Pedro de Castro L?scher; Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
A proposta desta aula ? oferecer ao aluno a possibilidade de analisar um dos principais eventos pol?ticos do nosso per?odo republicano. O petr?leo brasileiro mobilizou o cen?rio pol?tico e praticamente toda a sociedade desde os anos 1930. Mas o projeto pol?tico em torno do ?ouro negro? adquiriu sua maior envergadura com A Campanha do Petr?leo, no final da d?cada de 1940 e in?cio dos anos 1950, culminando com a cria??o da Petrobras, que ?, ainda hoje, a maior empresa estatal brasileira. Com o slogan ?O Petr?leo ? Nosso!?, a campanha ajustava-se ao contexto ap?s a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no qual as soberanias nacionais eram reafirmadas. Neste ensejo, tamb?m estavam no centro das discuss?es os rumos que o Brasil deveria adotar para o seu desenvolvimento, ap?s o fim do Estado Novo (1937-1945). A campanha, iniciada na presid?ncia de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), adquiriu maior dimens?o durante o segundo governo do presidente Get?lio Vargas (1951-1954) e foi marcada por diverg?ncias entre os que defendiam o monop?lio estatal e os que apoiavam a participa??o de capital privado na extra??o do petr?leo. Espera-se, a partir deste estudo, que os alunos sejam capazes de compreender tanto o processo que deu origem ? Petrobras, quanto de analisarem o jogo pol?tico por detr?s da cria??o desta estatal. O aluno poder? perceber, tamb?m, como a for?a da mobiliza??o popular pode intervir nos rumos do Pa?s.
O aluno dever? conhecer, mesmo que de maneira superficial, o contexto pol?tico da presid?ncia de Dutra e do segundo governo de Vargas. ? interessante, tamb?m, que o aluno conhe?a um pouco do quadro geopol?tico mundial ap?s a Segunda Grande Guerra.
INTRODU??O
A Campanha do Petr?leo, apesar de ser uma das maiores mobiliza??es pol?ticas da hist?ria brasileira, ainda ? abordada de forma sucinta pelos professores do Ensino M?dio. Associada quase sempre ? figura de Get?lio Vargas, desconsiderandotodo o processo que antecedeu ao slogan ?O Petr?leo ? Nosso!?. Outras quest?es que ainda s?o pouco detalhadas em sala de aula se referem ? participa??o popular neste debate e as diverg?ncias quanto ao monop?lio da extra??o do petr?leo. Para que o assunto seja tratado de maneira aprofundada, ? necess?rio que o educador apresente uma breve introdu??o expositiva da conjuntura pol?tica e econ?mica do per?odo, para retomar conhecimentos previamente adquiridos.
DESENVOLVIMENTO
1? AULA
Atividade 1: Nesta primeira aula, os alunos dever?o assistir ao pequeno v?deo que relata a cria??o da Petrobras, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BJt3tJWrAlM
Atividade 2: Em seguida, o professor dever? propor a leitura do texto dispon?vel no site do Centro de Pesquisa e Documenta??o em Hist?ria Contempor?nea do Brasil da Funda??o Get?lio Vargas (CPDOC/FGV): http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/Petrobras.
Atividade 3: Ap?s a leitura do texto, o educador poder? sugerir aos alunos que naveguem nas p?ginas Nossa Hist?ria (http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/) e Mem?ria Petrobras (http://memoria.petrobras.com.br).
2? AULA:
Atividade 4: Os alunos dever?o ser orientados a pesquisar no site do Jornal do Brasil e a elaborar pequenos relat?rios da investiga??o. Como sugest?o, o professor poder? indicar as seguintes p?ginas: ?29 de abril de 1938 ? A Nacionaliza??o da Ind?stria do Petr?leo? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=26631); ?1939 ? Descoberto Petr?leo em Lobato? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=11133); ?1951: Projeto de Cria??o da Petrobr?s? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=6238); ?6 de dezembro de 1951: Get?lio Vargas prop?e cria??o da Petrobr?s ao Congresso? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=28899); ?1953 ? O Petr?leo ? Nosso!? (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=5050).
3? AULA:
Atividade 5: Neste momento, o professor dever? apresentar algumas imagens e propor aos alunos que tentem relacionar o documento que est?o observando com o contexto hist?rico que o produziu. Caber? ao educador incentivar um debate, no qual os alunos dever?o retomar os conte?dos j? trabalhados nas duas primeiras aulas.
?O Esc?ndalo do petr?leo? foi lan?ado originalmente em 1936, durante o primeiro mandato de Get?lio Vargas. Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato
?O Po?o do Visconde? foi lan?ado em 1937. Sua primeira edi??o tinha o subt?tulo ?Geologia para Crian?as?.Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato
?O Petr?leo ? Nosso!?, filme brasileiro, dirigido por Watson Macedo e lan?ado em 1954.Fonte: http://www.emilinhaborba.com.br/ebopetn.htm
Lan?amento do Centro Nacional de Estudos e Defesa do Petr?leo durante o Governo Dutra.Fonte: http://veja.abril.com.br/historia/israel/brasil-campanha-petroleo-e-nosso.shtml
Cartaz da III Conven??o Nacional de Defesa do Petr?leo, ocorrida em 5 de junho de 1952.Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/depoentes/maria-augusta-de-toledo-tibiria-miranda/campanha-o-petroleo-e-nosso#.UimFeNI3skF
Fotografia ic?nica do presidente Get?lio Vargas com a m?o suja de petr?leo, em 1952. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/espaco-interativo/producao-de-texto/
Selo comemorativo do 5? anivers?rio da cria??o da Petrobras. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/noticia/petrobras-58-anos-vida-longa-a-petrobras/
Em 1956 foi realizado um concurso para escolher a logomarca da empresa. Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/petrobras-criacao-do-governo-vargas-9678287
Capa de um Boletim da Petrobras com a primeira logomarca da empresa. Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/acervo/boletim-petrobras-agosto-19581#.UimGO9I3skF
4? AULA/ 5? AULA
Atividade 6: O professor dever? dividir a sala em grupos e propor aos alunos que, com base nas pesquisas das aulas anteriores e nas discuss?es em sala de aula, eles elaborem pequenos roteiros simulando depoimentos de pessoas que vivenciaram o per?odo da Campanha do Petr?leo. Estes roteiros servir?o de base para a grava??o de v?deos, nos quais os alunos, n?o necessariamente todos, dever?o representar esses personagens criados por eles. Caso o resultado seja satisfat?rio, o professor poder? public?-los em sites de compartilhamento de v?deo (http://www.youtube.com).
CONCLUS?O
Ao final dessas atividades, o aluno ter? adquirido maior conhecimento sobre a hist?ria do Brasil e conhecer? mais sobre o processo que deu origem ? Petrobras. Espera-se tamb?m que, a partir dessas atividades, os alunos tenham aprimorado a capacidade de direcionar um olhar cr?tico aos documentos hist?ricos.
Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o per?odo, pode-se ler o artigo ?O Tesouro Malcheiroso?, de Daniel Rebou?as (dispon?vel em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/tesouro-malcheiroso)e o livro A Inser??o da Petrobr?s no Rec?ncavo Baiano, de Crist?v?o Brito (dispon?vel em: http://books.scielo.org/id/jpst2/pdf/brito-9788523209216-07.pdf).
Al?m de avaliar a participa??o dos alunos nas aulas, os professores tamb?m poder?o avaliar os roteiros produzidos para os depoimentos. Os alunos dever?o demonstrar nesses pequenos textos, com coer?ncia e coes?o, a capacidade de mobilizar os conte?dos estudados.