Portal do Professor

Início do Conteúdo

OBSERVE E DESCUBRA: ONDE ESTÁ O MEU COLEGA?

Autor e Co-autor(es)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
  • Ampliar o conhecimento de letras do alfabeto;
  • Desenvolver a capacidade de espera;
  • Diferenciar imagem de escrita;
  • Sentir-se parte do processo educativo uma vez que o jogoda memória é construído com as fotos das crianças da turma.

Duração das atividades

2 AULAS de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de desenvolver a atividade em si é importante trabalhar com as crianças a compreensão e aceitação de regras de convivência, bem como regras de outros jogos infantis.

É importante ainda desenvolver atividades que ampliem a capacidade de concentração por meio de brincadeiras do tipo: o mestre mandou, atenção concentração.

Estratégias e recursos da aula

           

1° PASSO: O professor/a deve solicitar às famílias que enviem fotos das crianças em tamanho 3 x4. O professor/a também deve levar sua foto. Depois disso, o professor/a faz duas cópias ampliadas de cada foto e monta com as crianças um jogo de memória. Para isso, vai precisar de papel cartão para colar as fotos e o nome de cada criança impresso em letra tipo bastão. Assim,no jogo havera a foto e a escrita do nome de cada criança da turma. Plastifique e pronto! É só começar a brincadeira.


2° PASSO: Ao finalizar a confecção do jogo, o professor deve separar as peças formando dois jogos. Pode-se fazer um jogo apenas com as fotos das meninas, e outro com as fotos dos meninos. Ou pode-se usar outro critério apenas separando quantidades iguais de pares em cada jogo. Enumere o verso das peças (Jogo 1 e Jogo 2);


3° PASSO: Em roda converse sobre as regras do jogo, todos devem ter entendido e aceitado tais regras. Dispõe-se as peças do jogo e cada um na sua vez vai tentando formar os pares. É só aproveitar o entusiasmo da garotada.

JogodaMemória

Avaliação

A avaliação deve servir para perceber o desenvolvimento da criança, e também para retomar, sempre que possível, as regras e os procedimentos ao se observar que a criança ainda não domina o jogo.


Faça as seguintes indagações: As crianças têm interesse pelo jogo. Estão com o raciocínio e a capacidade de memorização mais aguçados?

Havendo interesse, disponibilizar o jogo a fim de construir com as crianças os conhecimentos desejados sempre com muito prazer e diversão.