Portal do Professor

Início do Conteúdo

Auto-retrato em fotomontagem

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Utilizar uma técnica não-convencional de representação de si mesmo/a
  • Conhecer o que é e como se faz uma fotomontagem utilizando fotocópias (xérox) e realizar interferências sobre as mesmas
  • Ampliar o repertório, a capacidade expressiva e de criação através de recursos mais atuais e menos tradicionais de representação.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Termos: AUTO-RETRATO E FOTOMONTAGEM

Estratégias e recursos da aula

  • Pedir ao grupo que recolha em seus acervos de fotografias pessoais, aquelas que mais gostem de si mesmo/a, não importando a idade que apareça na foto.
  • Depois de fazer fotocópias das mesmas, recortar e colar sobre outra folha (branca)
  • Realizar interferências: cortando elementos, acrescentando desenhos e outras imagens retiradas de revistas, colorindo a fotocópia, ou seja, alterando a imagem original e recriando sobre ela uma nova.

Veja o trabalho abaixo, realizado por um aluno de 6º ano (5ª série):

Sugestão: Fazer uma exposição dos trabalhos em sala ou corredores

Recursos Complementares

  • Para saber mais sobre o termo FOTOMONTAGEM:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3870&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

  • Ver aula no Portal do Professor: "Auto-retrato na pintura"

Avaliação

Verificar se o/a aluno/a realizou a proposta, observando se alterou visualmente sua própria fotografia (fotocópia) e o entorno (fundo). Fazer uma avaliação oral sobre o grau de dificuldade, o quanto o/a aluno/a investiu para que o resultado fosse satisfatório. Caso não tenha obtido um resultado visual favorável, provocar uma conversa para que o/a próprio/a aluno/a faça uma auto-avaliação e tente detectar o que faltou, onde podia melhorar a produção, quais os fatores que levaram ao resultado insatisfatório, etc