Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ?gua: seus m?ltiplos usos e sua import?ncia para a vida.

Autor e Co-autor(es)

ROSANGELA MENTA MELLO imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a necessidade e a import?ncia da ?gua para a vida em geral.

Duração das atividades

2 a 3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O ciclo da ?gua, sistemas de drenagem, saneamento b?sico, sa?de p?blica.

Estratégias e recursos da aula

1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO



Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar como os estudantes utilizam a água em suas residências, na comunidade, na escola. A seguir anote quais as curiosidades dos estudantes sobre o tema proposto.


2. PROBLEMATIZAÇÃO:



Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo dos múltiplos usos da água e sua importância para a vida. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, estabeleça uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma a iniciar o tema e levantar novos questionamentos:

• Dimensão científica: Quais os usos da água? Porque a água é importante para a vida? Onde estão localizadas as águas potáveis que usamos? Como a nossa comunidade vem cuidando da água em nossa região?
• Dimensão histórica: A população atual do planeta consome a mesma quantidade de água que os povos da antiguidade? Como vivem os povos que moram em áreas desertificadas?
• Dimensão social: Todos os cidadãos brasileiros têm acesso a água potável?



3 INTRUMENTALIZAÇÃO:


Atividade 1:



Sugerimos iniciar a aula utilizando a metodologia de Mapas conceituais. É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio. Foi criado por Joseph Donald Novak (1977) com base na aprendizagem significativa de David Ausubel (1968), cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende.
É uma técnica muito flexível, podendo ser aplicada como instrumento de análise de currículo e recurso de aprendizagem: para orientação; exploração do que os estudantes já sabem; focar um conceito particular; observar a estrutura do pensamento em relação ao tema proposto; ponto de partida para novas pesquisas e aprendizagens, meio de avaliação, etc.
A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre, em português, com possibilidade de inserção de áudio, vídeo, imagens, textos e links disponibilizados on-line e neste portal; já o Inspiration é um software com linguagem visual, isto é, os conceitos podem ser representados com figuras.
Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, antes da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.
Na segunda versão, dos mapas elaborados pelos estudantes, podemos observar a evolução das implicações significantes (termo utilizado por Ítalo Dutra), de forma que o mapa é construído com ligações mais complexas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/522/imagens/mapa.jpg

 

A figura acima traz um exemplo de mapa conceitual sobre mapa conceitual, observe que ele é escrito com conceitos destacados e relacionados entre si, através de frases de ligação.
Para exemplificar as possibilidades, desta metodologia, se adequar ao nível de cada turma, apresentamos um mapa conceitual elaborado sobre o tema “água”, apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do NTE de Santa Cruz do Sul – SC.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/522/imagens/mapa4.jpeg
Fonte: http://ntescs.pbwiki.com/Mapas%20Conceituais%20-%20CeT

Professor inicie esta atividade construindo um mapa conceitual no quadro de giz, junto com os estudantes. Sugerimos que o conceito inicial seja “USOS DA ÁGUA”.
A partir deste conceito as crianças vão sugerindo os usos da água e você irá registrando no quadro colocando os conceitos ligados por frases. Observe como ficará rica a imagem, representando o nível de conhecimento da turma sobre o tema proposto. Depois de tudo organizado, solicite aos estudantes que façam uma cópia no seu caderno, pois este servirá de exemplo para o outro que será construído ao final do estudo desta aula, registrando-se a construçã o do conhecimento do estudante. Será poss& iacu te; ;vel fazer comparações entre nív el de conhecimento ante e depois da aula. A própria criança irá observar quantos conceitos aprendeu em uma aula.



Atividade 2:



Tendo em vista as questões levantadas na problematização vamos pesquisar nos sites sugeridos e elaborar um material para apresentação de slides ou mesmo um texto informativo, com base nos dados levantados:

Professor! Indicamos para sua leitura:

Para os estudantes sugerimos o acesso aos seguintes sites:


Atividade 3:



Dependendo das condições de sua escola o professor poderá solicitar aos estudantes a análise do uso e da importâ ncia da água através de imagens:

  • Pesquisar imagens na internet, em busca dores, tais como as imagens deste link da busca UOL: http://busca.uo l.com.br/imagem/index.html?q=%E1gua&ad=on, onde a criança poder á fazer composições de várias imagens, em editores de imagens, ou mesmo em editores de apresentações.
  • Selecionar em revistas, jornais, fotografias imagens que retratem o uso da água e sua utilidade, montando um painel para ser fixado no mural da escola.
  • Produzir desenhos coletivos.
  • Trabalhar com fotografias antigas e atuais das mesmas paisagens.
  • Levar a turma para um estudo de campo nos arredores da escola, observando como a comunidade utiliza a água, reproduzindo as observações através de desenhos. (nesta atividade o professor orienta os alunos para levarem papel e lápis, se acomodarem da melhor forma possível diante da paisagem que desejam reproduzir no desenho).

 

Atividade 4:

 

 

Vamos assistir ao vídeo A Malaysian Friday, para estudo de um caso, disponível em http://sph3re.tv/download_a-malaysian-friday_96.html e, posteriormente, poderemos discutir as seguintes questões:

  • Em que local se passa o vídeo?
  • O que fez o personagem principal da história?
  • Que utilidade tinha a torneira?
  • Como o personagem tomou banho?
  • Qual a moral da história?
  • Você conhece alguma situação semelhante? (Professor já soube de situações de vilas onde havia apenas uma torneira para toda a comunidade, muitos moradores transportavam água em baldes até suas casas improvisadas, onde alguns utilizavam mangueiras e outros água de mina ou poço. Podemos dizer que em lugares no Brasil isto acontece?)
  • Solicite à turma sugestões para resolver estas situações e propostas de ações pessoais que contribuam para o uso racional da água potável.

4 CATARSE:



É chegado o momento em que o aluno se aproxima da expressão dassoluções encontradas para os problemas iniciais. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental.
Após todas as atividade s realizadas, vamos solicitar aos estudantes que elaborem um mapa conceitual, em seu caderno, ou se possível no computador, utilizando softwares indicados ou mesmo um editor de textos para expressar o seu novo nível de entendimento do tema abordado nesta aula. O professor observará como o nível de complexidade do 2º mapa será mais significativo que em relação ao primeiro.



5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:



Assista esta mensagem sobre “Você pode vencer” com seus alunos ou selecione outra de motivação para eles refletirem sobre a vida e suas atitudes diante dos problemas que todos temos em nosso cotidiano. Sugestão: http://br.youtube.com/watch?v=o_ZeV8h9jhE
Junto com a turma, organize uma exposição de imagens, para ser afixada no edital da escola com as selecionadas durante a atividade 3, relatando em seu rodapé as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.

Recursos Complementares

V?deo sobre o "Desafio Brasil ?gua e Saneamento? da Globo Universidade: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM796681-7823-DESAFIO+BRASIL+AGUA+E+SANEAMENTO,00.html A TV Cultura, atrav?s da p?gina Al? Escola: ?gua: o desafio do s?culo XXI sugere v?rias atividades para serem realizadas com os estudantes: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/agua-desafio/ensinareaprender.htm

Avaliação

A avalia??o ser? realizada no in?cio das atividades, atrav?s do mapa conceitual e no final com a segunda vers?o do mapa. Durante as atividades o professor observar? a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos propostos e uma mudan?a de postura frente aos problemas levantados, no que se refere aos m?ltiplos usos e import?ncia da ?gua para a vida. O professor acompanhar? as produ??es dos estudantes, fazendo as interven??es necess?rias.