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Recordando divis?o com a ?Gincana Divertida? e Aprendendo no??es de divisibilidade como o Jogo ?Avan?ando com o resto?

Autor e Co-autor(es)

Mariana Martins Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

V?tor Martins do Carmo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 1 da matriz do ENEM que ? construir significados para os n?meros racionais  e reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representa??es dos n?meros e opera??es - naturais, inteiros, racionais ou reais,  s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Saber identificar quais s?o as possibilidades de resto para uma divis?o a partir do divisor utilizando um jogo.
  • Trabalhar diferentes estrat?gias para encontrar o quociente de uma divis?o atrav?s de uma gincana.

Duração das atividades

4 horas/aula de 50 minutos (aula geminada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Divis?o de n?meros decimais
  • Divisibilidade

Estratégias e recursos da aula

Tabuleiros jogo ?Avan?ando com o resto?

Dados para serem utilizados durante o jogo

C?pia das instru??es do jogo

C?pia das atividades propostas

Envelopes para a Gincana divertida

Professor (a),  para essa aula, esperamos que os alunos j? saibam fazer divis?o envolvendo os n?meros naturais. Antes de iniciar, acesse  a aula  ?Aprendendo a dividir n?meros naturais utilizando o material dourado - Parte 1?dispon?vel em  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50667. Acesso em 18 de agosto de 2013. 

Primeiro Momento:

Inicie a aula propondo  uma atividade em grupo intitulada ?Gincana Divertida? com o objetivo de promover a integra??o entre os alunos e trabalhar diferentes estrat?gias para encontrar o quociente de uma divis?o.

Segue abaixo as orienta??es para a realiza??o da gincana (Tabela 1):

Tabela 1: Quadro contendo as instru??es para a gincana divertida

GINCANA DIVERTIDA

Instru??es: A sala ? dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. O professor entrega para cada grupo um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram senten?as e respostas enumeradas, onde cada grupo dever? relacionar os pares que se completam, conforme modelo abaixo:

1.       O quociente e o resto da divis?o 5306:48 ser?

2.       O quociente e o resto da divis?o 3168:24 ser?

3.       O quociente e o resto da divis?o 3353:11 ser?

4.       O quociente e o resto da divis?o 253:18 ser?

5.       O quociente e o resto da divis?o 1242:23 ser?

6.       O quociente e o resto da divis?o 1208:17 ser?

7.       O quociente e o resto da divis?o 9523:28 ser?

8.       Quociente:  71           , Resto: 1 

9.        Quociente:   14          , Resto: 1  

10.   Quociente: 340          , Resto: 3  

11.   Quociente:   54          , Resto: 0  

12.   Quociente:  110        , Resto: 26  

13.   Quociente:  304        , Resto: 9  

14.   Quociente: 132          , Resto: 0  

?

Cart?o resposta GRUPO [_______]

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

?

Componentes do grupo:

Respostas da gincana divertida  de divis?o:

1 e 12

2 e 14

3 e 13

4 e 9

5 e 11

6 8

7 e 10

?

? medida que os grupos forem relacionando os pares, v?o preenchendo o cart?o resposta e, quando terminar de preench?-lo, o grupo deve entregar para o professor o envelope contendo as fichas e o cart?o resposta preenchido para que o professor anote a coloca??o de entrega de cada grupo, conforme ilustra a tabela abaixo:

Entrega

Grupo

Pontos perdidos/ posi??o

N?meros de erros

Pontos perdidos/ erros

Total de pontos perdidos

Pontos Obtidos

? ? ? ? ? ? ?

A gincana come?a com 100 pontos e a cada resposta errada o grupo perde 5 pontos.   A cada posi??o perdida na entrega do envelope o grupo perde 2 pontos. Por exemplo: Se o grupo A entregar primeiro, ele n?o perde nenhum ponto na entrega, se o grupo B entregar o envelope em 2? lugar, ele perde 2 pontos, se o grupo C entregar em 3? lugar, ele perde 4 pontos e assim sucessivamente.

Para corre??o das atividades o professor distribui a folha de resposta de maneira aleat?ria, onde cada grupo corrija a do advers?rio, na medida em que o professor apresenta as respostas.

Ap?s a corre??o o professor recolhe as folhas respostas, anota os n?meros de erros e calcula os pontos.

Para que os alunos se sintam motivados com a gincana o professor pode propor ao grupo vencedor uma premia??o.

Fonte: arquivo da autora

Segundo Momento:

Professor (a), para o segundo momento  espera-se que os alunos j? saibam que um n?mero ? considerado divis?vel por outro quando o resto da divis?o entre eles ? igual a zero.  Divida  a sala em grupos e entregue para cada um o tabueliro do jogo ?Avan?ando com o resto?. Com esse jogo os alunos poder?o come?ar a ter no??o de divisores de um n?mero natural e, al?m disso, perceber quais s?o as possibilidades para o resto de uma divis?o a partir do seu divisor.

A tabela 2 apresenta a estrutura e as regras do jogo:

ESTRUTURA DO JOGO AVAN?ANDO COM O RESTO

O jogo constitui-se de dados, bot?es para marca??o no tabuleiro e um tabuleiro conforme ilustrado na figura abaixo:

Figura 1: Tabuleiro do jogo Avan?ando com o Resto.

Figura 1 : Tabuleiro do jogo avan??ando com o resto.

Fonte: Tabuleiro do jogo ?Avan?ando com o resto? dispon?vel em http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013.

No verso do tabuleiro cole as regras do jogo que s?o as seguintes:

1 ? Na primeira rodada, cada jogador lan?a o dado e anda o n?mero de casas correspondente aos pontos obtidos.

2 ? Na segunda e demais rodada, cada jogador, na sua vez, joga o dado e faz uma divis?o onde:

- o dividendo ? o n?mero da casa onde sua ficha est?;

- o divisor ? o n?mero de pontos obtidos no dado.

3 ? Em seguida, calcula-se o resultado da divis?o e movimenta a ficha. O n?mero de casas que o jogador ir? movimentar ? igual ao resto da divis?o efetuada.

4 ? O jogador que, na sua vez, efetuar um c?lculo errado perde sua vez de jogar.

5 ? Cada jogador dever? obter um resto que fa?a chegar exatamente ? casa marcada fim sem ultrapass?-la, mas se isso n?o for poss?vel, ele perde a vez de jogar e permanece no mesmo lugar.

6 ? Vence o jogador que chegar primeiro ao espa?o com a palavra FIM.

Professor(a) existe uma casa no jogo com o n?mero zero, com a palavra TCHAU escrita logo abaixo do n?mero zero, por?m n?o existe uma regra clara e definida para esta casa. Com o decorrer do jogo, organize com o aux?lio dos alunos uma regra para esta casa especial do tabuleiro. Os alunos podem dar sugest?es e estas podem ser expostas e votadas, a fim de escolherem a que eles considerarem a melhor. A figura 2 mostra o exemplo de um resultado de uma vota??o feita com os alunos para a casa 0 (TCHAU).

Figura 2: Exemplo de vota??o para escolha das regras

Exemplo de vota????o para escolha das regras

Fonte: Imagem dos pr?prios autores

Para finalizar, ap?s os grupos jogarem v?rias partidas, entregue para os mesmos uma c?pia contendo as perguntas contidas na tabela 3 e depois permita que cada grupo socialize suas repostas com os demais colegas da sala.

Tabela 3: Atividade a ser realizada no momento p?s-jogo:

Jogo Avan?ando com o Resto ? Momento p?s-jogo

1 ? Fernando est? jogando e obt?m determinando n?mero no dado. Ao efetuar a divis?o do n?mero sobre o qual ele se posiciona e o n?mero obtido no dado, ele descobre que o resto da divis?o ? zero.

a) O que significa o resto da divis?o ser zero?

b) Para o jogo, este resultado ? bom ou ruim? Por qu??

2 ? Emanuel lan?a o dado e obt?m o n?mero 5, este mesmo jogador est? sobre a casa de n?mero 37. Quantas casas este jogador deve andar sobre o tabuleiro?

( ) 0   ( ) 1    ( ) 2    ( ) 3    ( ) 4    ( ) 5    ( ) 6

3 ? Quais foram as jogadas em que voc? obteve maior ?xito? Ou seja, quais foram as jogadas onde voc? andou o maior n?mero de casa?

4 ? Joaquim jogou o dado e obteve o n?mero 5. Quantas s?o as possibilidades para o resto? Quais s?o as possibilidades para o resto?

5 ? Escreva um breve relato sobre o que voc? achou do jogo.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que voc? leia o livro e artigos a seguir:

BORIM, Julia. Jogos e Resolu??o de problemas: uma estrat?gia para as aulas de Matem?tica. IME-USP, 1996. Dispon?vel em: http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em: 10 de setembro de 2012.

MARCO, Fabiana Fiorezi de. Jogos: um recurso metodol?gico para as aulas de Matem?tica. Dispon?vel em: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc08.pdf . Acesso em: 11 de outubro de 2012.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A s?ria busca no jogo: do l?dico na matem?tica. In. KISHIMOTO, Tizuko (org.).  Jogo, brinquedo, brincadeira e a educa??o. S?o Paulo: Cortez, 2000. (p. 72-87).

Avaliação

Professor (a), nas atividades em grupo, avalie se cada participante est? envolvido com a proposta e tamb?m avalie os registros das atividades propostas durante a gincana e ap?s o jogo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resolu??es e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estrat?gias para ganhar a gincana e o jogo.