Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
- Compreender as pr?ticas, valores e ideias associas ao anticomunismo.
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- Entender os fundamentos ideol?gicos e as matrizes que forneceram subs?dios para as representa??es do anticomunismo.
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- Analisar algumas das principais representa??es relacionadas ao Comunismo entre 1935 e 1964.
Revolu??o Russa de 1917.
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Estado Novo (1937-1945).
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Revolu??o Cubana (1959).
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Governo de Jo?o Goulart (1961-1964).
INTRODU??O
Desde da funda??o do Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1922, e principalmente a partir do aumento da influ?ncia do PCB na vida pol?tica brasileira, a partir da d?cada de 1930, os embates entre comunismo e anticomunismo assumiram uma posi??o chave na vida p?blica nacional. O anticomunismo ? elemento fundamental para o devido entendimento de momentos importantes da hist?ria do Pa?s, destacando-se duas ocasi?es: primeiro, o per?odo 1935-1937 interregno em que aconteceram o Levante Comunista de 1935 e teve in?cio o do Estado Novo; segundo, no decorrer do Governo Jo?o Goulart e o Golpe Civil-Militar que, em 1964, instaurou uma ditadura que perdurou at? 1985, colocando em pr?tica uma pol?tica de supress?o das liberdades p?blicas, com o fim das garantias constitucionais, censura e tortura.
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1?. AULA
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DESENVOLVIMENTO
Nesse primeiro momento ? de suma import?ncia que os alunos possam travar conhecimento e definir os tra?os gerais do que seria o objeto de estudo da aula, ou seja, o anticomunismo. Nesse sentido, o professor deve trabalhar o conceito de anticomunismo atrav?s da leitura do texto abaixo que versa sobre o tema. Cada aluno deve ler individualmente o artigo intitulado ?Os militares e o governo Jo?o Goulart?, que se encontra no site do Centro de Pesquisa e Documenta??o de Hist?ria Contempor?nea do Brasil, Funda??o Get?lio Vargas:
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/AConjunturaRadicalizacao/O_anticomunismo_nas_FFAA (Acesso em: 18.08.2013)
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Os alunos dever?o ler o texto indicado, seguindo o roteiro abaixo que vai servir como fio condutor e orientador a respeito dos temas abordados, essenciais a compreens?o do anticomunismo no Brasil, tais como:
- Defini??o de anticomunismo;
- For?as pol?ticas e sociais ligadas ao anticomunismo;
- O papel da revolta comunista de 1935 no crescimento e consolida??o de um sentimento anticomunista no Brasil;
- A rela??o entre anticomunismo e o Golpe de 1964;
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Em seguida, o professor deve trabalhar duas matrizes ideol?gicas que formam o espectro de representa??es a respeito do anticomunismo: catolicismo, nacionalismo. O professor deve dividir a turma em dois grupos distintos, cada um respons?vel por um dos tr?s temas. Ent?o, os grupos devem ler os documentos hist?ricos indicados, em que existe a rela??o entre a matriz e sua respectiva vis?o anticomunista. Por fim, cada grupo vai apresentar sua s?ntese do documento e sua an?lise sobre o anticomunismo cat?lico, nacionalista. Os alunos devem ser capazes de perceber as vis?es cat?lica e nacionalista do comunismo atrav?s da pesquisa em fontes hist?ricas.
a) Matriz do catolicismo. O grupo respons?vel por essa matriz fica encarregado da leitura, resumo e an?lise da ?Carta Enc?clica Divinis Redemptoris de Sua Santidade Papa Pio XI, Sobre o Comunismo Ateu?, 19 de mar?o de 1937. A preocupa??o dos alunos deve ser como o catolicismo concebe o comunismo. A enc?clica se encontra no link abaixo:
http://www.vatican.va/holy_father/pius_xi/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19370319_divini-redemptoris_po.html (Acesso em: 18.08.2013)
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b) Matriz do nacionalismo. O grupo respons?vel por essa matriz fica encarregado da leitura, resumo e an?lise de um discurso do, ent?o, Presidente da Rep?blica Get?lio Vargas ? Na??o Brasileira, em 1? de janeiro de 1936. A preocupa??o dos alunos deve ser entender como Vargas concebe o comunismo do ponto de vista dos seus pretensos perigos para a Na??o. O discurso se encontra no link abaixo, p?ginas 347 ? 352:
http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/7264/getulio_vargas.pdf?sequence=1 (Acesso em: 18.08.2013)
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2?. AULA
A revolta comunista de 1935 foi o primeiro momento de consolida??o e dissemina??o do anticomunismo no Brasil. O professor iniciar? a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre o Levante Comunista de 1935, por meio da exibi??o de um document?rio, com dura??o de 97 minutos, chamado ?35, O Assalto ao Poder?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MAZVral9UyQ&hd=1 (acesso em: 19.08.2013).
O professor dever? destacar, de forma expositiva, pontos centrais do document?rio que esclarecem o evento narrado e o contexto pol?tico e estimular a participa??o dos alunos.
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3?. AULA
Em seguida, o educador vai trabalhar com os seus alunos o imagin?rio anticomunista criado na d?cada de 1930, principalmente em raz?o dos Levante Comunista de 1935. Nessa fase o professor deve desenvolver juntamente com os alunos a no??o de representa??o, entendida como ideias, doutrinas, imagens e signos atrav?s das quais as pessoas pensavam, sentiam e imaginavam o comunismo.
A an?lise das representa??es anticomunistas vai se basear no estudo de fontes iconogr?ficas de dois tipos: uma charge e uma ilustra??o. A partir das informa??es do filme projetado e dos documentos e textos lidos nas aulas anteriores, os estudantes ir?o interpretar as imagens a seguir em uma an?lise oral, utilizando a iconografia como fontes de pesquisa e informa??o hist?rica. O professor dever? incentivar os estudantes: primeiro, a destacarem personagens, cen?rio, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo, a cruzarem as informa??es dos textos e do filme com os dados das imagens.
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Primeira Imagem:
Legenda: A Panela do Diabo. Data: 15.06.1935.Fonte: A Ofessinva.
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Na charge A Panela do Diabo, o professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associa??o do comunismo a representa??es diab?licas.
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Segunda imagem:
Legenda: Comunistas assassinado a trai??o. Representa??o de assassinato de oficiais legalistas que, hipoteticamente, dormiam em quart?is do Rio de Janeiro. ,Fato esse nunca comprovado. Fonte: Maquis. Data: dezembro de 1962.
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O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associa??o do comunismo a representa??es ligadas as ideias de vilania e trai??o.
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4?. AULA
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A proposta ? que o educador, a princ?pio, ofere?a aos estudantes a possibilidade da constru??o de uma vis?o dos tra?os gerais da vida pol?tica da ?poca do Governo do Presidente Jo?o Goulart (1961-1964). A constru??o do contexto ocorrer? atrav?s da leitura de um texto sobre as Reformas de Base no Governo Jango, que se encontra no site do Centro de Pesquisa e Documenta??o de Hist?ria Contempor?nea do Brasil, Funda??o Get?lio Vargas:
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base (acesso em: 19.08.2013).
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Em seguida, o educador vai trabalhar com os seus alunos o imagin?rio anticomunista criado durante o per?odo do Governo Jo?o Goulart (1961-1964). Assim como na aula anterior, o professor deve desenvolver juntamente com os alunos a no??o de representa??o, entendida como ideias, doutrinas, imagens e signos atrav?s das quais as pessoas pensavam, sentiam e imaginavam o comunismo.
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A an?lise das representa??es anticomunistas vai se basear no estudo de fontes iconogr?ficas de dois tipos: duas charges e um desenho impresso. A partir das informa??es do filme projetado e dos documentos e textos lidos nas aulas anteriores, os estudantes ir?o interpretar as imagens a seguir em uma an?lise oral, utilizando a iconografia como fontes de pesquisa e informa??o hist?rica. O professor dever? incentivar os estudantes: primeiro, a destacarem personagens, cen?rio, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo, a cruzarem as informa??es dos textos e do filme com os dados das imagens.
Legenda: Capa do Livro O Catecismo Anticomunista, autoria do Arcebispo Diamantinense D. Sigaud. Data: 1962. Fonte: MOTTA, Rodrigo Patto. Em Guarda Contra o Perigo Vermelho. S?o Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2002.
O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento do tom cat?lico da representa??o que mostra a Virgem de F?tima pisando sobre o comunismo, simbolizado pelo monstro do apocalipse.
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Legenda: Charge Fidel envia comunismo a conta gostas. Fonte:Correio da Manh?, 31.01.1963.
O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associa??o do comunismo ? amea?a estrangeira que destr?i os valores nacionais.
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Legenda: Jango, as Reformas de Base e o Comunismo. Fonte: O Estado de S?o Paulo, 28.08.1963.
O professor deve incentivar os estudantes a tomar conhecimento da associa??o do comunismo ? figura do Presidente Jo?o Goulart.
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CONCLUS?O
Os alunos dever?o ser incentivados a perceber como se deu a constru??o de uma imagin?rio anticomunista no Brasil, atrav?s do estudo de dois contextos hist?ricos distintos, analisando fontes iconogr?ficas e compreendo a no??o de representa??o.
Sugest?es de links para os alunos:
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- Anticomunismo, dispon?vel em: http://www.infoescola.com/sociedade/anticomunismo/ . Acesso em: 19.09. 2013.
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-Governo Jo?o Goulart. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm Acesso em: 19.09. 2013.
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Sugest?o de link para o professor:
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- Sobre o Levante Comunista de 1935. Dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/RevoltaComunista. Acesso em: 19.09. 2013.
Os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconogr?fica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade cr?tica em rela??o ?s fontes audiovisual e escrita. Dever?o ser avaliados quanto ? sua interpreta??o de fontes hist?ricas impressas, assim como na apresenta??o das suas conclus?es.