Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Vamos fazer uma revista em quadrinhos com as crian?as??.

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;

- A fun??o social da escrita;

- Desenvolver a criatividade e a imagina??o;

- Expor e ouvir a opini?o do outro.

Duração das atividades

A atividade dever? ser dividida em tr?s etapas, com dura??o entre 20 e 40 minutos, cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta prev? que o professor habitualmente leia hist?rias de diferentes temas para as crian?as, abrindo espa?o para reflex?o do que foi lido. A proposta ? indicada para crian?as a partir de 05 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 adultos.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final, o professor poder? montar um painel de fotos para apresenta??o posterior ?s fam?lias, como tamb?m revisitar o arquivo fotogr?fico para auxili?-lo no acompanhamento do processo pedag?gico de cada crian?a em particular.

?

PRIMEIRA ETAPA: ?Vamos ca?ar um Tesouro que est? escondido aqui na escola??.

Dura??o: Em torno de 20 minutos

Material: Revistas em quadrinhos de diferentes autores e temas.

Local: Na sala de aula.

Proposta: Neste in?cio de atividade, o professor convidar? as crian?as para participarem de um Ca?a ao Tesouro.  

O professor deve articular com algu?m, de prefer?ncia algu?m desconhecido das crian?as, para colocar roupas que lembrem um pirata (Tapa olho, um bra?o de gancho, cord?es, pano na cabe?a etc.).

O (A) convidado (a) dever? fazer uma encena??o como se levasse um grande susto ao ver as crian?as. Neste momento, sai correndo, meio que fugindo e vai embora, n?o aparecendo mais, encerra-se assim a participa??o deste personagem na proposta. Por?m, ao fugir, o Pirata deixa cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1? pista e convida as crian?as de uma forma desafiadora e instigante para ?Ca?arem um Tesouro?.

Esta atividade tem um tom de um circuito, em que as pistas ser?o dirigidas para ?reas do local onde ser? desenvolvido o ?Ca?a ao Tesouro?. A cada novo local as crian?as ser?o desafiadas pelo Pirata, por meio das pistas deixadas, a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equil?brio, express?o corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avan?am para a pista seguinte at? acharem o Tesouro, que ser? uma cesta com diversas revistas em quadrinhos. 

Os espa?os escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crian?as ao perigo. 

?

SEGUNDA ETAPA: ?Vamos ver estas hist?rias em quadrinhos e interpretar??.

O professor dever? preparar as revistas em quadrinhos antes da aula. Ele dever? fazer c?pias coloridas e neste material reproduzido apagar as falas, pensamentos ou qualquer outra forma de escritas, preservando somente os desenhos e figuras.

Dura??o: em torno de 40 minutos

Material: Diversas revistas em quadrinhos.

Local:Na sala de aula.

Proposta: O professor reunir? o grupo em uma roda e colocar? a cesta do Ca?a ao Tesouro no centro. Solicitar? que as crian?as escolham as hist?rias que est?o na cesta e sentem-se. Na sequ?ncia o professor solicitar? que as crian?as interpretem a hist?ria escolhida somente com base nos desenhos e figuras. O professor poder? solicitar que esta proposta seja executada individualmente ou em duplas e garantir que as crian?as tenham espa?o adequado para pensar e conversar sem atrapalhar os demais. 

?

http://sandrasilvacruz.blogspot.com.br/2011/11/atividade-34-desenvolvimento-de-projeto.html

?

TERCEIRA ETAPA: ?Vamos apresentar a nossa hist?ria para o grupo??.

Dura??o: Em torno de 30 minutos.

Local: Na sala de aula.

Material: As hist?rias originais e as c?pias, almofadas ou tapetes, m?quina fotogr?fica.

Proposta: O professor solicitar? que as crian?as se sentem na forma de um ?U? para que possam ver uns aos outros. Para isso dever? ter colocado no ch?o, almofadas e ou tapetes para deixar o ambiente mais confort?vel. O professor conduzir? uma conversa sobre esta proposta encaminhando que uma hist?ria possui v?rios jeitos de ser contada e interpretada. Esta conversa ter? um tom reflexivo para que as crian?as pensem a respeito.

As hist?rias disponibilizadas dever?o ser curtas. Inicialmente ele solicitar? que as crian?as apresentem a vers?o da hist?ria em quadrinhos como elas entenderam a sequ?ncia dos desenhos e figuras.

A partir de cada apresenta??o o professor apresentar? a vers?o do autor correspondente a da apresentada por cada crian?a. Ao final das apresenta??es o professor poder? instigar uma ?ltima roda de conversas sobre como foi para as crian?as criarem as hist?rias a partir somente de desenhos e gravuras, ou se houve coincid?ncia com a hist?ria do autor, entre outras perguntas pertinentes a explora??o das crian?as.

?

?

                               gibi7

                                                                         

Figura 1: Revista feita com as crian?as, a partir de fotos do grupo, com o tema da reforma do ?nibus.

Acervo Institucional/NDI/UFSC

Autores: professor Gilberto Lerina, estagi?ria Luiza dos Reis. 

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da atividade o professor organizar? o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir coment?rios acerca da imagina??o de cada um, sobre a criatividade do autor e das crian?as, de forma que todos possam falar e escutar a opini?o dos colegas da turma. O professor deve ressaltar a import?ncia de participar de brincadeiras desta natureza com outros colegas da turma.