Portal do Professor

Início do Conteúdo

O exerc?cio do fl?neur e o desenho de mem?ria.

Autor e Co-autor(es)

Marileusa de Oliveira Reducino imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:
? Reconhecer elementos arquitet?nicos que desenham e desenharam o espa?o urbano da cidade em diferentes d?cadas;
? Compreender e exercitar a postura do Fl?neur;
? Fotografar mentalmente a fachada de suas resid?ncias;
? Desenhar de mem?ria fachadas observadas.

Duração das atividades

? Duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Apresentar aos alunos, por meio de slides ou PowerPoint, imagens do per?metro central da cidade onde moram, desde sua funda??o at? a atualidade, objetivando a percep??o da remodelagem est?tico-urbana durante estes per?odos.
? A aprecia??o destas imagens permitem ao observador, reconhecer os elementos arquitet?nicos que constitu?ram esse espa?o no transcurso do tempo;
Propor aos alunos, ap?s a leitura e a aprecia??o das imagens, o exerc?cio do fl?neur - observa??o das diferentes edifica??es que desenham o percurso urbano em seus trajetos cotidianos e, nesta atitude, fotografaram mentalmente a fachada de suas resid?ncias, que, segundo o dicion?rio Aur?lio (1995), s?o as faces de um edif?cio, geralmente a face da frente, cuja principal est? voltada para a rua.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
? Apresentar slides em PowerPpoint, de fachadas residenciais, comerciais, hospitalares e outras, recuperando com os alunos sua compreens?o sobre fachada. Para isto, o professor deve estabelecer um di?logo com os alunos, no intuito de entender como eles exercitaram, no decorrer da semana, o exerc?cio de observa??o proposto na aula anteiror, ou seja, contar o que registrou sobre fachadas urbanas a partir dos seus caminhos rotineiros. O que perceberam de diferente ou de semelhante nas edifica??es que observaram? Que elementos estariam mais presentes? Que rela??o eles conseguem fazer do que observaram in loco, com as imagens apresentadas na aula anterior?
? Explorar com estes alunos a riqueza de detalhes fotografados por suas mem?rias, perguntando, o que eles consideram fachada; ressaltar que na contemporaneidade as casas residenciais, geralmente, n?o deixam suas fachadas ? mostra, estando escondidas atr?s de um muro de prote??o; questionar sobre o porqu? da altura dos muros, j? que em d?cadas anteriores a eleva??o de muros apenas limitava o per?metro entre o passeio e as resid?ncias, deixando as fachadas vis?veis aos transeuntes.
? Falar sobre o aumento da viol?ncia urbana presente no cotidiano das pessoas e fazer um paralelo entre, o modo de vida atual e o de d?cadas anteriores, justificando assim, as modifica??es arquitet?nicas a partir das atitudes dos cidad?os.
? Reproduzir, atrav?s de desenhos de mem?ria e t?cnicas diversificadas, as refer?ncias trazidas pelos alunos sobre as fachadas residenciais e o contexto das ruas onde estas se localizam.
? Entregar a cada aluno uma folha de papel Canson A4 e pedir para que ele reproduza de mem?ria, a fachada de sua casa. Este desenho dever? ser feito com l?pis HB ou n? 2, lembrando ao aluno a suavidade do tra?o sobre a sensibilidade do papel Canson.
? Aproveitar o exerc?cio de reprodu??o gr?fica para observar se o aluno compreendeu realmente o que ? fachada, acompanhando o registro de seus tra?os iniciais, pois, geralmente, mesmo ap?s explicar e discutir o que ? fachada, o aluno a confunde com a face do muro de sua casa e inicia o desenho representando o muro.
? Retomar com o aluno as informa??es relatadas em sala e provocar sua compreens?o, de maneira a capacit?-lo para que consiga concluir o desenho solicitado. Neste desenho o aluno dever? utilizar a r?gua para que tenha no??o de algumas propor??es e trabalhe com medidas.
? Falar sobre a diferen?a entre o desenho arquitet?nico e o desenho de observa??o, da precis?o dos tra?os e medidas do primeiro e da busca da propor??o sem os intrumentos de medida no segundo;
? Acompanhar individualmente o desenho de cada aluno, sugerindo a melhor ocupa??o da folha.

Aula 2
? Dispor para esta aula os seguintes materiais: l?pis de cor, caneta hidrocor preta, anilina de diferentes cores, pinc?is n? 4 redondo, vasilhas para ?gua, toalhas de papel ou um retalho pequeno para enxugar pinc?is;
? Preparar as anilinas dissolvendo-as em ?gua ou ?lcool e colocando-as em potinhos;
? Organizar a sala em grupos de no m?ximo seis alunos de modo que os materiais comuns possam ser socializados;
? Distribuir para cada grupo, as anilinas, anteriormente preparadas, as canetas hidrocor e os l?pis de cor;
? Pedir para que os alunos iniciem o trabalho com o l?pis de cor, escolhendo algumas partes do desenho, para esta t?cnica. Depois, com a anilina os alunos dever?o pintar as partes n?o selecionadas, podendo, se quiserem, sobrepor a tinta sobre o l?pis de cor, conseguindo, assim, outros efeitos, sem contudo, umedecer muito a folha para que esta n?o fique com excesso de ?gua, ao terminar a pintura, sobrepor os tra?os do l?pis HB com a caneta hidrocor.

? Segue exemplos abaixo:

desenho de mem?ria

3

4

Desenhos de mem?ria ? fachadas residenciais
(t?cnica mista ? l?pis de cor, pintura com anilina e caneta hidrocor sobre canson A4) Trabalho de alunos do 4? Ano.

Fonte: Acervo particular.

Recursos Complementares

? Como algumas palavras, possivelmente estranhas aos alunos, ser?o trabalhadas no decorrer das aulas, segue abaixo um pequeno gloss?rio:
? Anilina ? Subst?ncia l?quida, incolor ou ligeiramente escura, extra?da da nitrobenzina. ( Dispon?vel em: http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx. Acesso em 15 agos. 2009)
? Arquitetura/arquitet?nico - [...] a arquitetura moderna n?o se exprime no monumento, no templo, no mausol?u; n?o aspira a dar forma sens?vel aos ?eternos valores? nos quais se funda a sociedade dos homens, ?s ?grandes id?ias? que a dirigem. Ao contr?rio, seu dom?nio ? o da vida de todo dia, dos atos atrav?s dos quais a cultura e a civiliza??o se traduzem num modo de vida: a f?brica, o escrit?rio, a casa, o teatro, a escola, e com esses todos os objetos que t?m refer?ncia direta ? pr?tica da exist?ncia cotidiana. (ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e destino. S?o Paulo: Editora ?tica, 2001, p.163)
? Arte figurativa ? arte baseda na representa??o de figuras ou objetos reconhec?veis. (S?NCHEZ, Isidro. Aquarela. Trad. Lizabeth Bansi. S?o Paulo: Moderna, 1997. Cole??o Fazendo Arte, p. 193)
? Contempor?neo ? que ? do mesmo ou do nosso tempo. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicion?rio Escolar da L?ngua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 293)
? Mem?ria ? faculdade de reter as id?ias adquiridas anteriormente; lembran?a; reminisc?ncias; celebridades; monumento comemorativo; rela??o; apontamento para lembran?a; memorial; vest?gio; aquilo que serve de lembran?a; nota diplom?tica; disserta??o sobre assunto cient?fico, liter?rio ou art?stico, destinada a ser apresentada ao governo, a uma corpora??o, a uma academia etc. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicion?rio Escolar da L?ngua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 717)
? Papel ? tecido de fibras vegetais usado para escrita, desenho e impress?o. (CHILVERS, Ian. DICION?RIO Oxford de Arte. 2? ed. S?o Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 395)

Avaliação

? A avalia??o em Arte ? um processo cont?nuo, que n?o enfoca somente o produto final. Neste sentido, os trabalhos dever?o ser discutidos durante sua elabora??o, constru??o e conclus?o, para que tanto, o aluno, quanto, professor compreendam o processo de cria??o, levando em conta a individualidade e a evolu??o de cada aluno. Portanto, a avalia??o dever? ser qualitativa e n?o quantitativa.
? Os alunos dever?o recolher, durante o processo de observa??o das est?ticas arquitet?nicas da cidade, as impress?es que tiveram dos registros urbanos, o que poder? ser observado informalmente durante a elabora??o dos trabalhos pl?sticos.
? Acompanhar o momento em que os alunos desenham de mem?ria suas casas, com o intuito de avaliar se eles, realmente, compreenderam o que ?, fachada, propor??o e medidas.