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Introdu??o ? Filosofia

Autor e Co-autor(es)

ROSANGELA MENTA MELLO imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Filosofia L?gica e filosofia geral: problemas metaf?sicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta atividade de introdu??o ao estudo da Filosofia os estudantes v?o poder distinguir o pensamento filos?fico do senso comum, estabelecendo rela??es com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia e sua import?ncia na hist?ria da humanidade.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO



Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre a filosofia. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?



2. PROBLEMATIZAÇÃO:



Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções sobre o que seja Filosofia. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:

• Dimensão filosófica: O que é filosofia? Existem várias maneiras de pensar a filosofia? Existe uma classificação para as formas de pensar?
• Dimensão histórica: Quando surgiu a filosofia? Qual a importância da filosofia para a humanidade?
• Dimensão social: Qual o papel da filosofia na sociedade brasileira, em minha comunidade, na escola?
• Dimensão científica: Existe relação entre o pensamento filosófico e a ciência?


3 INTRUMENTALIZAÇÃO:



Passe este pensamento no quadro de giz:

"Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto, de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos..." (DESCARTES apud COTRIN, 1999, p. 47)

Vamos discutir esse pensamento de Descartes:

• Quem concorda com ele?
• O que o levou a concordar ou discordar?
• Porque esta angústia nos invade os pensamentos? Essa incerteza sobre o que é ou não certo?
• A humanidade sempre teve a mesma forma de pensar?
• Como evolui o pensamento?
• Qual a relação do pensamento do senso comum com o filosófico?

Vamos assistir o ví deo do Youtube, sobre "O que é Filosofia", apresentado pelo Prof. Paulo Ghiraldelli, disponível em http://br.youtube.com/watch?v=fGxrFw9RBQk

• Diante da apresentação do Filósofo, o que é Filosofia?
• Como nos distanciamos do mundo para compreender se nos preocupamos com coisas banais ou não?
• Quem pode filosofar? Todos nós ou apenas os filósofos?
• Quantas vezes nos espantamos diante de tantos problemas da sociedade?
• Como o personagem "Mafalda" nos leva a pensar, será que não estamos esperando algo muito complexo da Filosofia?

Estas discussões certamente vão levar os estudantes a perceberem que todos nós, de certa forma, temos um princípio de filosofia em nossos pensamentos, mas nos falta o conhecimento para que possamos argumentar sobre nossa opinião de forma mais consistente.

À medida que o ser humano passa a conhecer a evolução do pensamento do homem, suas principais idéias, correntes teóricas, a relação do pensamento com o momento histórico-cultural, vamos compreendendo a organização do mundo atual.

Quando Ghiraldelli nos chama a atenção para a desbanalização do banal, ele propõe uma iniciação filosófica acessível a qualquer nível de estudante.

Precisamos refletir sobre nossas idéias:

  • Será que não somos carregados de preconceitos?
  • O nosso orgulho e vaidade nos deixa refletir sobre o que concebemos como certo ou errado?
  • A dúvida é importante?

Voltando um pouco nas questões levantadas na problematização, proponha aos estudantes uma atividade de pesquisa on-line, utilizando a metodologia de webquest, sugerimos ao professor esta metodologia, pois possibilita o estudante seguir um roteiro de sites, pré-selecionados por você, de forma que estes não se percam diante de tantas informações na internet, organize a tarefa e as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site da Escolabr http://www.escolabr.com/portal/modules/planet/ para criar e postar sua webquest em http:// www.livre.escolabr.com/ferram entas/wq/ , onde há orientações para esse processo, e o site é gratuito. Você poderá utilizar a webquest “Introdução à filosofia” ou criar uma de acordo com as necessidades de sua turma.

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Lembre-se de sempre solicitar aos estudantes que registrem em seus cadernos suas idéias, por mais banais que possam parecer, desde o início das atividades, como se fosse um diário, pois é apartir delas que ele perceberá o quanto mudou sua forma de pensar, quais os conteúdos mais significativos desta aula. É uma forma de se auto-avaliar, posteriormente.

  

Atividade de aprofundamento teórico:



Sites:

 

 

4 CATARSE:



É chegado o momento em que o aluno expressa a solução encontrada no problema inicial. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexões sobre o tema proposto.


5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:



A questão do pensar filosoficamente é um tema que merece ser discutido e entendido por todos. É muito importante, neste momento, que cada indivíduo faça uma reflexão sincera e expresse suas idéias.

Vamos pesquisar os provérbios, frases e ditos populares mais comuns e relacioná-los com o com os preconceitos existentes, ditos do senso comum e o conhecimento filosófico.
 

Pense:

  • O que podemos fazer para despertar a consciência crítica nas pessoas?
  • Como podemos levar a nossa comunidade perceber que temos muitas idéias equivocadas?
  • Vamos organizar cartazes fazendo nossas proposições?

 

Visite os sites abaixo:


• Provérbios classificados por categorias: http://www.pititi.com/passatempos/proverbios/proverbios.htm
• Ditos populares ilustrados: http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm
• Perguntas cretinas: arquivo de ditados populares: http://www.perguntascretinas.com.br/piadas/humor/ditados-populares/
• Ditos populares e seus significados: http://www.geocities.com/sylviosalema/filhos_do_rei/frases.html
• Entendendo os ditos populares: http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=1258


REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA



COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: ser, saber e faz er. São Paulo: Saraiva, 1999.

 

AUTO-AVALIAÇÃO

 

Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-ava liação e indique o nível em que se en quadra. É opcional colocar valores em cada nível.

Como você, situa-se diante das seguintes questões?

INICIANTE: 4,0 pontos - Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas

APRENDIZ: 6,0 pontos - Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos.

PROFISSIONAL: 8,0 pontos - Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo a concepção de vários filósofos e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema.

MESTRE: 10,0 pontos - Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo a concepção de vários filósofos e apresentou argumentos sensacionais para fundamentar sua opinião sobre o tema

 

Recursos Complementares

EscolaBr: Site que disponibiliza muitas webquest: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/ Minist?rio da Educa??o: Webquest: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php Gilian Cristina Barros ? Artigo sobre Webquest: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf

Avaliação

A avalia??o ser? realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o processo de forma??o de conceitos nos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos propostos e uma mudan?a de postura frente aos problemas levantados, no que se refere ? supera??o de id?ias do senso comum para a dimens?o filos?fica. O professor acompanhar? a leitura das produ??es dos estudantes, fazendo as interven??es necess?rias, sugerindo leituras e a retomada de conte?dos, se necess?rio.