Produzir textos dissertativos que argumentem para convencer e mobilizar pessoas é fundamental para preparar futuros profissionais que tenham a ética como valor universal. Como essa atividade mobiliza o cérebro? Como uma orquestra, entram em ação vários instrumentos, em tempos diferentes, em alguns momentos mais uns do que outros. Nesse sentido, os Blocos I, II e III do cérebro são como instrumentos individuais, cada um desempenhando seu papel, e para produzir uma sinfonia, como a 5a de Beethoven, é preciso haver integração entre eles. Redigir textos significa também reger uma orquestra de palavras e suas combinações em estruturas, redes de sentidos onde circulam outros textos.
Leia abaixo trechos retirados de diferentes tipos de textos:
TEXTO A
O Sr. Joaquim já era de idade, barba branca, careca, de pequena estatura e bem rechonchudo. Apesar da idade era ativo e muito falante. Sempre atento, seus olhos arregalados não deixavam escapar nada.
TEXTO B
O problema da violência escolar vem se alastrando no mundo todo, no entanto no Brasil ele não é prioritário dentro das políticas educacionais. Nem com o apoio do MEC, iniciativas para solucionar esse problema, geralmente vindas de entidades como a UNESCO, são suficientes. Por isso, se torna urgente uma atitude do governo.
TEXTO C
Maria vivia cansada de tanto trabalhar. Certo dia decidiu tirar folga do trabalho e foi caminhar no Ibirapuera. Para sua surpresa, encontrou Fabiano, amigo de longa data, com quem se pôs a conversar por horas.
TEXTO D
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, inseto encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas (sob mesas, cadeiras, armários etc.), alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas.
Selecione a alternativa que completa com o tipo de texto (narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo) a partir da leitura dos trechos apresentados:
Texto A: _______
Texto B: _______
Texto C: _______
Texto D: _______
a) descritivo; expositivo; argumentativo; narrativo;
b) descritivo; argumentativo; narrativo; expositivo
c) narrativo; descritivo; argumentativo; expositivo
Produzir textos dissertativos que argumentem para convencer e mobilizar pessoas é fundamental para preparar futuros profissionais que tenham a ética como valor universal. Como essa atividade mobiliza o cérebro? Como uma orquestra, entram em ação vários instrumentos, em tempos diferentes, em alguns momentos mais uns do que outros. Nesse sentido, os Blocos I, II e III do cérebro são como instrumentos individuais, cada um desempenhando seu papel, e para produzir uma sinfonia, como a 5a de Beethoven, é preciso haver integração entre eles. Redigir textos significa também reger uma orquestra de palavras e suas combinações em estruturas, redes de sentidos onde circulam outros textos.
Leia abaixo trechos retirados de diferentes tipos de textos:
TEXTO A
O Sr. Joaquim já era de idade, barba branca, careca, de pequena estatura e bem rechonchudo. Apesar da idade era ativo e muito falante. Sempre atento, seus olhos arregalados não deixavam escapar nada.
TEXTO B
O problema da violência escolar vem se alastrando no mundo todo, no entanto no Brasil ele não é prioritário dentro das políticas educacionais. Nem com o apoio do MEC, iniciativas para solucionar esse problema, geralmente vindas de entidades como a UNESCO, são suficientes. Por isso, se torna urgente uma atitude do governo.
TEXTO C
Maria vivia cansada de tanto trabalhar. Certo dia decidiu tirar folga do trabalho e foi caminhar no Ibirapuera. Para sua surpresa, encontrou Fabiano, amigo de longa data, com quem se pôs a conversar por horas.
TEXTO D
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, inseto encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas (sob mesas, cadeiras, armários etc.), alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas.