Portal do Professor

Início do Conteúdo

Explorando os fatos fundamentais através de estratégias de compras.

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver estratégias de equivalência.

- Desenvolver a capacidade de estimar resultados, de relacionar o conteúdo com outros conteúdos matemáticos e com seu cotidiano.

- Desenvolver o raciocínio lógico, cálculo mental, bem como habilidade em manipular/trabalhar com o sistema monetário.

Duração das atividades

5 horas/aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades far-se-á necessário conhecimentos sobre adição e subtração de números naturais. O professor verificará possíveis dificuldades existentes, propondo atividades complementares auxiliando-os a apropriarem-se destes conhecimentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividades em sala de aula nas quais os alunos atuam em transações comerciais é uma prática adotada por muitos professores. Esta proposta diferentemente das demais, prioriza a preocupação do professor em identifcar como as crianças lidam com as situações problema durante o processo envolvendo estas transações, nesse caso, o campo aditivo: a adição e a subtração.

A proposta de aula esta estruturada de modo a definir uma seqüência lógica que possui dois momentos divididos da seguinte forma:

Parte I

Material necessário para esta etapa: brinquedos e objetos que possam participar das vendas e “cédulas de dinheiro” (sem valor comercial).

Para iniciar o trabalho, estabeleça um diálogo com a sala,investigando os conhecimentos prévios sobre o assunto trabalhado. Explique qual a atividade vai ser desenvolvida e como serão realizadas as vendas. Informe aos pais sobre a proposta de fazer um brechó e peça que mandem pelo menos um objeto a ser comercializado.  

Oriente a turma a selecionar o material arrecadado, depois proponha aos alunos que façam sugestões de preços.

Neste momento o professor poderá questionar as sugestões da sala:

Você acompanha a sua família na hora de fazer compras?

Já comprou alguma coisa com seu dinheiro?

Será que este produto custa só isso?

Será que esta mercadoria é tão cara assim?

Você já comprou algo igual com a sua mãe?

Ao final destes questionamentos, todos os brinquedos possuirão etiquetas com preços.

Prepare a sala de modo similar a um comércio, divida os alunos em grupos de compradores e comerciantes, distribua as cédulas e um bloco de papel onde os alunos devem registrar as suas compras, anotações, conclusões e cálculos.

Autorize a sala a iniciar as compras.

A utilização do sistema monetário nas transações comerciais, possibilita aos estudantes o desenvolvimento de diferentes estratégias:

Memorização: Nos primeiros cálculos, o aluno terá necessidade de registrar as transações, mas posteriormente chegará automaticamente ao resultado, sem fazer uso do papel para efetuar a operação. Este é um recurso que o professor deve explorar muito com seus alunos, para que posteriormente eles desenvolvam habilidade com os cálculos.

Equivalência: Durante as compras, as crianças encontram à quantia cobrada utilizando cédulas de diferentes valores.

Algumas combinações que alunos podem utilizar para encontrar trinta e seis reais:

undefined

Recursos Complementares

www.cienciahoje.pt/

Avaliação

Nas anotações feitas pelos alunos, serão considerados prioritariamente, o raciocínio e o desenvolvimento da criança, sem que o certo e o errado estejam atrelados. As formas de avaliação estarão presentes durante todas as atividades desenvolvidas na aula, considerando a participação dos alunos, das suas construções, das discussões de grupo, da apresentação do relatório, além das anotações realizadas pelo professor durante todo esse processo.