Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reconstruindo uma história em quadrinhos - procedimentos de leitura

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Colocar os quadrinhos de uma história na sequência correta, utilizando diferentes procedimentos de leitura.

Para tanto, o aluno deverá aprender a formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto bem como validá-las; validar ou formular hipóteses levantadas a partir de novas informações obtidas durante o processo de leitura; avançar e retroceder durante a leitura em busca de informações esclarecedoras; fazer inferências; atribuir sentidos, a partir de sua(s) história(s) e de suas experiências (conhecimento de mundo partilhado); posicionar-se criticamente.

Duração das atividades

1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos
• Profissões de personagens das histórias em quadrinhos
• Gibis mais conhecidos entre os alunos
• Conhecimento sobre o tema Festas de aniversário (presentes que os aniversariantes gostariam de ganhar, tipo de bolo de que mais gostam, etc).

Estratégias e recursos da aula

Uso da internet para reconstrução da história em quadrinhos ou xerox;

Aula 1
Atividade 1
Antes de iniciar a atividade, sugere-se que o professor converse com os alunos acerca dos conhecimentos prévios que facilitarão a realização da proposta, que demandará o uso da internet. Entretanto, se a escola não tiver sala de informática, o professor deve recortar cada quadrinho da história “Quinzinho em Parabéns” (figura 1) e misturar cada um deles. Por fim, deve prender todos os quadrinhos com um clip para que o aluno tenha a oportunidade de colocá-los em ordem. (figura 2)

Figura 1- Fonte: Turma da Mônica – Maurício de Souza

Figura 2 - Fonte: Turma da Mônica - Maurício de Souza

Se a escola possui Laboratório de Informática e os alunos têm acesso às máquinas, o aluno poderá acessar a história, que já está desordenada, no computador, (no picasaweb) e colocá-la na sequência correta.

Disponível em: http://picasaweb.google.com.br/ProfElianaDias

Importante: O aluno deve copiar o link para o computador, assim terá acesso à história em quadrinho.
Depois de acessado o link, o aluno deve copiar os quadrinhos para uma página do Word na sequência que considerar correta. Uma vez pronta a atividade, os alunos deverão, com a orientação do professor, explicar o porquê de suas escolhas para a sequência dos quadrinhos (sequência dos personagens, dos presentes, sequência do texto, das ilustrações, marcas de segmentação textual, inferências etc).

Importante: O professor terá acesso a esses procedimentos de leitura nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Algumas sugestões para o professor subsidiar a orientação aos alunos:

Quadrinho 1 – Marcas de segmentação: título, que indica início do texto; formulação de hipótese em relação ao título: festa de aniversário, etc. A porta de entrada...etc
Quadrinho 2 – Alegria de Quinzinho ao receber o presente do cascão – progressão temática.
Quadrinho 3 – Agradecimento ao cascão – mesmo personagem do quadrinho anterior.
Quadrinho 4 – Nova informação – o presente é utensílio de cozinha
Quadrinho 5 – Agradecimento do aniversariante mesmo sem entender o porquê dos presentes.
Quadrinho 6 – Nova informação – outro presente utensílio de cozinha.
Quadrinho 7, 8 e 9 – Sequência lógica dos personagens entregando os presentes (todos utensílios de cozinha)- Ver sequência dos personagens e dos presentes.
Quadrinho 10, 11 e 12 – OBRI – GA – DO! A palavra dividida em 3 quadrinhos dá a idéia de progressão temática, ou seja, indica a sequência de que Quinzinho recebeu muitos presentes e agradeceu cada um.
Quadrinho 13 – Inferência autorizada: Magali é comilona e Quinzinho é padeiro.
Inferência não autorizada antes do último quadrinho – Magali comilona organizou a festa.
A palavra FIM é uma pista que indica o final da história.

Ao final, o professor deve xerocar PARA CADA ALUNO a história em quadrinhos original “Quinzinho em Parabéns” para que o estudante faça a comparação do original com a sequência feita por ele.

Recursos Complementares

O professor poderá preparar a mesma atividade com outras histórias em quadrinhos disponíveis no site:

http://www.slideshare.net/marcoszanon/o-uso-dos-quadrinhos-em-sala-de-aula

Sugestão de leituras para o professor:


• BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/SEF. Brasília: MEC/SEF, 1998.
• KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1997.
• ______. Leitura, ensino e pesquisa. 2ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 1989.

Avaliação

A avaliação ocorrerá, de forma coletiva, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades e discussões propostas. Ocorrerá individualmente por ocasião da produção das sequência da História em quadrinhos e quando solicitada a exposição individual de posicionamento.