Elisabeth Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espa?o e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
? Despertar o interesse por diferentes culturas.
? Identificar a diversidade de culturas e modos de vida.
? Ampliar seu conhecimento de mundo.
? Reconhecer-se como parte de uma cultura.
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e j? estejam alfabetizados. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA, ? fundamental que os alunos saibam como navegar com o Mozilla Firefox.
COMENT?RIOS INICIAIS AO PROFESSOR
Professor, atualmente a globaliza??o e a interculturalidade est?o presentes em nosso cotidiano, aspectos propiciados especialmente pelas m?dias e novas tecnologias. No cotidiano das salas de aula, a educa??o deve atentar-se para esta transforma??o social, promovendo a educa??o para a cidadania, para o respeito ? pluralidade cultural e para a valoriza??o das diversas express?es humanas. Neste sentido, as aulas aqui apresentadas t?m o intuito de provocar a reflex?o sobre a diversidade e a pluralidade cultural, reconhecendo a perten?a a um grupo cultural e valorizando a conviv?ncia entre os diferentes.
?
ATIVIDADE 1:
1? Momento: Convidar os alunos para assistirem o v?deo ?Salto reportagem - Cosplayers?. A partir deste v?deo, os alunos dever?o identificar elementos da cultura japonesa que propiciam o surgimento dos Cosplayers. Neste momento, podem haver coment?rios de estranhamento, que devem ser aproveitados pelo professor para promover a discuss?o sobre o respeito ? diversidade e ? pluralidade.
TV ESCOLA. Salto reportagem - Cosplayers. Dura??o: 5min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7609 . Acesso em 14 de Agosto de 2013.
Fonte: Imagem do pr?prio autor, obtida a partir do site http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7609. Acesso em 14 de Agosto de 2013.
Sinopse: A reportagem apresenta os cosplayers, jovens que se vestem como seus her?is dos desenhos animados japoneses e um evento no Rio de Janeiro dedicado aos cosplayers.
2? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, iniciar uma conversa com os alunos tematizando a cultura japonesa, suas diferen?as e costumes. Neste momento, perguntas como ?voc?s conheciam os cosplayers??, ?voc?s conhecem desenhos japoneses??, ?qual ? a diferen?a entre um desenho japon?s e um desenho brasileiro?? e ?por que os desenhos s?o diferentes a partir das regi?es onde s?o feitos? podem fomentar as discuss?es relevantes.
3? Momento: Divida os alunos em duplas e, utilizando seus notebooks/UCA, solicite que pesquisem sobre diferentes tem?ticas ligadas ao Jap?o, acessando o site http://pt.wikipedia.org (Acesso em 18 de Agosto de 2013) . Na falta desse recurso, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica. Cada dupla deve pesquisar sobre um assunto ligado ao Jap?o, como exemplos: cultura japonesa; desenho japon?s e cosplayers; arte japonesa; aspectos geogr?ficos do Jap?o (localiza??o, clima, relevo, vegeta??o, l?ngua etc.); religi?es japonesas; m?sica japonesa; tecnologia japonesa; escolas do Jap?o; datas comemorativas; comidas t?picas; costumes japoneses e quantos mais forem necess?rios para que todos da turma possam pesquisar sobre um assunto diferente.
4? Momento: Solicite aos alunos que socializem o que encontraram para os colegas, apresentando as informa??es coletadas, imagens etc., para os colegas. Para isso, cada dupla deve ir ? frente da sala, uma de cada vez, fazer a sua apresenta??o, enquanto os demais alunos assistem ? sua fala. Os alunos podem apresentar as informa??es preparadas oralmente ou usando slides. Aproveite este momento para promover discuss?es, ressaltando as diferen?as culturais e valorizando-as como forma de express?o humana.
?
ATIVIDADE 2:
1? Momento: Converse com os alunos, relembrando alguns aspectos trabalhados na atividade 1 e convidando-os a continuar a reflex?o sobre as diferen?as culturais, dessa vez pesquisando sobre o Brasil. Convide os alunos para assistirem ao v?deo Desenho Aquarela do Brasil. Dura??o: 8min04seg. Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU . Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Fonte: Imagem do pr?prio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Sinopse: Desenho animado sobre o Brasil, ilustrando o primeiro encontro de Pato Donald com o personagem Z? Carioca.
2? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, converse com os alunos sobre os aspectos culturais apresentados. Perguntas como ?O que o v?deo mostrou que voc?s reconhecem como sendo do Brasil??, ?De qual regi?o os personagens falavam??; ?Em que lugar do Brasil est? o Rio de Janeiro??, podem ser perguntas disparadoras de conversas relevantes.
3? Momento: Solicite aos alunos que fa?am um exerc?cio semelhante ao da aula anterior, mas dessa vez, pesquisando o Brasil. Divida os alunos em duplas e solicite que pesquisem sobre os diferentes estados do Brasil, utilizando seus notebooks do Projeto UCA e acessando o site http://pt.wikipedia.org . Na falta desse recurso, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica. Cada dupla deve pesquisar sobre um estado ou regi?o do pa?s, a depender do n?mero de duplas formadas. Para cada estado ou regi?o, solicite que os alunos pesquisem: aspectos geogr?ficos (localiza??o, clima, relevo, vegeta??o etc.); m?sica; comidas t?picas; costumes; sotaque; capitais; festas e datas comemorativas; religi?es; etc.
4? Momento: Solicite aos alunos que socializem o que encontraram para os colegas, apresentando as informa??es coletadas, imagens etc. Para isso, cada dupla deve ir ? frente da sala, uma de cada vez, fazer a sua apresenta??o, enquanto os demais alunos assistem ? sua fala. Os alunos podem apresentar as informa??es preparadas oralmente ou usando slides. Aproveite este momento para promover discuss?es, ressaltando as diferen?as culturais, comparando Jap?o e Brasil, bem como as diferentes regi?es brasileiras apresentadas, com a regi?o em que os alunos moram, valorizando as diferen?as como forma de express?o humana.
?
ATIVIDADE 3:
1? Momento: Retome as atividades anteriores, conversando brevemente com os alunos sobre o que j? foi pesquisado e discutido. Em seguida, convide-os a assistirem os v?deos abaixo, cada um com uma m?sica de um pa?s diferente.
African pop music - Hamid Bouchnak - Bambara. Dura??o: 6min56seg. Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=2UCJ4bXYN54. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Fonte: Imagem do pr?prio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=2UCJ4bXYN54. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Sinopse: M?sica de Hamid Bouchnak, artista sul africano, de estilo pop, lan?ada em 2010 .
?
Rab Kare Tujhko Bhi-Song- Mujhse Shaadi Karogi. Dura??o: 4min01seg. Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=abgBvAB9hhQ. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Fonte: Imagem do pr?prio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=abgBvAB9hhQ. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Sinopse: M?sica por indiana, trilha do filme Mujhse Shaadi Karoge, de 2004, cantada por Alka Yagnik and Udit Narayan.
?
Congado BH - Brasil 2012. Dura??o: 1min19seg. Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=4QxLEVKT34o. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Fonte: Imagem do pr?prio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=4QxLEVKT34o. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Sinopse: O Congado ? uma festa religiosa e cultural, que acontece em algumas regi?es do Brasil. Tem uma m?sica bastante caracter?stica, com v?rios instrumentos de percuss?o.
?
U-MV053 - Pizzicato 5 - Twiggy Twiggy. Dura??o: 4min14seg. Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=z22nzBVLCto. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Fonte: Imagem do pr?prio autor, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=z22nzBVLCto. Acesso em 18 de Agosto de 2013.
Sinopse: Pizzicato Five foi uma banda japonesa de m?sica pop. a M?sica Twiggy Twiggy foi gravada em 2000.
?
2? Momento: Converse com os alunos sobre cada v?deo, explicando o pa?s de origem de cada m?sica e o contexto de cada uma delas (no caso de uma m?sica t?pica de uma festa popular, como ? a festa do Congado, explicar a origem da festa).
3? Momento: Solicite aos alunos que, individualmente, escolham uma m?sica de sua prefer?ncia e pesquisem as seguintes informa??es sobre ela: g?nero, ritmo, origem dos cantores (pa?s ou regi?o do Brasil), l?ngua e outras informa??es sobre a m?sica que julgarem interessantes. Para essa pesquisa, solicite que utilizem seus notebooks do Proeto UCA, acessando os sites www.google.com.br e http://pt.wikipedia.org . Na falta desse recurso, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica.
4? Momento: Solicite aos alunos que, individualmente, socializem o que responderam para os colegas, apresentando a m?sica escolhida e as informa??es coletadas. Para isso, cada aluno deve ir ? frente da sala, um de cada vez, fazer a sua apresenta??o, enquanto os demais assistem ? sua fala. Os alunos podem cantar a m?sica escolhida ou coloc?-la para tocar em um som port?til e podem apresentar as informa??es sobre ela oralmente ou usando slides.
?
ATIVIDADE 4:
1? Momento: Converse com os alunos relembrando as atividades anteriores e as discuss?es realizadas, ressaltando a pluralidade cultural conhecida por eles. Questione-os sobre as experi?ncias mais marcantes e sobre o que mais gostaram nas atividades anteriores.
2? Momento: Solicite aos alunos que fa?am uma produ??o de texto individual sobre a experi?ncia com as atividades realizadas, discorrendo sobre a tem?tica ?As diferentes formas de viver?. Oriente-os a produzirem um texto de no m?ximo uma p?gina, onde abordem as seguintes quest?es: O que voc? aprendeu com o contato com as diferentes l?nguas e costumes? Das culturas estudadas, qual foi a mais marcante para voc?? Considerando as culturas estudadas, de qual delas voc? se sente parte? Por qu?? Que outra cultura voc? gostaria de conhecer? Por qu??
3? Momento: Exposi??o das produ??es textuais para toda a escola, em um mural, a ser afixado em local de passagem, onde outros alunos e professores possam ter contato com as produ??es realizadas.
PALAVRA CANTADA. Can??es do Brasil. 2001. Dispon?vel em http://www.palavracantada.com.br/products/ver/48/Can%C3%A7%C3%B5es-do-Brasil. Acesso em 18 de Agosto de 2013
CASTRO, Luciana Xavier. Moda e pluralidade cultural - UCA. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38625. Acesso em 19 de Agosto de 2013.
CASTRO, Luciana Xavier. M?sica e pluralidade cultural - UCA. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37943. Acesso em 19 de Agosto de 2013.
CASTRO, Luciana Xavier. O que ? pluralidade cultural? Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34732. Acesso em 19 de Agosto de 2013.
A avalia??o dever? ser cont?nua e processual. Observe a concentra??o, a aten??o e o envolvimento dos alunos nos momentos das discuss?es e de produ??o das pesquisas, avaliando se a aula est? conseguindo cumprir o objetivo de despertar-lhes o interesse por conhecer diferentes culturas. Avalie nas produ??es dos alunos, a capacidade da express?o escrita, a capacidade de identificar a diversidade de culturas e modos de vida, o reconhecimento de si como parte de uma cultura, al?m de seu envolvimento com a pr?pria apresenta??o e com a apresenta??o dos colegas, considerando-os como parte do processo de constru??o do respeito ao outro e a si mesmo.