Cl?udia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as rela??es sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Biotecnologia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Controle Ambiental |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Meio Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Verificar a presen?a das leveduras, fungos unicelulares, no fermento biol?gico e sua a??o no crescimento da massa de p?o.
Caracter?sticas gerais dos seres vivos pertencentes ao Reino Fungi.
As atividades propostas para esta unidade demandar?o 6 (seis) aulas de 50 minutos, distribu?das da seguinte maneira:
Uma aula de 50 minutos no laborat?rio de Biologia/Ci?ncias para a observa??o microsc?pica; uma aula de 50 minutos no primeiro hor?rio de seu turno em espa?o dispon?vel para prepara??o da massa de rosca e onde possam retornar durante outros hor?rios de aula, ou recreio, de seu turno para observa??o do crescimento da massa; uma aula de 50 minutos no ultimo hor?rio do seu turno para a degusta??o; duas aulas de 50 minutos para a discuss?o, elabora??o do relat?rio em grupo e avalia??o. Uma aula de 50 minutos para o fechamento, pela professora, da atividade realizada e explica??es/esclarecimentos sobre o tema proposto.
As estrat?gias e recursos ser?o descritas ao longo desse documento, a partir daqui, com coment?rios da autora em destaque.
Sugest?es para a elabora??o do roteiro da atividade.
? importante que todos/as os/as alunos/as recebam um roteiro das atividades e que ele seja colado no caderno. Na medida em que forem desenvolvendo as atividades, os/as alunos/as dever?o ir fazendo seus registros individuais para a elabora??o de um relat?rio final, em grupo.
Al?m do cabe?alho, contendo dados da escola, aluno/a, grupo formado, valor da atividade etc., sugiro que haja as instru??es e os itens inerentes a cada uma das atividades: materiais, procedimentos, discuss?o.
Instru??es:
Aula 1
ATIVIDADE 1- OBSERVANDO LEVEDURAS ? Local: laborat?rio de Ci?ncias
Material: L?minas, lam?nulas, canudinhos e mistura preparada de ?gua, a??car e fermento biol?gico.
PROCEDIMENTO
a) Pegue uma l?mina de vidro e coloque sobre ela, usando o canudinho, uma gota da mistura j? preparada.
b) Cubra a l?mina com a lam?nula e observe ao microsc?pio.
Fa?a o desenho das leveduras observadas.
DISCUSS?O (sugest?o de quest?es a serem abordadas)
a) O que s?o as leveduras?
b) Durante a observa??o das leveduras ao microsc?pio, o que mais chamou a sua aten??o?
c) Qual foi o motivo da utiliza??o do a??car na mistura?
Nas fotos a seguir, momentos da aula de microscopia.
Se a escola n?o tiver microsc?pio poder?o ser usadas imagens oriundas de outros meios, dentre eles os livros e a internet. Sugest?o: http://www.museudavida.fiocruz.br/publique/media/leveduras.gif . O importante ? que haja essa visualiza??o que, usando a microscopia, ? mais significativa.
No final dessa aula, orientar os/as alunos/as para a realiza??o da atividade 2 , esclarecendo o que devem fazer em casa e o material que devem traze r na pr?xima aula para a confec??o das ros quinhas. Eles prec isam de um tempo para discutirem e distribuirem tarefas no grupo.
Aulas 2 e 3
ATIVIDADE 2 - M?O NA MASSA
PREPARANDO UMA MASSA DE P?O. Local: laborat?rio de Ci?ncias, cantina e refeit?rio.
Instru??es:
I- Em casa
1-Se for poss?vel, acompanhe em casa o preparo, por uma pessoa adulta, de uma massa de p?o ou rosca caseira na qual se utilize o fermento biol?gico. Traga, para compartilhar com o grupo, essa receita contendo os ingredientes, o modo de preparo e todos os procedimentos at? que as rosquinhas fiquem prontas para serem ingeridas. Traga a receita para a escola. Se n?o for poss?vel fazer essa experi?ncia em casa, traga uma receita de p?o caseiro/rosca.
2-Compartilhe a sua experi?ncia e/ou receita com o grupo at? a pr?xima aula de Ci?ncias. O grupo dever? escolher uma receita para fazer as rosquinhas na pr?xima aula e providenciar os ingredientes.
3- Cada grupo dever? trazer de casa uma bacia para fazer a massa; um pl?stico para forrar a mesa e dois tabuleiros e um pano de prato. Dever?o trazer tamb?m os ingredientes da receita escolhida pelo grupo ou pela receita sugerida pela professora e refrigerantes ou sucos para acompanhamento.
II- NA ESCOLA - PROXIMA AULA DE CI?NCIAS
Cada grupo ocupar? uma mesa do laborat?rio. Forrar a mesa com o pl?stico e seguir as instru??es da receita.
Receita de rosca caseira sugerida pela professora
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca morno (medida com a lata de leite condensado)
8 colheres de ?leo
4 colheres de margarina
4 ovos
50 gramas de fermento biol?gico fresco
8 colheres (sopa) de a??car.
Prepara??o:
O/a professor/a precisar? contar com a colabora??o dos outros profissionais da escola para que possam acompanhar o processo. Cada escola ter? que se organizar nesse sentido.
No caso desta aula, fizemos tudo no laborat?rio de Ci?ncias e levamos para a ?rea do refeit?rio, onde os/as alunos/as puderam observar o crescimento da massa, sen?o no hor?rio de aulas, pelo menos no recreio. Nos hor?rios de aula, pedi aos professores que liberassem um representante de cada grupo para ir ? cantina observar e registrar.
Ap?s o recreio, as cantineiras assaram as roscas e no 5? hor?rio os/as alunos e nossos/as convidados/as (dire??o, psic?logas, porteiros, professores das outras disciplinas que estariam nas turmas naquele hor?rio) foram ao refeit?rio para comer as rosquinhas feitas por eles/as.
Um grupo de alunas ajudou a preparar a mesa onde todos se serviram e o espa?o para que pudessem comer da maneira mais confort?vel poss?vel. As roscas foram colocadas em cestas e as mesas forradas de branco. Foi uma surpresa para todos/as a organiza??o e o car inho destinados ? organiza??o desse espa?o. Al guns professores ajud aram a servir os/ as alunos.
AULAS 4 e 5
DISCUSS?O E ELABORA??O DO RELAT?RIO EM GRUPO
Instru??es: Responda antecipadamente cada item em casa e traga sua contribui??o para a discuss?o no grupo. Ap?s discutir cada item fa?a uma s?ntese do mesmo, registrando-a no relat?rio.
1? Parte
a) Qual ? a fun??o dos seguintes ingredientes na massa:
Fermento biol?gico.
A??car.
b) Por que se usa, geralmente, ?gua/leite morno/a na receita?
c) Qual ? a atua??o das leveduras nesse processo de fabrica??o de p?es?
d) Al?m da energia, o que mais resulta dessa rea??o qu?mica?
e)O que faz a massa do p?o crescer?
f) O que faz com que o p?o fresquinho tenha um cheirinho gostoso?
2? parte
a)Por que fizemos essas atividades?
b)Na atividade 2 qual era o resultado esperado? Ele foi alcan?ado? (Como era de se esperar, as rosquinhas de alguns grupos n?o cresceram)
c)Aponte pelo menos tr?s hip?teses sobre fatores que possam ter interferido no resultado da atividade dois (erro na medida dos ingredientes; amassaram pouco; o tempo de crescimento n?o foi o mesmo em todas as turmas ? amassamos no 1? 2? e 3? hor?rios antes do recreio e n?o ao mesmo tempo; a manh? estava fria etc.)
3? parte:
Avalia??o da atividade ?M?o na Massa?
Enumere os aspectos positivos e negativos da atividade M?o na Massa.
Algumas considera??es dos/as alunos/as:
Aspectos positivos: uma aula onde todos/as participaram; aprenderam a fazer rosquinhas; entenderam melhor o conte?do; comer as rosquinhas feitas por eles mesmos; confraternizaram com os/as alunos/as das outras turmas de 6? ano ao comerem juntos as rosquinhas.
Aspectos negativos: alguns grupos n?o tiveram bons resultados; n?o terem podido participar o tempo todo fazendo observa??es durante a manh? em que fizemos as rosquinhas.
AULA 6
ENCERRAMENTO DA ATIVIDADE, DISCUSS?O E ESCLARECIMENTOS
REFERENTES AO TEMA
Fechamento da atividade e explana??o te?rica, usando o data-show, a respeito das leveduras, da fermenta??o e sua rela??o com o crescimento da massa.
Todo o processo foi fotografado e algumas imagens foram usadas para a montagem da apresenta??o em PowerPoint. Os/as alunos puderam se perceber como atores no processo de constru??o desses conhecimentos.
Se a escola n?o disponibilizar de data-show o/a professora/a poder? enumerar esses aspectos em cartazes usando, preferencialmente, papel j? utilizado. Se isso n?o for poss?vel, poder? montar um texto em material impresso a ser entregue aos alunos/as ao final da discuss?o.
COMPLEMENTA??O TE?RICA DESTACADA NA AULA COM DATA SHOW:
Registros do processo:
Interdisciplinaridade:
H? possibilidade de um trabalho interdisciplinar com:
MATERIAIS: c?mera digital; data-show; um local para o crescimento e para assar as roscas; um local para a confraterniza??o; toalhas de mesa, cestas de bambu/vime
HUMANOS: pessoas para ajudarem a organizar o espa?o coletivo para a degusta??o das rosquinhas.
A avalia??o deve ocorrer ao longo do processo de desenvolvimento das atividades e dever? ser formativa. O ?todo? deve ser analisado com devida aten??o a cada etapa do processo.
Nessas aulas, o/a professor/a deve avaliar desde a participa??o dos/as alunos/as ao longo do processo de car?ter mais pr?tico, at? a discuss?o e elabora??o do relat?rio final contendo o texto conclusivo a respeito do tema estudado e vivenciado. O instrumento final de avalia??o ser? o relat?rio elaborado pelos grupos, conforme explicitado nas intru??es iniciais.
Como se pode perceber pelos elementos propostos para a discuss?o, os/as alunos/as tamb?m avaliam as atividades, possibilitando ao professor reestruturar e redimensionar a sua pr?tica pedag?gica.