Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Vamos jogar uma partida de V?lei com um grande len?ol??.

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Experimentar os movimentos b?sicos do jogo de v?lei;

- Aprender a trabalhar em equipe no momento em que o jogo se realiza;

- Aprender alguns elementos da matem?tica.

Duração das atividades

A atividade poder? ser dividida em tr?s etapas, que podem durar entre 20 e 30 minutos, compreendendo um total de aproximadamente 90 minutos e em dias alternados.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que o professor propicie habitualmente ao seu grupo experi?ncias com o corpo e o movimento, e sempre que poss?vel aproxime as crian?as de jogos cooperativos, em equipe, com regras adaptadas ?s especificidades da faixa et?ria com que atua. A sugest?o ? indicada para crian?as a partir dos 04 anos de idade.

Estratégias e recursos da aula

http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/boy-character-playing-volleyball_83527852.html

?

PRIMEIRA ETAPA: ?Vamos conhecer o jogo de voleibol ?

Dura??o: Aproximadamente trinta minutos.

Material: Equipamento para reprodu??o de ?udio e v?deo, uma m?quina fotogr?fica.

Local: Na sala de aula ou local apropriado onde as crian?as possam assistir a reprodu??o do DVD, sentadas em almofadas ou tapetes. 

PropostaO professor propor? uma roda e solicitar? que as crian?as se alonguem, sendo que ele puxar? os movimentos e as crian?as o imitar?o.

Sugest?o de alongamento com crian?as:

http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts

Na sequ?ncia, inicia uma conversa a respeito da import?ncia de se alongar antes de iniciar um jogo ou brincadeira e ao despertar pela manh?, para aquecer a musculatura e despertar o corpo, direcionando a conversa mais tamb?m instigando para que as crian?as participem. Na sequ?ncia perguntar? ?s crian?as quais os esportes que elas conhecem e finaliza falando sobre o Voleibol. Neste momento o professor indaga as crian?as sobre o que elas conhecem sobre este desporto, se sabem como se joga, quais os materiais utilizados e sobre as regras b?sicas.

Sugest?o sobre o Voleibol:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Volei bol

http://www.youtube.com/watch?v=a0wmo4VdyRs

?

SEGUNDA ETAPA: ?Vamos brincar com uma bola grande e um len?ol??.

Dura??o: Em torno de trinta minutos. 

MaterialUm len?ol de casal, uma bola grande e leve em torno de trinta cent?metros de di?metro.

Dura??o: 20 a 30 minutos. 

Local: Parque, p?tio ou quadra.  

Proposta: O professor reunir? o grupo em uma roda e solicitar? que as crian?as se alonguem indagando se elas lembram dos movimentos de alongamento sugeridos na Primeira Etapa, podendo sugerir outros movimentos.

O professor abrir? o len?ol e sugerir? que as crian?as em p?, segurem nas pontas do len?ol, formando um c?rculo em volta dele. Neste momento ele colocar? a bola no centro da roda, sobre o len?ol, e solicitar? que as crian?as fa?am o movimento propiciando que a bola seja jogada para cima. O professor poder? sugerir que este movimento no in?cio seja suave e a medida que as crian?as forem se familiarizando com o movimento, instigar? para que ele se torne mais vigoroso de forma que a bola possa atingir diferentes alturas. Depois, como varia??o, poder? solicitar que as crian?as arremessem a bola a diferentes dist?ncias, sempre utilizando o len?ol e o trabalho grupal.

?

TERCEIRA ETAPA: ? Vamos jogar Volen?ol?.

Dura??o: Em torno de uma hora.

Material:- Em torno de 25 metros de corda a fim de fazer a delimita??o do campo de v?lei, no solo. Dependendo do local escolhido para a realiza??o do jogo e do n?mero de crian?as participantes, o material poder? variar entre barbante, fita adesiva ou giz;

- Uma rede de v?lei ou outro material que possibilite dividir campo em dois;

- Dois len??is de casal;

- Um quadro de pontua??o, que pode ser um quadro negro, papel pardo, cartolina ou algo que seja bem vis?vel, para que as crian?as consigam perceber e acompanhar a pontua??o do jogo ali registrada.

Local: No p?tio da Institui??o ou uma quadra de v?lei.

Proposta: O professor deve organizar o espa?o escolhido de forma que lembre uma quadra ou um campo de v?lei, ou seja, um espa?o dividido igualitariamente em dois, tendo no centro, se poss?vel, uma rede, separando-os. O solo dever? ser marcado nas laterais e nos fundos, de uma forma bem vis?vel (corda, barbante, fita adesiva ou giz, o que depender? do local escolhido). Importante observar o espa?o do campo, de modo a n?o ficar apertado para a movimenta??o do grupo.

O professor conduz o grupo ao local, prop?e uma roda e inicia um alongamento inspirado nos movimentos dos gatos ou c?es, de forma bem humorada. Em seguida, pergunta ?s crian?as se elas lembram de algumas regras do voleibol, j? conversada anteriormente, e explica que neste momento o jogo se dar? com aux?lio de um len?ol, explicando-lhes como far?o. Por fim, convida-as: "Vamos jogar Volen?ol?".

O professor deve ficar atento ao momento do jogo para interferir se for necess?rio. Dever? chamar a aten??o quando uma equipe pontuar e para que as crian?as acompanhem esta marca??o.

O jogo consiste em:

- Dividir o grupo de crian?as em dois;

- Cada equipe ocupar um lado do campo;

- Cada crian?a segurar uma das pontas do len?ol;

- Caso as crian?as queiram poder?o dar nome ? equipe.

- Ao sinal do professor a equipe de posse da bola no centro do len?ol dever? arremess?-la para o outro lado do campo por cima da rede ou do delimitador do campo e da mesma forma a equipe advers?ria dever? arremessar a bola para o outro campo. Este movimento dever? se repetir at? que uma das equipes cometa um erro deixando a bola cair dentro de seu campo ou arremessando a bola para fora do campo da outra equipe.

A contagem deve ser feita junto com as crian?as! O quadro de pontua??o deve ser usado para auxiliar a compreens?o de quantidades e a visualiza??o de n?meros. Sugere-se fazer interrup??es entre as partidas para combinar "planos" com as crian?as, na tentativa de buscar junto com elas, suas estrat?gias para conquistar um ponto.

O professor deve ter um olhar atento no sentido de construir esta brincadeira em sintonia com o que vai acontecendo no momento do jogo, sempre percebendo o que pode aproveitar nas "pistas" que as crian?as e o jogo v?o nos apresentando. O professor dever? conversar com as crian?as a respeito da competividade presente neste jogo e que o mais importante ? poder participar de uma brincadeira ao lado dos colegas da turma do que propriamente do ganhar ou perder.

http://quintoanocpd.blogspot.com.br/2011/10/ed-fisica.html

Recursos Complementares

Sobre Volei bol:                                                                                                                    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Volei bol

http://www.youtube.com/watch?v=a0wmo4VdyRs

Sobre Alongamento:

http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts

Avaliação

No final da atividade, o professor convidar? as crian?as para uma ?ltima roda e faz um espregui?ar com elas, alongando algumas partes do corpo (pernas, bra?os, costas). Em seguida, instigar? uma conversa sobre como foi a atividade, promovendo a reflex?o sobre a import?ncia do trabalho em equipe.