Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Campanha do Petr?leo

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pedro de Castro L?scher; Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Trabalho e rela??es sociais
Ensino M?dio Hist?ria Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas
Ensino M?dio Hist?ria Poder

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A proposta desta aula ? oferecer ao aluno a possibilidade de analisar um dos principais eventos pol?ticos do nosso per?odo republicano. O petr?leo brasileiro mobilizou o cen?rio pol?tico e praticamente toda a sociedade desde os anos 1930. Mas o projeto pol?tico em torno do ?ouro negro? adquiriu sua maior envergadura com A Campanha do Petr?leo, no final da d?cada de 1940 e in?cio dos anos 1950, culminando com a cria??o da Petrobras, que ?, ainda hoje, a maior empresa estatal brasileira. Com o slogan ?O Petr?leo ? Nosso!?, a campanha ajustava-se ao contexto ap?s a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no qual as soberanias nacionais eram reafirmadas. Neste ensejo, tamb?m estavam no centro das discuss?es os rumos que o Brasil deveria adotar para o seu desenvolvimento, ap?s o fim do Estado Novo (1937-1945). A campanha, iniciada na presid?ncia de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), adquiriu maior dimens?o durante o segundo governo do presidente Get?lio Vargas (1951-1954) e foi marcada por diverg?ncias entre os que defendiam o monop?lio estatal e os que apoiavam a participa??o de capital privado na extra??o do petr?leo. Espera-se, a partir deste estudo, que os alunos sejam capazes de compreender tanto o processo que deu origem ? Petrobras, quanto de analisarem o jogo pol?tico por detr?s da cria??o desta estatal. O aluno poder? perceber, tamb?m, como a for?a da mobiliza??o popular pode intervir nos rumos do Pa?s.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? conhecer, mesmo que de maneira superficial, o contexto pol?tico da presid?ncia de Dutra e do segundo governo de Vargas. ? interessante, tamb?m, que o aluno conhe?a um pouco do quadro geopol?tico mundial ap?s a Segunda Grande Guerra.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

A Campanha do Petr?leo, apesar de ser uma das maiores mobiliza??es pol?ticas da hist?ria brasileira, ainda ? abordada de forma sucinta pelos professores do Ensino M?dio. Associada quase sempre ? figura de Get?lio Vargas, desconsiderandotodo o processo que antecedeu ao slogan ?O Petr?leo ? Nosso!?. Outras quest?es que ainda s?o pouco detalhadas em sala de aula se referem ? participa??o popular neste debate e as diverg?ncias quanto ao monop?lio da extra??o do petr?leo. Para que o assunto seja tratado de maneira aprofundada, ? necess?rio que o educador apresente uma breve introdu??o expositiva da conjuntura pol?tica e econ?mica do per?odo, para retomar conhecimentos previamente adquiridos.

DESENVOLVIMENTO

1? AULA

Atividade 1: Nesta primeira aula, os alunos dever?o assistir ao pequeno v?deo que relata a cria??o da Petrobras, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BJt3tJWrAlM

Atividade 2: Em seguida, o professor dever? propor a leitura do texto dispon?vel no site do Centro de Pesquisa e Documenta??o em Hist?ria Contempor?nea do Brasil da Funda??o Get?lio Vargas (CPDOC/FGV): http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/Petrobras.

Atividade 3: Ap?s a leitura do texto, o educador poder? sugerir aos alunos que naveguem nas p?ginas Nossa Hist?ria (http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/) e Mem?ria Petrobras (http://memoria.petrobras.com.br).

2? AULA:

Atividade 4: Os alunos dever?o ser orientados a pesquisar no site do Jornal do Brasil e a elaborar pequenos relat?rios da investiga??o. Como sugest?o, o professor poder? indicar as seguintes p?ginas: ?29 de abril de 1938 ? A Nacionaliza??o da Ind?stria do Petr?leo? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=26631);  ?1939 ? Descoberto Petr?leo em Lobato? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=11133); ?1951: Projeto de Cria??o da Petrobr?s? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=6238); ?6 de dezembro de 1951: Get?lio Vargas prop?e cria??o da Petrobr?s ao Congresso? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=28899);  ?1953 ? O Petr?leo ? Nosso!? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=5050).

3? AULA:

Atividade 5: Neste momento, o professor dever? apresentar algumas imagens e propor aos alunos que tentem relacionar o documento que est?o observando com o contexto hist?rico que o produziu. Caber? ao educador incentivar um debate, no qual os alunos dever?o retomar os conte?dos j? trabalhados nas duas primeiras aulas.

???O Esc??ndalo do petr??leo???

?O Esc?ndalo do petr?leo? foi lan?ado originalmente em 1936, durante o primeiro mandato de Get?lio Vargas.  Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato

???O Po??o do Visconde???

?O Po?o do Visconde? foi lan?ado em 1937. Sua primeira edi??o tinha o subt?tulo ?Geologia para Crian?as?.Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato

???O Petr??leo ?? Nosso!???

?O Petr?leo ? Nosso!?, filme brasileiro, dirigido por Watson Macedo e lan?ado em 1954.Fonte: http://www.emilinhaborba.com.br/ebopetn.htm

Lan?amento do Centro Nacional de Estudos e Defesa do Petr?leo durante o Governo Dutra.Fonte: http://veja.abril.com.br/historia/israel/brasil-campanha-petroleo-e-nosso.shtml

III Conven????o Nacional de Defesa do Petr??leo

Cartaz da III Conven??o Nacional de Defesa do Petr?leo, ocorrida em 5 de junho de 1952.Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/depoentes/maria-augusta-de-toledo-tibiria-miranda/campanha-o-petroleo-e-nosso#.UimFeNI3skF

s/t??lulo 
Fotografia ic?nica do presidente Get?lio Vargas com a m?o suja de petr?leo, em 1952. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/espaco-interativo/producao-de-texto/

s/t??lulo

Selo comemorativo do 5? anivers?rio da cria??o da Petrobras. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/noticia/petrobras-58-anos-vida-longa-a-petrobras/

s/t??lulo

Em 1956 foi realizado um concurso para escolher a logomarca da empresa. Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/petrobras-criacao-do-governo-vargas-9678287

s/t??lulo

Capa de um Boletim da Petrobras com a primeira logomarca da empresa. Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/acervo/boletim-petrobras-agosto-19581#.UimGO9I3skF

4? AULA/ 5? AULA

Atividade 6: O professor dever? dividir a sala em grupos e propor aos alunos que, com base nas pesquisas das aulas anteriores e nas discuss?es em sala de aula, eles elaborem pequenos roteiros simulando depoimentos de pessoas que vivenciaram o per?odo da Campanha do Petr?leo. Estes roteiros servir?o de base para a grava??o de v?deos, nos quais os alunos, n?o necessariamente todos, dever?o representar esses personagens criados por eles. Caso o resultado seja satisfat?rio, o professor poder? public?-los em sites de compartilhamento de v?deo (http://www.youtube.com).

CONCLUS?O

Ao final dessas atividades, o aluno ter? adquirido maior conhecimento sobre a hist?ria do Brasil e conhecer? mais sobre o processo que deu origem ? Petrobras.  Espera-se tamb?m que, a partir dessas atividades, os alunos tenham aprimorado a capacidade de direcionar um olhar cr?tico aos documentos hist?ricos.

Recursos Complementares

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o per?odo, pode-se ler o artigo ?O Tesouro Malcheiroso?, de Daniel Rebou?as (dispon?vel em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/tesouro-malcheiroso)e o livro A Inser??o da Petrobr?s no Rec?ncavo Baiano, de Crist?v?o Brito (dispon?vel em: http://books.scielo.org/id/jpst2/pdf/brito-9788523209216-07.pdf).

Avaliação

Al?m de avaliar a participa??o dos alunos nas aulas, os professores tamb?m poder?o avaliar os roteiros produzidos para os depoimentos. Os alunos dever?o demonstrar nesses pequenos textos, com coer?ncia e coes?o, a capacidade de mobilizar os conte?dos estudados.