, ainda, adotar como crit?rio avaliativo formal a constru??o do quadro ou tabela proposta para o desenvolvimento da atividade e a autoavalia??o, pois esta ?ltima permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realiza??o das atividades propostas.
? importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.