Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Identificar contextos pol?tico-econ?mico-sociais que desencadeiam manifesta??es de insatisfa??o de pessoas no Brasil e em outros pa?ses, em diferentes momentos hist?ricos.
Relacionar manifesta??es populares recentes no Brasil e no exterior aos conceitos de cidadania, democracia e participa??o popular.
Comparar semelhan?as e particularidades que marcam algumas das manifesta??es populares, destacando o papel das tecnologias da informa??o nas atuais formas de mobiliza??o.
Reconhecer e analisar de forma cr?tica, o papel das tecnologias da informa??o nas atuais formas de mobiliza??o.
Manifesta??es e protestos: defini??o
Movimentos sociais: defini??o e hist?rico
Movimentos socioespaciais e movimentos socioterritoriais: defini??o
Aula sugerida para a 2? ou 3? s?rie do ensino m?dio.
Atividade 1
A participa??o dos professores de Hist?ria, Sociologia, L?ngua portuguesa e Filosofia ser? muito significativa para o enriquecimento desta aula.
Esta atividade objetiva sensibilizar e mobilizar os alunos para a tem?tica a ser estudada. O professor dever? propor que acessem seus aparelhos de telefonia m?vel para uma consulta r?pida sobre as manifesta??es populares ocorridas em junho de 2013, em v?rias cidades brasileiras. Algumas sugest?es de fontes de acesso s?o: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/130619_protestos_quarta.shtml e http://blogs.estadao.com.br/estadao-urgente/pais-tem-mais-um-dia-de-protestos-em-sp-atos-prejudicam-transito-na-avenida-paulista/.
Se n?o for poss?vel o acesso ? internet por meio de um dos aparelhos, o professor dever? imprimir algumas mat?rias e distribu?-las aos alunos ou distribuir jornais e revistas, em quantidade suficiente, a todos os alunos da sala. As fontes poder?o ser variadas, uma vez que se pede o acesso a mat?rias jornal?sticas. A leitura poder? ser feita em voz alta (se a not?cia for ?nica), intercalando os alunos leitores, de modo a estimular a participa??o de todos, ou por meio de um trabalho em grupo.
Ap?s as leituras, os alunos dever?o responder as seguintes quest?es, cujas respostas ser?o anotadas no caderno:
1- Onde, quando e como se iniciaram as primeiras manifesta??es? 2- Em quantas cidades brasileiras elas ocorreram? 3- Qual o n?mero estimado de participantes dessas manifesta??es? 4- Quais foram as principais formas de mobiliza??o utilizadas pelos manifestantes? 5- Quais eram as principais reivindica??es dos manifestantes? 6- Quais s?o as principais fontes geradoras de informa??o acessadas para as respostas dessas perguntas? |
Quadro 1:Questionamentos para sensibiliza??o e mobiliza??o da turma
A socializa??o dos resultados acontecer? por meio de di?logo, quando o professor dever? estimular a participa??o de todos.
Atividade 2
Por se tratar de um fen?meno em curso, ? natural a dificuldade para compreens?o dos m?ltiplos aspectos que o envolvem. A leitura e interpreta??o de artigos produzidos por especialistas na tem?tica das manifesta??es e dos movimentos sociais contribuem para facilitar essa compreens?o. Assim, esta aula tem como base a entrevista realizada com a professora e pesquisadora Maria da Gl?ria Gohn, denominada ?Ap?s atos, governo n?o tem interlocutores?, dispon?vel em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/521933-apos-atos-governo-nao-tem-interlocutores.
Objetivando levar os alunos a compreender as coloca??es da pesquisadora, o professor dever? propor a interpreta??o do texto por meio da elabora??o de um mapa conceitual. A defini??o e caracter?sticas dos mapas conceituais como recurso de aprendizagem podem ser acessadas em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
?
O professor dever? propor a forma??o de grupos de quatro pessoas. Ele dever? entregar uma c?pia impressa do texto base para cada grupo ou solicitar que acessem o link da entrevista no laborat?rio de inform?tica. Cada grupo dever? elaborar um mapa conceitual.
Para facilitar a interpreta??o do texto e a elabora??o dos mapas conceituais, o professor dever? entregar um roteiro aos alunos, como sugerido no quadro 2.
Elabora??o de mapa conceitual - Desenvolvimento da atividade 1- Salve o arquivo ?Ap?s atos, governo n?o tem interlocutores? (entrevista com Maria da Gl?ria Gohn).O trabalho ser? feito com base nele. 2- Leia o texto para responder as quest?es propostas. 3- Elabore um questionamento desencadeador do seu mapa conceitual. Lembre-se: h? v?rios modelos de mapas conceituais. 4- O seu mapa deve conter as seguintes informa??es: a- Manifesta??es de junho de 2013 ? diferen?as dos movimentos de 1968 e 1990 b- Tend?ncias: o que essas manifesta??es t?m a dizer aos governantes e aos pensadores/intelectuais que estudam os movimentos sociais. c- Motivos latentes. d- Perfil dos manifestantes. e- Estopim das manifesta??es. e- Explica??es da pesquisadora entrevistada para as manifesta??es. f- Manifesta??es brasileiras ? semelhan?as com as manifesta??es do Oriente mu?ulmano, Estados Unidos e Europa. g- Locais das manifesta??es. h- Formas de mobiliza??o. i- Particularidades das manifesta??es brasileiras. j- Outros aspectos. |
Quadro 2: Orienta??es para elabora??o de um mapa conceitual Gil, Izabel Castanha (Org.)
Os mapas dever?o ser elaborados em Power point e apresentados ? sala. ? medida que cada grupo exp?e o seu trabalho estar?o, simultaneamente, expondo a interpreta??o do texto, onde se encontram interessantes explica??es sobre as manifesta??es de junho de 2013, no Brasil.
Ao final das apresenta??es, o professor dever? fazer uma explana??o geral, esclarecendo d?vidas sobre um fen?meno ainda em movimento. Nesse momento, ele poder? estabelecer rela??o entre os diversos temas propostos para as investiga??es, facilitando aos alunos a compreens?o hist?rica das lutas pela cidadania. A participa??o dos professores de Hist?ria e Sociologia dar? valiosa contribui??o a essa atividade.
?
Atividade 3
Esta atividade objetiva ampliar a compreens?o dos alunos acerca do tema estudado, comparando as manifesta??es de junho de 2013, com outras manifesta??es citadas no texto, tanto no Brasil quanto no mundo. O professor dever? propor a forma??o de grupos e, por meio de sorteio, os temas propostos no quadro 3 ser?o distribu?dos. Cada grupo desenvolver? um dos temas. Para essa atividade, o n?mero de alunos por grupo ser? proporcional ao tanto de temas sugeridos.
Grupo 1: Revolu??o Francesa, de 1789
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm Identificar o contexto hist?rico que motivou a revolta da popula??o francesa, resultando num evento que promoveu mudan?as estruturais na organiza??o pol?tica e social n?o s? da Fran?a, mas em grande parte dos pa?ses. Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes, suas estrat?gias de luta e a rea??o do governo franc?s institu?do ?quela ?poca. Identificar influ?ncias da Revolu??o francesa no Brasil. ? Fontes de pesquisa: Revolu??o francesa http://aprovadonovestibular.com/revolucao-francesa-%E2%80%93-causas-resumo.html Revolu??o francesa: a revolta que derrubou a nobreza e alterou o rumo da hist?ria Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? |
Grupo 6: Manifesta??es na Europa s?culo XXI
http://jpn.c2com.up.pt/2013/05/31/que_se_lixe_a_troika_a_europa_aderiu_a_ajuda_externa.html Identificar o contexto hist?rico-econ?mico-pol?tico recente vivenciado pela popula??o de v?rios pa?ses europeus, resultando em manifesta??es populares. Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes, suas estrat?gias de luta e a rea??o dos governos desses pa?ses ?s manifesta??es. Identificar a influ?ncia desse movimento em pa?ses n?o europeus. ? Fontes de pesquisa: Portugueses participam de nova manifesta??o internacional contra austeridade na Europa Mais de 100 cidades da Europa ser?o palco de manifesta??es anti-troika Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? |
Grupo 2: Primavera de 1968
http://kidsgotheart.wordpress.com/2011/04/24/sejamos-realistas-facamos-o-impossivel/ Identificar o contexto hist?rico que engendrou as manifesta??es de 1968, atingindo v?rios pa?ses europeus. Identificar as estrat?gias de luta da popula??o indignada e a rea??o dos governos contra essas manifesta??es. Identificar a influ?ncia desse fen?meno no Brasil. ? Fontes de pesquisa: 1968: A revolu??o inesperada http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968.htm Juventude e Rebeldia entre 1967-1968: rejei??o ao estabelecido http://lemad.fflch.usp.br/node/284 Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? ? ? |
Grupo 7: Movimento Occupy Wall Street
Identificar o contexto hist?rico-econ?mico-pol?tico que desagrada grande parte da popula??o norte-americana, resultando no movimento denominado Occupy Wall Street. Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes, suas estrat?gias de luta e a rea??o dos segmentos criticados pelos manifestantes. Identificar a influ?ncia desse movimento em outros pa?ses. ? Fontes de pesquisa: Ocupando wall street http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?home_id=127&alterarHomeAtual=1 ?A globaliza??o ? uma nova forma de coloniza??o? http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18681 Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? ? |
Grupo 3: Movimentos feministas
http://parfumdefemmefeministe.blogspot.com.br/2010/08/origem-e-significado-do-movimento.html ? Identificar as origens hist?ricas e os principais pa?ses onde ocorreram os primeiros movimentos feministas. Identificar as estrat?gias de luta das mulheres que os protagonizaram, bem como as retalia??es sofridas por essas manifestantes. Identificar a influ?ncia desses movimentos no Brasil. ? Fontes de pesquisa: Feminismo http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/ Os movimentos feministas e a constru??o de espa?os institucionais para a garantia dos direitos das mulheres no Brasil http://www.ufrgs.br/nucleomulher/arquivos/os%20movimentos%20feminismtas_cyntia.pdf Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? |
Grupo 8: Movimentos recentes no Oriente M?dio: Egito
http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130710-egito ? Identificar o contexto hist?rico-econ?mico-pol?tico que desagrada grande parte da popula??o eg?pcia, resultando em manifesta??es populares, que j? duram alguns anos. Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes, suas estrat?gias de luta e a rea??o dos governos que se sucederam ?s manifesta??es. Identificar a influ?ncia e a rea??o desse movimento em outros pa?ses ?rabes e em pa?ses de outros continentes. ? Fontes de pesquisa: Entenda as causas dos conflitos no Egito http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130814_entenda_tumultos_egito_an.shtml Egito: novas dimens?es dos movimentos sociais http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17374 Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm |
Grupo 4: Manifesta??es de 1968 no Brasil
http://ninaspub.blogspot.com.br/2013/06/protestos-no-brasil-o-gigante-acordou.html Identificar o contexto hist?rico que motivou as manifesta??es populares no pa?s, em 1968. Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes, suas estrat?gias de luta e a rea??o do governo ditatorial brasileiro frente ?s manifesta??es populares. Identificar conquistas do movimento e como podem ser reconhecidas hoje. ? Fontes de pesquisa: Movimento estudantil de 1968 representa luta contra opress?o no mundo, diz professora http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u397995.shtml 1968: O ano que n?o terminou http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1090 Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? |
Grupo 9: Conflitos na L?bia
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/conflito-na-libia-em-2011.html Identificar o contexto hist?rico-econ?mico-pol?tico que desagradou grande parte da popula??o l?bia, resultando em manifesta??es populares, que derrubaram o governo ditatorial de Amuar Kadafi . Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes, suas estrat?gias de luta. Identificar a influ?ncia e a rea??o desse movimento em outros pa?ses ?rabes e em pa?ses de outros continentes. ? Fontes de pesquisa: Conflitos na L?bia http://escoladegeografia.wordpress.com/2011/09/25/conflitos-na-libia/ Revolta ?rabe http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/grandes-guerras/revolta-arabe/ Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? ? |
Grupo 5: Movimento das Diretas J? e Fora Collor
http://pnld.moderna.com.br/2012/04/16/o-movimento-das-diretas-ja/ http://itapoapordentro.blogspot.com.br/2012/08/caras-pintadas-eles-foram-as-ruas-para.html Identificar o contexto hist?rico que motivou as manifesta??es populares no pa?s, a partir da Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Identificar os motivos que resultaram no movimento pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, em 1990. Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes dos dois momentos, suas estrat?gias de luta e a rea??o dos governos da ?poca frente ?s manifesta??es populares. Identificar conquistas desses movimentos e como podem ser reconhecidas hoje. ? Fontes de pesquisa: Diretas j? http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/diretas-ja/ Fora Collor http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/fora-collor/ Movimento Cara pintada 2011 http://movimentocarapintada2011.blogspot.com.br/2011/02/origem-do-movimento-os-caras-pintadas.html Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? |
Grupo 10: Manifesta??es contra a OMC
http://www.midiaindependente.org/eo/red/2001/11/10454.shtml Identificar as principais contrariedades que mobilizaram manifestantes de v?rios pa?ses reunidos em Seatle, nos Estados Unidos, em 1999, e em outros pa?ses, nos anos seguintes. Identificar o perfil socioecon?mico dos manifestantes, suas estrat?gias de luta e a rea??o dos governos dos segmentos criticados. Identificar os motivos que fazem do McDonald?s um dos principais alvos dos protestos. Identificar conquistas desses movimentos e como podem ser reconhecidas hoje. ? Fontes de pesquisa: Manifesta??es contra o encontro da OMC em Seattle http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesta%C3%A7%C3%B5es_contra_o_encontro_da_OMC_em_Seattle Em protesto global, organiza??es denunciam viola??es trabalhistas do McDonald?s Movimentos sociais: breve defini??o http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm ? ? ? |
Quadro 3: Manifesta??es sociais: temas para pesquisa em grupo GIL, Izabel Castanha (Org.)
Atividade 4
Os alunos dever?o socializar suas pesquisas por meio de v?deos elaborados com seus aparelhos de telefonia m?vel. O professor dever? estimular a criatividade dos mesmos, orientando para que criem diferentes situa??es: v?deo aula, entrevista com professores de hist?ria, sociologia ou geografia, entrevista com pessoas que participaram de alguns dessas manifesta??es, linha do tempo ilustrada com imagens, talk show com a participa??o dos pr?prios membros do grupo representando especialistas, manifestantes, governantes e outros segmentos envolvidos, entre outras formas de socializa??o do conhecimento adquirido durante as investiga??es.
Cada v?deo dever? ter, no m?ximo, oito minutos de apresenta??o, sendo a capacidade de s?ntese um dos elementos priorizados na avalia??o qualitativa do trabalho.
Com a contribui??o dos colegas de hist?ria, sociologia e filosofia, poder?o ser selecionados alguns v?deos para apresenta??es a outras turmas. Com apoio da coordena??o pedag?gica e da dire??o da escola, poder? ser criado um momento cultural para essa apresenta??o, criando um momento especial na escola. A escolha das turmas e da data do evento tamb?m ser? feita em parceria com os colegas.
Ao final da sess?o de v?deos, poder? ser criado um momento para debates. Prop?e-se a forma??o de uma mesa composta por alunos representantes dos diferentes temas. Esses alunos dever?o ser indicados pelos pares e apoiados pelos professores, que complementar?o algum questionamento feito pelos colegas participantes.
O encerramento da aula dever? ser feito com a produ??o textual dos alunos envolvidos. A reda??o dever? ser individual, sob o tema Manifesta??es e movimentos sociais ao longo do tempo: o que muda e o que permanece com a influ?ncia das tecnologias da informa??o. O professor de l?ngua portuguesa poder? dar valiosa contribui??o orientando os alunos na elabora??o desta tarefa.
O texto com cerca de trinta linhas dever? ser redigido no estilo narrativo-dissertativo e servir? de indicador acerca da percep??o e apreens?o dos principais conceitos por parte dos alunos. A partir das leituras, o professor observar? a necessidade de interfer?ncia ou esclarecimento sobre algum equ?voco ou defasagem conceitual dos alunos escritores.
Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribui??o te?rica para uma leitura geogr?fica dos movimentos sociais: http://www2.fct.unesp.br/nera/revistas/06/Fernandes.pdf
Uso pedag?gico do telefone m?vel http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/
V?deos pedag?gicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
O professor dever? estar atento ? participa??o, interesse, coopera??o, e pontualidade dos alunos. A produ??o textual, bem como o conte?do e a forma apresentados no v?deo tamb?m servir?o de elementos qualitativos a serem considerados na avalia??o.