V?tor Martins do Carmo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 1 da matriz do ENEM que ? construir significados para os n?meros racionais e reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representa??es dos n?meros e opera??es - naturais, inteiros, racionais ou reais, s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Tabuleiros jogo ?Avan?ando com o resto?
Dados para serem utilizados durante o jogo
C?pia das instru??es do jogo
C?pia das atividades propostas
Envelopes para a Gincana divertida
Professor (a), para essa aula, esperamos que os alunos j? saibam fazer divis?o envolvendo os n?meros naturais. Antes de iniciar, acesse a aula ?Aprendendo a dividir n?meros naturais utilizando o material dourado - Parte 1?dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50667. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Primeiro Momento:
Inicie a aula propondo uma atividade em grupo intitulada ?Gincana Divertida? com o objetivo de promover a integra??o entre os alunos e trabalhar diferentes estrat?gias para encontrar o quociente de uma divis?o.
Segue abaixo as orienta??es para a realiza??o da gincana (Tabela 1):
Tabela 1: Quadro contendo as instru??es para a gincana divertida
GINCANA DIVERTIDA Instru??es: A sala ? dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. O professor entrega para cada grupo um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram senten?as e respostas enumeradas, onde cada grupo dever? relacionar os pares que se completam, conforme modelo abaixo:
?
? medida que os grupos forem relacionando os pares, v?o preenchendo o cart?o resposta e, quando terminar de preench?-lo, o grupo deve entregar para o professor o envelope contendo as fichas e o cart?o resposta preenchido para que o professor anote a coloca??o de entrega de cada grupo, conforme ilustra a tabela abaixo:
A gincana come?a com 100 pontos e a cada resposta errada o grupo perde 5 pontos. A cada posi??o perdida na entrega do envelope o grupo perde 2 pontos. Por exemplo: Se o grupo A entregar primeiro, ele n?o perde nenhum ponto na entrega, se o grupo B entregar o envelope em 2? lugar, ele perde 2 pontos, se o grupo C entregar em 3? lugar, ele perde 4 pontos e assim sucessivamente. Para corre??o das atividades o professor distribui a folha de resposta de maneira aleat?ria, onde cada grupo corrija a do advers?rio, na medida em que o professor apresenta as respostas. Ap?s a corre??o o professor recolhe as folhas respostas, anota os n?meros de erros e calcula os pontos. Para que os alunos se sintam motivados com a gincana o professor pode propor ao grupo vencedor uma premia??o. |
Fonte: arquivo da autora
Segundo Momento:
Professor (a), para o segundo momento espera-se que os alunos j? saibam que um n?mero ? considerado divis?vel por outro quando o resto da divis?o entre eles ? igual a zero. Divida a sala em grupos e entregue para cada um o tabueliro do jogo ?Avan?ando com o resto?. Com esse jogo os alunos poder?o come?ar a ter no??o de divisores de um n?mero natural e, al?m disso, perceber quais s?o as possibilidades para o resto de uma divis?o a partir do seu divisor.
A tabela 2 apresenta a estrutura e as regras do jogo:
ESTRUTURA DO JOGO AVAN?ANDO COM O RESTO O jogo constitui-se de dados, bot?es para marca??o no tabuleiro e um tabuleiro conforme ilustrado na figura abaixo: Figura 1: Tabuleiro do jogo Avan?ando com o Resto.
Fonte: Tabuleiro do jogo ?Avan?ando com o resto? dispon?vel em http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013. No verso do tabuleiro cole as regras do jogo que s?o as seguintes: 1 ? Na primeira rodada, cada jogador lan?a o dado e anda o n?mero de casas correspondente aos pontos obtidos. 2 ? Na segunda e demais rodada, cada jogador, na sua vez, joga o dado e faz uma divis?o onde: - o dividendo ? o n?mero da casa onde sua ficha est?; - o divisor ? o n?mero de pontos obtidos no dado. 3 ? Em seguida, calcula-se o resultado da divis?o e movimenta a ficha. O n?mero de casas que o jogador ir? movimentar ? igual ao resto da divis?o efetuada. 4 ? O jogador que, na sua vez, efetuar um c?lculo errado perde sua vez de jogar. 5 ? Cada jogador dever? obter um resto que fa?a chegar exatamente ? casa marcada fim sem ultrapass?-la, mas se isso n?o for poss?vel, ele perde a vez de jogar e permanece no mesmo lugar. 6 ? Vence o jogador que chegar primeiro ao espa?o com a palavra FIM. |
Professor(a) existe uma casa no jogo com o n?mero zero, com a palavra TCHAU escrita logo abaixo do n?mero zero, por?m n?o existe uma regra clara e definida para esta casa. Com o decorrer do jogo, organize com o aux?lio dos alunos uma regra para esta casa especial do tabuleiro. Os alunos podem dar sugest?es e estas podem ser expostas e votadas, a fim de escolherem a que eles considerarem a melhor. A figura 2 mostra o exemplo de um resultado de uma vota??o feita com os alunos para a casa 0 (TCHAU).
Figura 2: Exemplo de vota??o para escolha das regras
Fonte: Imagem dos pr?prios autores
Para finalizar, ap?s os grupos jogarem v?rias partidas, entregue para os mesmos uma c?pia contendo as perguntas contidas na tabela 3 e depois permita que cada grupo socialize suas repostas com os demais colegas da sala.
Tabela 3: Atividade a ser realizada no momento p?s-jogo:
Jogo Avan?ando com o Resto ? Momento p?s-jogo 1 ? Fernando est? jogando e obt?m determinando n?mero no dado. Ao efetuar a divis?o do n?mero sobre o qual ele se posiciona e o n?mero obtido no dado, ele descobre que o resto da divis?o ? zero. a) O que significa o resto da divis?o ser zero? b) Para o jogo, este resultado ? bom ou ruim? Por qu?? 2 ? Emanuel lan?a o dado e obt?m o n?mero 5, este mesmo jogador est? sobre a casa de n?mero 37. Quantas casas este jogador deve andar sobre o tabuleiro? ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 3 ? Quais foram as jogadas em que voc? obteve maior ?xito? Ou seja, quais foram as jogadas onde voc? andou o maior n?mero de casa? 4 ? Joaquim jogou o dado e obteve o n?mero 5. Quantas s?o as possibilidades para o resto? Quais s?o as possibilidades para o resto? 5 ? Escreva um breve relato sobre o que voc? achou do jogo. |
Professor(a) sugiro que voc? leia o livro e artigos a seguir:
BORIM, Julia. Jogos e Resolu??o de problemas: uma estrat?gia para as aulas de Matem?tica. IME-USP, 1996. Dispon?vel em: http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em: 10 de setembro de 2012.
MARCO, Fabiana Fiorezi de. Jogos: um recurso metodol?gico para as aulas de Matem?tica. Dispon?vel em: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc08.pdf . Acesso em: 11 de outubro de 2012.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A s?ria busca no jogo: do l?dico na matem?tica. In. KISHIMOTO, Tizuko (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educa??o. S?o Paulo: Cortez, 2000. (p. 72-87).
Professor (a), nas atividades em grupo, avalie se cada participante est? envolvido com a proposta e tamb?m avalie os registros das atividades propostas durante a gincana e ap?s o jogo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resolu??es e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estrat?gias para ganhar a gincana e o jogo.