Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dramatizando f?bulas: o teatro de fantoches

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Recontar f?bulas por meio do texto dram?tico;
? trabalhar express?o vocal e desenvolver habilidades manuais.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? saber que uma mesma hist?ria pode ser (re)contada de diversas maneiras por pessoas diferentes. Para isso, o professor pode recontar algum conto de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, de diferentes modos: por meio de fantoches, se vestindo como Chapeuzinho ou como Lobo e dramatizando os di?logos, por meio de desenhos, etc. Pode ainda solicitar aos alunos da turma que tamb?m recontem a hist?ria.
Importante: nesse momento, sugere-se um conto de fadas ao inv?s de uma f?bula, porque parte-se do pressuposto de que o conto de fadas j? faz parte do repert?rio de g?neros conhecidos pelos alunos que os ouvem e reproduzem oralmente desde as primeiras s?ries na escola. Isso, talvez, n?o ocorra com a f?bula.

Estratégias e recursos da aula

? Atividades em c?rculo para facilitar a conta??o de f?bulas;
? atividades em duplas na constru??o do teatro de fantoches;
? imagens de personagens de f?bulas para incentivar alunos na reprodu??o oral das hist?rias;
? recurso de v?deo para mostrar um teatro de fantoches;
? material recicl?vel para a produ??o do cen?rio e dos fantoches para a encena??o das f?bulas.

Aula 1
Atividade 1

A proposta inicial ? que os alunos estejam sentados, em c?rculo, para ouvirem a conta??o de f?bulas. O professor escolher? tr?s f?bulas para ler em voz alta aos alunos.
Importante: o professor dever? treinar a leitura anteriormente, a fim de caracterizar por meio da voz cada um dos personagens da f?bula, assim como poder? utilizar express?es fision?micas que atraiam o interesse dos alunos. Isso propiciar? o contato dos estudantes com o texto dram?tico.
Seguem algumas sugest?es de f?bulas que poder?o ser contadas pelo professor em sala de aula:

A lebre e a tartaruga (La Fontaine)

A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. At? o dia em que encontrou a tartaruga.
? Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora ? desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada.
? Uma corrida? Eu e voc?? Essa ? boa!
? Por acaso voc? est? com medo de perder? ? perguntou a tartaruga.
? ? mais f?cil um le?o cacarejar do que eu perder uma corrida para voc? ? respondeu a lebre. No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a ju?za da prova. Bastou dar o sinal da largada
para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga n?o se abalou e continuou na
disputa. A lebre estava t?o certa da vit?ria que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, ? s? correr um pouco que eu a ultrapasso" ? pensou.
A lebre dormiu tanto que n?o percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante,
passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a
tartaruga, que n?o descansara um s? minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta. Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...
Moral: Quem segue devagar e com const?ncia sempre chega na frente.


A cigarra e as formigas (Esopo)

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os gr?os tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me d?em um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princ?pios delas, e perguntaram:
- Mas por qu?? O que voc? fez durante o ver?o? Por acaso n?o se lembrou de guardar comida para o inverno?
- Para falar a verdade, n?o tive tempo ? respondeu a cigarra. ? Passei o ver?o cantando!
- Bom... Se voc? passou o ver?o cantando, que tal passar o inverno dan?ando? ? disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.
Moral: Os pregui?osos colhem o que merecem.


O le?o e o ratinho (Esopo)

Um le?o, cansado de tanto ca?ar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma ?rvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o le?o prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o le?o desistiu de esmag?-lo e deixou que fosse embora. Algum tempo depois o le?o ficou preso na rede de uns ca?adores. N?o conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e sol tou o le?o.
Mor al: Uma boa a??o ganha outra.

Atividade 2

Ap?s a conta??o de hist?rias, o professor mostrar? aos alunos uma imagem correspondente a cada uma das f?bulas lidas e solicitar? que os estudantes se organizem em at? tr?s grupos para recontar oralmente a hist?ria referente ao desenho.
Importante: nesse momento, os alunos ter?o total autonomia para se organizar e recontar a hist?ria como quiserem.

Imagens dispon?veis em: http://www.metaforas.com.br/infantis/default.asp Acesso em 06/08/09.

Aula 2
Atividade

Nesta aula, o professor explicar? aos alunos que a tarefa deles ser?, em duplas, encenar uma f?bula por meio do teatro de fantoches. Para isso, o professor levar? para a sala de aula muitas f?bulas escritas. O docente poder? consultar sites de busca da internet para sugerir f?bulas aos alunos.
Sugest?o: http://www.metaforas.com.br/infantis/default.asp Acesso em 06/08/09.

Antes de dar in?cio ? escolha das f?bulas, o professor dever? mostrar aos alunos um v?deo com teatro de fantoches para que eles possam entender como acontece esse tipo de encena??o. Um recurso legal ? utilizar as f?bulas encenadas por meio do teatro de fantoches disponibilizadas no site:
http://br.video.clipta.com/As_Fabulas_-_O_Leao_e_o_Rato__v9b23ba2eaf1c499cdae0 Acesso em 06/08/09.

Depois de assistido o v?deo, o professor dever? ressaltar o material utilizado para a constru??o dos personagens, o cen?rio, a disposi??o dos personagens em cena, a pr?pria cena que, nesse caso, contou com a presen?a do narrador, mas tamb?m com a fala dos personagens. Seguidamente ? discuss?o e ? composi??o do teatro de fantoches, os alunos, sentados em duplas, ter?o um tempo determinado pelo professor para lerem as f?bulas (xerox) trazidas pelo docente e troc?-las entre si, j? intencionando a escolha da f?bula que ir?o encenar.
Depois de escolhida a f?bula, os alunos dever?o l?-la tanto em voz silenciosa quanto em voz alta. Duplas diferentes podem escolher a mesma f?bula. Ent?o, o professor dever? se atentar ? possibilidade disso acontecer e j? estar preparado com, pelo menos, tr?s c?pias de cada hist?ria. Feito isso, os estudantes organizar?o o texto para representar a narrativa por meio de fantoches.
Importante: caso o texto n?o contenha o discurso direto, o professor dever? auxiliar os alunos a criarem falas para os personagens ? uma readapta??o ?, uma vez que, no texto dram?tico, a presen?a do narrador ? dispens?vel, o que n?o implica, entretanto, em sua aus?ncia.

Decididos os pap?is de cada aluno na encena??o, estes dever?o iniciar o planejamento para a confec??o de fantoches. Ter?o de pensar, em duplas, como construir?o seus personagens, o material que utilizar?o, o cen?rio, etc. Enfim, dever?o pensar nos preparativos para a execu??o da encena??o teatral. Essa prepara??o inclui a leitura do texto em casa pelo aluno, conforme decis?o da dupla, e a busca por materiais que facilitar?o a constru??o dos fantoches e a encena??o. O professor poder? fazer uma parceria com o professor de artes para a realiza??o da atividade.

Aula 3
Atividade

E ssa aula ser? destin a da apen as ? confec??o dos fantoches. Os bonecos poder?o ser feitos com cartolina desenhada e recortada, presos em l?pis ou canetas, improvisados com massinha, ou ainda algum tipo de material reciclado, como garrafas pl?sticas que o aluno dever? trazer de casa. J? o cen?rio poder? ser ?nico para todas as encena??es ou tamb?m constru?do, individualmente, com papel?o pelos pr?prios alunos. Tudo depender? do rendimento da turma e o compromisso dos estudantes com a proposta.

Aula 4
Atividade

Nessa aula, os alunos ter?o a oportunidade de ensaiar a encena??o, testando os fantoches no cen?rio e organizando suas falas.
Importante: o professor, nesse momento, ser? fundamental para dar direcionamento ao texto teatral, por isso, dever? assistir aos alunos nos ensaios e contribuir com dicas para melhorar a performance dos estudantes.

Aula 5
Atividade

Chegou o momento de assistir ? apresenta??o das pe?as pelos alunos.

Atividades complementares

Caso o trabalho tenha rendido boas performances, o professor poder? combinar com a dire??o da escola uma apresenta??o no anfiteatro ou biblioteca escolar para os demais alunos da escola. Os estudantes, com certeza, se sentir?o muito motivados a apresentar seu trabalho.

Recursos Complementares

  • Sugest?o de leituras para o professor:

Avaliação

A avalia??o ? processual, podendo ser realizada em todas as etapas do trabalho. O professor deve se atentar ? encena??o do teatro para perceber se o enredo da f?bula foi respeitado (mesmo com adapta??es), pois a ideia ? dramatizar uma f?bula trabalhada em sala e n?o criar outra hist?ria. Tamb?m deve perceber se os alunos conseguiram, por exemplo, diferenciar o timbre de voz de cada personagem, j? que teriam que trabalhar a express?o vocal. Al?m disso, o docente deve avaliar a constru??o dos cen?rios bem como os personagens, j? que um dos objetivos da aula foi o desenvolvimento de habilidades manuais.
Importante: o professor n?o deve avaliar a constru??o do cen?rio e dos personagens partindo de crit?rios subjetivos, como beleza e feiura. Ao contr?rio, ele deve observar se os bonecos constru?dos conseguem representar os personagens das f?bulas, levando em conta a criatividade discente.