Eliana Dias, Lazuita Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Dispon?vel em: <http://2.bp.blogspot.com/-JN1zrszGJ6U/T9spvGxb5WI/AAAAAAAAAm8/0aj9GanLpKo/s400/quebrando+o+gelo.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
?
Primeiramente o professor far? uma revis?o com os alunos sobre as vozes verbais, ressaltando as ideias de "sujeito agente" e "sujeito paciente".
Sugerimos que o professor comece a aula anotando no quadro o termo "Vozes verbais" ou "Vozes do verbo" e perguntando aos alunos sobre quantas e quais s?o as vozes verbais, e v? anotando no quadro alguns exemplos.
Para finalizar essa primeira atividade de revis?o, se o professor julgar necess?rio, seguem abaixo algumas sugest?es de p?ginas da internet, para que o professor imprima uma pequena revis?o sobre as vozes verbais.
Links para trabalhar vozes verbais:
Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/vozes-verbais.htm>. Acesso em 20 ago. 2013.
Dispon?vel em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php>. Acesso em 20 ago. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/02/23/300x400-leitura.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
?
Ap?s a ativa??o de conhecimentos pr?vios, o professor dividir? a turma em duplas para fazerem a leitura de um material muito rico, que traz uma proposta de leitura mais cr?tica das manchetes de jornais.
Trata-se do texto de autoria de Luzia Bueno, da Universidade S?o Francisco - USF.
Dispon?vel em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal4/comunicacoesPDF/32_manchetesBUENO.pdf>. Acesso em 20 ago. 2013.
?
O professor pedir? para que os alunos fa?am a leitura do texto individualmente, e depois que discutam em dupla e anotem no caderno alguns conceitos importantes presentes nesse material, fazendo um estudo dirigido do mesmo, atendendo as seguintes quest?es:
Ap?s a leitura e o fichamento do texto, o professor dever? discutir com os alunos um pouco mais sobre as no??es de papel tem?tico, partindo das respostas dos alunos ao question?rio sobre o texto. Al?m disso, ? importante anotar os exemplos criados pelos alunos no quadro negro, e discutir com a sala toda se os exemplos servem ou n?o para exemplificar cada um dos conceitos.
?
Dispon?vel em: <http://portalconectar.com/edit/albuns/artigos/8b6d3272ac88aeffd794c888be51c95c.jpg>. Acesso em 20 ago. 2013.
?
Os alunos dever?o fazer uma an?lise de manchetes de jornais nacionais ou regionais, tal como fez a autora do texto o qual eles fizeram o fichamento.
Para essa atividade o professor pode proceder de duas maneiras:
Caso o professor opte pela op??o 2 de levar os alunos para o laborat?rio de inform?tica para pesquisarem not?cias de jornais, selecionamos alguns sites de jornais eletr?nicos:
Dispon?vel em: <http://g1.globo.com>. Acesso em 20 ago. 2013.
Dispon?vel em: <http://www.r7.com>. Acesso em 20 ago. 2013.
Dispon?vel em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em 20 ago. 2013.
Dispon?vel em: <http://www.estadao.com.br>. Acesso em 20 ago. 2013.
?
Cada dupla dever? analisar pelo menos 8 manchetes diferentes, se poss?vel de pelo menos dois jornais distintos.
Os alunos dever?o em sua an?lise:
?
As duplas far?o uma apresenta??o para toda a classe de pelo menos duas an?lises feitas das manchetes, sendo que ao final de cada uma das an?lises, os colegas das outras duplas poder?o lan?ar interpreta??es outras sobre os pap?is tem?ticos do sujeito das manchetes, de forma a complementar a an?lise dos colegas.
Caso o professor se interesse, segue um material mais aprofundado sobre pap?is tem?ticos no link abaixo.
Dispon?vel em: <http://adalexfedalto.blogspot.com.br/2011/12/estudo-dos-papeis-tematicos-uma.html>. Acesso em 20 ago. 2013.
Ressaltamos que no ?tem "2.2.2.1. Tipos de pap?is tem?ticos" o autor traz uma rela??o de tipos de pap?is tem?ticos bem interessante e com exemplos, vale a pena conferir.
Os alunos ser?o avaliados processualmente, no decorrer de todas as atividades.
Pontualmente, o professor poder? avaliar os alunos por meio do fichamento do texto e por meio das an?lises que os alunos far?o das manchetes de jornais.