Portal do Professor

Início do Conteúdo

Retrato em tela

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Considerando o conceito de "retrato" nas artes visuais, criar uma pintura que tenha uma pessoa como tema.
  • Fazer um estudo preparatório sobre a/o modelo em suas características físicas, de acordo com a personalidade que se quer realçar da/o retratado.
  • Pesquisar cores, formas, texturas que valorizem o/a retratado.
  • Conhecer a técnica da pintura sobre tela

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

  • Depois de conversar sobre o tema da aula, propor que o grupo faça um esboço da pessoa a ser retratada, utilizando papel e lápis - o que permite alterações, caso haja mudanças de idéia ou erros
  • Sugestão de possíveis temas: pessoas da família, amigos e/ou amigas, ídolos (artistas, atletas, etc)
  • Deixar que cada aluno/a faça sua própria escolha, podendo discutir como será a representação durante a construção do esboço.
  • Acompanhar a construção do esboço, momento propício para dar orientações, esclarecimentos e ajudar a encontrar soluções mais individualizadas.
  • Ao ter o esboço pronto, o/a aluno/a pode transferir o desenho para tela (tomar os cuidados necessários para não danificar o material)
  • Iniciar a pintura após a primeira etapa concluída (pode-se usar: Guache, Têmpera ou Acrílica - preferencialmente tintas à base de água, por conta da secagem mais rápida)
  • As aulas de preparação do esboço tanto quanto a de preenchimento dos espaços na tela, são momentos importantes, pois durante as práticas, muitas dúvidas surgem assim como novas idéias, cabe a professora/ao professor acompanhar todas as etapas, auxiliando a quem necessitar.
  • Outros elementos podem se aderir à pintura, como colagem de areia, pedrinhas, folhas secas, retalhos, rendas, e outros
  • Motive o grupo a usar a criatividade, buscando outros materiais para serem misturados a tinta, obtendo uma pintura mais texturada e com relevos.

Avaliação

A avaliação pode ser feita em duas etapas: 1- Elaboração do esboço e 2- Acabamentos da pintura

É importante discutir com o grupo durante o processo de criação e produção, isso permite ter acesso às dúvidas e ajudar a encontrar soluções junto com alunos/as. Avaliar o processo é mais importante do que apenas o resultado final. Para isso é fundamental que as etapas da atividade se realize durante a aula, assim fica mais fácil perceber o andamento dos trabalhos, permitindo uma avaliação mais acertada de cada um/a.