Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Maria Cec?lia Vieira de Carvalho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: transforma??es e mentalidades |
Os alunos poder?o aprender sobre um dos mais importantes per?odos do Brasil, um per?odo autorit?rio que ficou conhecido como Estado Novo e teve inicio no dia 10 de Novembro de 1937 com um golpe liderado por Get?lio Vargas.
Poder?o aprender mais sobre a economia e a pol?tica do pa?s, entendendo o desenvolvimento do processo hist?rico.
? necess?rio que os alunos saibaam o conatexto do goalpe, enteaaaandendo as for?as pol?ticas e econ?micas que atuavam no pa?s naquela ?poca, a saber a Primeira Rep?blica . Para que a aula se desenvolva da melhor maneira poss?vel, os estudantes precisam conhecer como o Get?lio Vargas chegou ao poder.
Desenvolvimento:
1a Aula:
O professor deve iniciar a aula com uma breve introdu??o sobre o per?odo do Estado Novo, explicitando os motivos que levaram ao golpe, os desdobramentos e consequ?ncias.
Para deixar a aula mais din?mica, o professor deve apresentar, durante sua explana??o, imagens e v?deos capazes de ilustrar o tema, facilitando o entendimento e a fixa??o do conte?do.
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Estado Novo: per?odo de controle e concess?o aos trabalhadores.
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/Vargas%20-%20Estado%20Novo.jpg
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O estado novo e a nova Constitui??o
Fonte: http://www.jblog.com.br/media/41/20071108-10111937%20-%20capa%20blog.jpg
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A Era Vargas
Fonte: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/imagens_questoes/2003_1ex_q51_ciencias_humanas.jpg
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Vargas renuncia, Chega ao fim o Estado Novo.
Fonte:http://www.jblog.com.br/media/149/20101028-291045blog.jpg
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Ap?s a introdu??o e a explica??o do professor neste primeiro momento, os alunos dever?o se debru?ar sobre o tema, contextualizando o per?odo, entendendo e compreendendo o tema em diferentes fontes.
Sugest?es de sites a serem consultados:
1 - http://www.mundovestibular.com.br/articles/4375/1/ERA-VARGAS/Paacutegina1.html
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2a Aula:
Ap?s as explica??es, as pesquisas e discuss?es da aula anterior, o professor devera dividir a turma em dois grandes grupos. Cada grupo receber? um
tema, dever? pesquisar, debater e apresentar para o restante da turma e para o professor.
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Grupo 1: Dever? debru?ar-se sobre o seguinte questionamento: O que ? Democracia? Pontos Positivos e Pontos Negativos.
Grupo 2: Dever? debru?ar-se sobre o seguinte questionamento: O que ? Ditadura? Pontos Positivos e Pontos Negativos.
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Quando os grupos finalizarem os trabalhos, o professor dever? mediar uma intensa discuss?o, em que os grupos apresentar?o os resultados dos seus respectivos trabalhos e debater?o.
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Sugest?es:
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Grupo 2http://www.significados.com.br/ditadura/ http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7576
Nos ?ltimos 15 minutos da aula , o professor solicitar? a cada estudante, que produza um artigo de opini?o sobre os conceitos de ditadura e democracia que dever? ser entregue na pr?xima aula. Essa atividade ? primordial, para que os alunos desenvolvam uma opini?o critica, para poder identificar essas caracter?sticas em diferentes momentos hist?ricos.
3a Aula
O professor dever? dividir os alunos em grupos de 5 pessoas, que pesquisar?o no seguinte site:
http://www.jb.com.br/busca/?q=O+estado+novo
Pesquisando nesse endere?o, os alunos ter?o contato com as manchetes de jornais e noticias da ?poca, contextualizando os acontecimentos, fortalecendo o aprendizado.
Num segundo momento da aula, cada grupo dever? produzir noticias de jornais, como se estivessem na ?poca dos acontecimentos, exemplificando o que, segundo eles, mais caracteriza o Estado Novo.? necess?rio instruir previamente os alunos a separar algumas imagens, que poder?o ser utilizadas nos trabalhos.
Passo a passo da atividade:
1) Os alunos reunidos em grupos, ap?s fazerem todas as pesquisas necess?rias, dever?o criar um nome e logomarca para o Jornal.
2) Os alunos dever?o montar as not?cias em papel cart?o, cartolina ou papel oficio, dependendo da prefer?ncia do professor e da disponibilidade de materiais na escola.
3) Finalizada a atividades os alunos dever?o apresentar o Jornal, e suas noticias para toda a turma.
http://www.youtube.com/watch?v=-IZ0VmTsIFE
S?rie narrada pelo historiador B?ris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, tra?a um panorama pol?tico, social e econ?mico do Pa?s, desde os tempos coloniais at? os dias atuais. A s?rie ? composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa hist?ria.
O professor dever? avaliar os estudantes com base na coer?ncia e consist?ncia do artigo de opini?o, na manchete de jornal que eles produziram e na participa??o de cada estudante nos debates e discuss?es.