Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ditado: maneira eficaz de trabalhar a concentração e a escrita

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Aprender a escrita de novas palavras;

·         Reconhecer a necessidade da concentração para realizar um ditado;

·         Conhecer clássicos da Literatura Infantil Brasileira;

·         Conhecer o que é um autoditado;

·         Formular hipóteses sobre o tema da aula;

·         Reconhecer a leitura como uma forma de auxiliar na descoberta de novos conhecimentos;

·         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em: "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.

Esta aula tem como parâmetro o ditado como meio eficaz de trabalhar a concentração e a escrita.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

A importância do ditado: informações ao professor

Chico Bento

Blog: “A língua nossa de cada dia”. Disponível em: <http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2011/05/resumo-do-livro-reinacoes-de-narizinho.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Professor, o ditado é uma atividade muito frequente em sala de aula. É importante para desenvolver a concentração, verificar o vocabulário e a ortografia dos alunos e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.

O ditado não é um processo de ensinar a escrever, mas para verificar o resultado dos exercícios feitos em sala de aula. Trabalha a coordenação auditiva motora da criança e auxilia na fixação da grafia por parte da criança.

Professor, para aplicar a atividade do ditado, ele deve ser bem preparado. A preparação é a parte que deve preceder a atividade. Consiste na escolha de palavras e ou de trechos de boa linguagem, conhecidos dos alunos, extraídos de uma atividade realizada em sala de aula e que transmita: conhecimentos, regras, conceitos, dentre outros. Dependendo a etapa da escrita que os alunos estiverem, poderão ser trabalhados grupos de palavras, por exemplo: nomes de brinquedos, de animais, ou outros.

A execução propriamente dita é a leitura uma a uma, do trecho escolhido, com voz pausada e inflexões corretas. As palavras devem ser bem articuladas, especialmente as letras finais.

Professor, a atividade do ditado tem mais relevância quando se relaciona com algum tema que está sendo trabalhado por você. Faça o teste: proponha um ditado sem ter trabalhado o tema anteriormente. Em seguida, trabalhe um tema relacionado com algum texto que utilizou ou mesmo com conteúdos ligados a diferentes áreas que esteja trabalhando, por exemplo: se estiver trabalhando com animais em Ciências, faça o ditado com os nomes dos animais. Certamente o desempenho deles será melhor com o texto trabalhado previamente.

Professor, os ditados devem ser direcionados para um foco específico: palavras com NH ou LH, SS, RR ou outra particularidade, conforme o exemplo abaixo que focou o uso do NH e do LH.

Reescrita: aprendendo com o ditado

Professor, tão importante quanto aplicar corretamente um ditado é o que faremos com ele, ou seja, é fundamental que após avaliarmos o ditado, os alunos façam a reescrita do mesmo, das palavras ou frases que tiveram dificuldades. Para isso, você poderá utilizar a correção coletiva ou escrever na atividade do próprio aluno para ele observar e reescrever a palavra ou frase da forma convencional. A reescrita tem que ser realizada pelo aluno, se você somente escrever no ditado e entregar para ele guardar, não estará contribuindo para que ele confronte a forma que escreveu e a escrita convencional da palavra.

Autoditado

Professor, uma oportuna variação do ditado é o autoditado. É a atividade em que a criança escreve a partir de uma figura, esse tipo de atividade é de suma importância, pois, quanto mais a criança escreve e tenta nomear objetos, mais ela pensa, elabora hipóteses de escrita e aumenta o vocabulário. Quando a criança está fazendo o autoditado ela tende a repetir várias vezes a palavra para descobrir que letras e sílabas deve usar. Veja a seguir algumas sugestões:

Autoditado 1           Autoditado 2

Fonte: Sitio “Atividades para colorir”. Disponível em: <http://www.atividadesparacolorir.com.br/2010/10/atividades-de-auto-ditado.html >. Acesso em: 06 de set. 2013.

Outra possibilidade: o ditado recortado.

Explique que o ditado recortado, ao invés de escrever, o aluno deve recortar a palavra e colar nos espaços correspondentes à imagem.

Ditado  recortado 1 Ditado recortado 2

Blog: “Marlene Sapucaia”. Disponível em: <http://marlenesapucaia.blogspot.com.br/2010/06/modelos-de-ditado-e-fichas-para-ditado_20.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo e se divertindo

Professor, os alunos do Ensino Fundamental gostam de aprender e de brincar. Se puderem aprender brincando é melhor ainda. Assim, a arte de aprender torna-se significativa para o aluno, fazendo com que fixe muito melhor o referido aprendizado. Dessa maneira, proponha aos alunos, que realizem atividades lúdicas com as quais seus alunos exercitarão a prática do ditado.

Professor, conduza seus alunos ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia o jogo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibição, permita que eles interajam com o vídeo.

Jogo do ditado

Jogo 1. Sítio: “Escola games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado/>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Jogo do ditado.

Jogo 2. Sítio: “SmartKids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-x-ch.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Alternando as técnicas de se aplicar o ditado

Professor, vimos anteriormente que o ditado não é uma maneira de ensinar novos conteúdos, mas reforçar aquilo que já foi ensinado. Ele é apenas uma ferramenta que possui esse caráter. Mas, seu uso contínuo pode desmotivar os alunos. Por isso, é sempre necessário que alterne as técnicas para utilizá-los. Experimente algumas das técnicas abaixo que poderão ser somadas às já utilizadas por você.

A caixa surpresa.

Caixa surpresa

Blog: “Christina Azul”. Disponível em: <http://christinazul.blogspot.com.br/2011/03/caixa-surpresa-em-eva.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Professor, leve uma caixa para a sala de aula com vários objetos dentro dela, brinquedos, por exemplo: peteca, bola, boneca, carrinho, dado, dentre outros. À medida que tirar os objetos da caixa, marque 30 segundos e solicite que seus alunos escrevam o nome do referido objeto em seus cadernos, eles devem visualizar, mas não podem falar em voz alta, apenas pensar no nome do objeto e escrever. Depois, solicite que façam a autocorreção, para isso escreva na lousa para que observem a forma que escreveram e confrontem com a escrita convencional.

Fragmentos de filmes.

Smurfs

Sítio: “Portal de jornalismo”. Disponível em: <http://portaldejornalismo-sp.espm.br/2011/08/05/os-smurfs-chegam-aos-cinemas/>. Acesso em: 06 de set. 2013.

 

Exiba por meio de um projetor, fragmentos de filmes que já trabalhou com seus alunos. Assim que os alunos descobrirem o nome do filme, devem escrever em seus cadernos de Língua Portuguesa.

Imagens de famosos.

Maísa - SBT

Sítio: “Folha de São Paulo”. Disponível em: <http://f5.folha.uol.com.br/televisao/1086817-aos-nove-anos-menina-maisa-avisa-estou-solteira.shtml>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Professor, exiba imagens de personalidades famosas na mídia (jogadores de futebol, atores, cantores). Assim que os alunos descobrirem o nome dos mesmos, devem no prazo máximo de 30 segundos, escrevê-los em seus cadernos de Língua Portuguesa (caso alguém não saiba o nome, dite posteriormente.).

Nomes próprios

Nomes proprios

Sítio: “Assim se faz”. Disponível em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/significado-do-nome-lucas>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Professor, para os nomes próprios, você deverá ditá-los a seus alunos. Dite nomes comuns e próprios (para que coloquem letra maiúscula) lembre-os dos acentos.

Lendo e aprendendo

Professor, é notório que muitos adultos que concluíram o Ensino Médio, inclusive, possuem dificuldades na escrita de muitas palavras. Um dos fatores é que não foram suficientemente estimulados a ler e escrever enquanto crianças, o que amplia de forma significativa o seu repertório linguístico. Quanto mais o aluno lê e escreve, melhor é seu desempenho no ditado.

Este hábito deve ser estimulado constantemente, pois a leitura deve permear as diversas áreas do conhecimento: Geografia, História, Ciências, Matemática, portanto não é uma função exclusiva da área de Língua Portuguesa. Porém, sabemos da importância da Literatura para despertar o gosto pela leitura, por isso sugerimos a seguir algumas leituras. Com certeza elas contribuirão para melhor desempenho da escrita de seus alunos.

Solicite que visitem os sítios abaixo e leiam os clássicos infantis sugeridos. Crie um ambiente propício, estimule os alunos por meio de perguntas sobre as histórias que vão ler. Aguce a curiosidade deles com questionamentos com os quais devem buscar as respostas na leitura da história.

Para realizarem a leitura, você poderá levá-los à biblioteca da escola, pois estes livros fazem parte do acervo enviado pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2013 para as escolas públicas. Mas, você poderá também conduzi-los ao Laboratório de Informática ou projetar em um projetor multimídia, mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Veja a seguir nossas sugestões:

- “Marcelo, marmelo, martelo”. Blog: “Pausa pra leitura”. Disponível em: <http://pausapraleitura.blogspot.com.br/2011/04/marclo-marmelo-martelo.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.

- “Reinações de Narizinho”. Disponível em: Blog: “A língua nossa de cada dia”. Disponível em: <http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2011/05/resumo-do-livro-reinacoes-de-narizinho.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.

- “Bisa Bia, Bisa Bel”. Sítio: “Leituras e livros”. Disponível em: <http://leituraselivros.wordpress.com/2007/08/31/bisa-bia-bisa-bel/>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Professor, certamente você já trabalhou alguns clássicos da Literatura Infantil Brasileira com seus alunos. Para verificar a memória deles, aplique a seguinte atividade:

1) Professor, para jogar, conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia o jogo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibição do vídeo sobre o jogo, permita que eles interajam, pois o jogo apresentado no vídeo é autoexplicativo.

Classicos da literatura infantil

Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/classico-infantil/>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Recursos Complementares

- “Notícia sobre a importância do ditado”. Disponível em: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/09/ditado-de-30-palavras-reprova-368-dos-candidatos-estagio.html. Acesso em: 06 de set. 2013.

- “Aprenda a decorar a caixa surpresa”. Sítio: “Portal do Professor MEC”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50312>. Acesso em: 06 de set. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se aprenderam a escrita de novas palavras, se verificaram a necessidade da concentração para realização de uma atividade de ditado, se interessaram pelos clássicos da Literatura Infantil Brasileira e se tiveram um bom desempenho nas diferentes formas de realizar ditados e autoditado. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.