Eliana Dias e Lazu?ta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Estrat?gias e recursos:
?
?
Essa aula dever? acontecer no laborat?rio de inform?tica da escola ou contar necessariamente com uso de tablet, notebook, celular ou computador conectados ? internet.
?
Os alunos assistir?o ? narra??o do conto "Tenta??o", de Clarice Lispector:
http://www.youtube.com/watch?v=9jpxcIxyNy8 Acesso em 18 ago. 2013.
?
Ap?s o conto, o professor questionar?:
A ideia ? que os alunos discutam brevemente sobre essa tem?tica relacionando-a ao t?tulo do conto "Tenta??o", que justifica a evid?ncia de que algo especial aconteceu ente a menina ruiva e o c?o basset.
Depois da discuss?o, a ideia ? que os alunos acessem individual ou coletivamente duas an?lises cient?ficas do conto para compreenderem posi??es outras acerca da narrativa.
Artigos:
Professor, ap?s a leitura das an?lises sobre o conto, ? pertinente reabrir a discuss?o para que novas considera??es sejam feitas acerca da rela??o de identifica??o entre a menina ruiva e o basset. Aproveite as considera??es dos alunos para medi?-las segundo possibilidades de leituras pertinentes sobre o conto.
?
?
Ap?s a realiza??o da sensibiliza??o para a tem?tica "Amor", os alunos dever?o escolher postagens na internet que representem para eles o amor. Da mesma maneira que Clarice Lispector prop?e um olhar singular para o amor (identifica??o pelo outro), o objetivo ? que os alunos, por meio da elei??o de textos de v?rios g?neros, possam propor o amor sob seu olhar.
A postagem acontecer? em uma rede social, o Facebook https://www.facebook.com/ em um grupo exclusivo da sala. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza alguns endere?os. Para saber mais, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202 Acesso em 18 ago. 2013.
?
?
Professor, para criar um grupo fechado, ou tirar quaisquer d?vidas referentes ao grupo na rede social, siga orienta??es dispon?veis na p?gina do Facebook: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527 Acesso em 18 ago. 2013.
?
Essa postagem pode dar-se por meio de v?deos, imagens, poemas, cita??es dentre outros modos de significa??o da l?ngua. O crit?rio ? justificar a escolha, por meio de um breve texto.
?
Professor, esse ? o momento de os alunos de fato concentrarem-se em que faz sentido para eles dentro de tantas op??es que o mundo virtual oferece. Essa atividade permite ao aluno refletir dentre a multiplicidade de textos existentes os crit?rios que o fazem eleger um texto, ou seja, ? o momento de escolher e justificar a posi??o.
Professor, essa postagem pode acontecer concomitantemente ao estudo inicial da argumenta??o, porque, em geral, os alunos ter?o de defender uma posi??o (uma tese), por meio da considera??o de uma justificativa que pode apresentar argumentos.
?
?
Nessa atividade, apenas o computador do professor deve estar conectado ? internet para que os alunos n?o percam o foco.
Por meio do data show, o professor acessar? as postagens dos alunos no Facebook. Para cada postagem, um aluno deve ler a justificativa em voz alta e identificar a opini?o do colega, ou seja, qual o ponto de vista escolhido sobre a tem?tica amor. Deve tamb?m pontuar, na medida do poss?vel, os argumentos arrolados para a posi??o que escolhe acerca de tantas possibilidades de referir-se ao amor.
Professor, esse ? o momento que os alunos devem trabalhar o respeito pela opini?o alheia, mas, acima de tudo, saber identificar qual ? a opini?o alheia e com base em que ela se sustenta. ? poss?vel considerar coment?rios de todos os alunos da sala sobre a postagem, desde que pertinentes.
Professor, como o Facebook tem a op??o de reeditar os textos, a reedi??o quanto a inadequa??es da l?ngua padr?o poder?o ser feitos a qualquer instante. Como as postagens abaixo s?o recentes a essa publica??o de aula, ainda n?o foi poss?vel chegar, at? o momento, ?s corre??es necess?rias. Ser? a pr?xima etapa do trabalho com a sequ?ncia did?tica.
?
?
?
?
?
Para leitura do professor:
Artigos:
MURTA, C.; BRAGA, J. Facebook: uma experi?ncia no ensino e aprendizagem de Literatura. Dispon?vel em: http://www.pimpampum.net/bookr/index.php?id=48161 Acesso em 18 ago. 2013.
SOUZA, A.A.N.; SCHNEIDER, H. N. Aprendizagem nas redes sociais: colabora??o online na pr?tica de ensino presencial. Dispon?vel em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/43-870-1-ED.pdf Acesso em 18 ago. 2013.
Not?cia:
CASTRO, D. Redes sociais podem ser uma ferramenta no processo de aux?lio. Dispon?vel em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/02/redes-sociais-podem-ser-ferramentas-de-auxilio-no-processo-de-ensino Acesso em 18 ago. 2013.
Entrevista com Jo?o Mattar.
O uso das redes sociais na educa??o. Dispon?vel em: http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5487 Acesso em 18 ago. 2013.
Prezi:
Redes sociais de aprendizagem. Dispon?vel em: http://prezi.com/xw2zfvtyqxd8/redes-sociais-de-aprendizagem-uma-experiencia-no-ensino-de-ingles/ Acesso em 18 ago. 2013.
Aulas do Portal
Juventude virtual: os jovens e as redes sociais no Brasil. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39898 Acesso em 18 ago. 2013.
F?rum:
Uso de redes sociais na escola: criando Redes de Aprend?ncia Web 2.0 & Transdisciplinaridade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=122 Acesso em 18 ago. 2013.
A avalia??o ocorrer? qualitativamente durante o processo, por meio da observa??o do interesse e da participa??o dos alunos nas atividades. Em rela??o ? atividade de postagem de um texto no "Facebook" - que represente a opini?o do aluno quanto ? tem?tica amor - , o professor dever? avaliar a tese e a justificativa que a sustenta.