Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Reconhecer a caracteriza??o da urbano-industrializa??o brasileira, a partir das d?cadas medianas do s?culo XX.
Identificar os denominados problemas urbanos, os fatores desencadeadores e as consequ?ncias para o bem estar das pessoas, com destaque para a mobilidade urbana.
Reconhecer experi?ncias brasileiras e internacionais bem sucedidas sobre a tem?tica da mobilidade urbana.
Urbaniza??o brasileira: conceito, caracteriza??o e hist?rico
Metropoliza??o: conceito, caracteriza??o e hist?rico
Problemas urbanos: diferencia??o entre problemas da cidade e problemas na cidade
Planejamento urbano: defini??o e instrumentos para viabiliza??o
Aula prevista para a 2? s?rie do ensino m?dio.
Atividade 1
O desenvolvimento desta aula se tornar? mais rico com a participa??o dos professores das disciplinas: F?sica e Matem?tica, Geografia, Sociologia, Hist?ria, L?ngua portuguesa e Artes. Considerando que muitas das solu??es de mobilidade urbana passam por estudos e equipamentos da ?rea das engenharias, e que a vida na cidade est? diretamente ligada ao esp?rito de comunidade, a interliga??o da disciplina de Geografia com Sociologia e Hist?ria ser? bastante estimulante. O professor de artes poder? contribuir no lay-out da socializa??o dos resultados, descrita na atividade 4.
Recomenda-se que a turma seja organizada num grande c?rculo, quando dever?o estar com o atlas geogr?fico em m?os para identificar a localiza??o espacial das principais metr?poles brasileiras e mundiais. O professor dever? projetar o v?deo Urbaniza??o brasileira, dispon?vel em https://www.youtube.com/watch?v=e9mLoMI6s5A.
A teleaula projetada tem a finalidade de complementar conceitos explicados anteriormente pelo professor e estimular um debate entre os alunos sobre a urbaniza??o brasileira, considerando o item estrutural da aula Conhecimentos pr?vios trabalhados pelo professor com os alunos. Ap?s o v?deo, o professor dever? estimular um di?logo dirigido, levando os alunos a opinarem sobre as informa??es relevantes que acabaram de assistir. O debate dever? responder questionamentos, como:
1- Qual ? a influ?ncia da industrializa??o no processo de urbaniza??o? 2- Quais transforma??es espaciais s?o provocadas pela urbaniza??o? 3- No Brasil, em que ?poca iniciou-se a intensifica??o do processo de urbaniza??o? 4- Por que em S?o Paulo e Rio de Janeiro protagonizaram o processo de metropoliza??o no pa?s? 5- Diz-se que polui??o atmosf?rica e da ?gua, congestionamento no tr?nsito, viol?ncia urbana, falta de moradia, precariedade ou insufici?ncia de transporte coletivo, insufici?ncia ou precariedade de leitos hospitalares e vagas nas escolas, entre outros fen?menos s?o t?picos das grandes cidades. Voc? concorda com essa afirma??o? Justifique sua resposta. 6- H? solu??o para os chamados problemas urbanos? Justifique sua resposta. |
Quadro 1: Questionamentos para interpreta??o do v?deo Urbaniza??o brasileira
A principal inten??o do debate ? sensibilizar e mobilizar os alunos para o tema da aula. Para isso, o professor dever? explorar a oralidade e a participa??o de todos, n?o havendo necessidade de registros escritos das argumenta??es. A s?ntese ocorrer? em momentos posteriores, cuja metodologia est? descrita na atividade 3.
Atividade 2
Entre as v?rias dimens?es da tem?tica da urbaniza??o, nessa aula ser? priorizada a mobilidade urbana. Para facilitar a compreens?o dos alunos sobre esse recorte, o professor dever? projetar o v?deo Mobilidade urbana, dispon?vel em http://www.conexaofutura.org.br/tag/mobilidade-urbana.
A socializa??o do conhecimento adquirido com as informa??es disponibilizadas no v?deo ocorrer? por meio de um debate semelhante ao ocorrido na atividade anterior: com a turma disposta em um grande c?rculo, estimulando a oralidade e a participa??o de todos. Os alunos dever?o relatar a sua experi?ncia em rela??o ? mobilidade urbana: como v?m para a escola, quais as condi??es do tr?nsito que enfrentam cotidianamente, as alternativas que podem adotar para reduzir o tempo no tr?nsito e a emiss?o de g?s carb?nico na atmosfera, entre outros aspectos.
Atividade 3
O professor dever? dividir a turma em oito grupos e, por sorteio, ser? distribu?do um tema para cada um deles. Os temas sugeridos procuram abordar quatro aspectos: 1- o desafio da mobilidade urbana em v?rias cidades, inclusive as que vivem os alunos (apresentando os problemas e as solu??es); 2- o planejamento urbano e suas ferramentas para a busca de solu??es; 3- a participa??o do cidad?o no esfor?o no esfor?o para minimiza??o dos problemas; 4- discuss?o te?rica que ajuda a compreender o fen?meno estudado, que se repete em v?rias cidades do mundo, sendo mais intenso, no entanto, nas metr?poles dos pa?ses pobres e em desenvolvimento.
?
Tema 1: Mobilidade urbana em S?o Paulo
A??es: Identificar a caracteriza??o da mobilidade urbana na cidade de S?o Paulo, destacando os desafios cotidianos enfrentados pela popula??o, as solu??es implementadas e aquelas ainda em estudo. Investigar o papel dos movimentos populares na busca da melhora na qualidade de vida dessa metr?pole. ? Fontes de pesquisa: Mobilidade urbana no munic?pio de S?o Paulo http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobilidade_urbana_no_munic%C3%ADpio_de_S%C3%A3o_Paulo Transporte/mobilidade urbana Jornal Futura 15/05/2013 - Empresas Mobilidade http://www.youtube.com/watch?v=RmwtUKSKhJs ? |
Tema 5: Movimento Passe Livre
http://luctasocial.blogspot.com.br/2013/06/carta-aberta-do-movimento-passe-livre.html A??es: Identificar o hist?rico do Movimento Passe Livre, suas estrat?gias de luta e suas conquistas. Identificar sua atua??o nas manifesta??es de junho de 2013. ? Fontes de pesquisa: Movimento Passe Livre Movimento Passe Livre S?o Paulo Carta aberta do Movimento Passe Livre ? presidenta Dilma Roussef http://luctasocial.blogspot.com.br/2013/06/carta-aberta-do-movimento-passe-livre.html ? ? ? |
Tema 2: Mobilidade urbana no Rio de Janeiro
A??es: Investigar a funcionalidade do Centro de Opera??es da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, destacando o papel das parcerias, das tecnologias da informa??o e do comprometimento do cidad?o na efic?cia do seu funcionamento. ? Fontes de pesquisa: Centro de Opera??es da Prefeitura do Rio de Janeiro http://www.youtube.com/watch?v=5Hwh2n6TKZs Centro de Opera??es Prefeitura Rio http://www.centrodeoperacoes.rio.gov.br/institucional ? ? ? ? ? ? |
Tema 6: Planejamento urbano
https://www.ufmg.br/online/arquivos/010443.shtml ? A??es: Definir planejamento urbano e sua aplica??o; sintetizar seu hist?rico no Brasil; identificar os instrumentos do planejamento urbano; reconhecer os agentes envolvidos na execu??o de um planejamento urbano. ? Fontes de pesquisa: Mobilidade Urbana: solu??es para o transporte p?blico no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=ZQApzsaSexk Rela??es entre clima e planejamento urbano ser?o abordadas em palestra na Escola de Arquitetura https://www.ufmg.br/online/arquivos/010443.shtml O Plano Diretor da UNICAMP: planejamento urbano e gest?o do uso e ocupa??o do solo do campus da Cidade Universit?ria ?Z.Vaz? http://sistemas.rei.unicamp.br/ggbs/conpuesp/posteres/201199172432.pdf ? ? |
Tema 3: Mobilidade urbana em Blumenau
http://meutransporte.blogspot.com.br/2012_03_27_archive.html A??es: Identificar a experi?ncia de Blumenau, como cidade de m?dio porte, destacando a caracteriza??o do plano de mobilidade urbana da cidade. Investigar o papel das redes sociais para mobiliza??o da popula??o local. ? Fontes de pesquisa: Pensar em mobilidade urbana em Blumenau Mobilidade urbana em Blumenau https://www.facebook.com/OsProblemasDaMobilidadeUrbanaEmBlumenau Projeto Blumenau 2050 http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/5/artigo224661-1.asp |
Tema 7: A privatiza??o da cidade
A??es: Investigar o que se entende por privatiza??o da cidade, identificando os agentes defensores e os agentes contr?rios a sua implanta??o. Investigar o que se entende por direito ? cidade. ? Fontes de pesquisa: Movimentos sociais protestam contra o que consideram "privatiza??o" do Rio de Janeiro Enclaves residenciais fechados: privatiza??o territorial e empobrecimento dos tecidos narrativos da cidade http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/viewFile/1383/1113 |
Tema 4: Mobilidade urbana em Nova Iorque
http://www.euvoudebike.com/2011/04/ny-promove-ciclovias-na-cidade/ A??es Identificar a experi?ncia de mobilidade urbana de Nova Iorque, destacando que ? poss?vel implantar sistemas inteligentes mesmo em cidades de grande porte. Identificar os agentes envolvidos no plano de mobilidade urbana daquela megal?pole. ? Fontes de pesquisa NY promove ciclovias na cidade http://www.euvoudebike.com/2011/04/ny-promove-ciclovias-na-cidade/ As cidades somos n?s ? desenhando a mobilidade do futuro http://www.ascidadessomosnos.org/nova-york.html Espa?o, tr?nsito e linguagem nas ruas de Nova York Dispon?vel em http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/download/452/218 ? |
Tema 8: A mobilidade urbana em minha cidade
http://mobilizadores.blogspot.com.br/2011/04/uma-cidade-aquem-das-possibilidades.html A??es: Identificar caracter?sticas da mobilidade urbana da cidade em que vive; entrevistar cidad?os, autoridades e especialistas sobre a qualidade dos equipamentos de mobilidade urbana local. Efetuar um registro fotogr?fico dos pontos cr?ticos e das solu??es locais referentes ? tem?tica da mobilidade urbana. ? Fontes de pesquisa: Mobilizadores sociais de Riach?o de Jacu?pe http://mobilizadores.blogspot.com.br/2011/04/uma-cidade-aquem-das-possibilidades.html Uma cidade melhor s? depende de voc? http://www.nossasalvador.org.br/site/colunas/242-uma-cidade-melhor-so-depende-de-voce |
?
Atividade 4
Os alunos dever?o socializar suas pesquisas por meio de cartazes fixados no mural da escola. Os cartazes poder?o ser montados em cartolinas brancas ou em papel pardo, simulando banners apresentados em encontros e congressos. Cada cartaz dever? conter t?tulo, nome dos participantes, resumo com os objetivos e metodologia utilizada na investiga??o, imagens ilustrativas no desenvolvimento do conte?do, conclus?o do grupo e fontes de pesquisa.
O grupo respons?vel pelo tema 8 dever? montar e expor as imagens fotografadas em sua pr?pria cidade, como indicado no quadro 2. A coordena??o de ?rea e a dire??o da escola poder?o contribuir disponibilizando a impress?o das imagens na secretaria, para assim, reduzir os custos dos alunos.
O professor poder? combinar com outros colegas a intera??o dos seus alunos com os de outras turmas que n?o desenvolveram o trabalho para que possam expor seus cartazes e explicar seus resultados.
A partir da defini??o de crit?rios de avalia??o, o professor poder? convidar outros colegas para atuarem como avaliadores da performance de seus alunos. A seguir, apresenta-se uma sugest?o de crit?rios de avalia??o.
Dom?nio de conte?do |
Espontaneidade durante as apresenta??es: argumenta??o, gestos, dom?nio da linguagem oral |
Comunica??o interpessoal: intera??o com os ouvintes |
Cartazes: clareza, objetividade, ilustra??o, dom?nio da norma culta da l?ngua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Aluno 1 .......................... |
? |
? |
? |
Aluno 2 ............ (e assim sucessivamente, at? completar os alunos de cada grupo) |
? |
? |
? |
Quadro 3: Sugest?o de crit?rios de avalia??o
Cada professor envolvido receber? uma pequena planilha por grupo, com os crit?rios estabelecidos. Obs: Esta planilha dever? ser elaborada considerando o n?mero de alunos por grupo. Apesar de um pouco mais trabalhosa, essa pr?tica demonstra maior preocupa??o com o desempenho de cada aluno, e permite que ele se veja como sujeito.
Esta aula poder? ser encerrada com uma produ??o textual. O professor dever? propor que cada grupo redija uma carta a diferentes personagens envolvidos com a tem?tica da mobilidade urbana: prefeito, vereadores, engenheiros, usu?rios do transporte urbano, motoristas, mendigos, garis, estudantes, empres?rios, artistas, entre outros. Poder? ainda sugerir situa??es para uso de prosopopeias, com a ajuda de um professor de l?ngua portuguesa, como um di?logo entre: a ponte, a avenida, a pra?a, o ar, o rio que corta a cidade. Poder? ainda sugerir situa??es para uso de prosopopeias, como um di?logo com a ponte, a avenida, a pra?a, o ar, o rio que corta a cidade. Com esse recurso de linguagem pretende-se criar situa??es para que os alunos percebam a dimens?o subjetiva que existe nas rela??es entre as pessoas e as coisas. Nessa carta o redator dever? destacar os desafios da mobilidade urbana e o papel de cada um na busca de solu??o.
Informa??es sobre prosopopeia como figura de linguagem e seu uso como recurso did?tico podem ser acessados em http://www.infoescola.com/linguistica/prosopopeia/.
Educa??o e corresponsabilidade social http://www.criancascriativas.com.br/site/corespsoc.pdf
Matriz de refer?ncias do ENEM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
O di?logo coloca-se como recurso mediador fundamental nas rela??es de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a participa??o dos alunos e o seu envolvimento na tem?tica em estudo devem ser considerados pelo professor.
Em rela??o ?s apresenta??es dos alunos, o professor dever? considerar o conte?do apresentado e as express?es de comunica??o: fala, gestos, espontaneidade, intera??o, entre outras.