Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
- Reconhecer a import?ncia da ?gua para a sa?de das pessoas;
- Aprender que o papel?o pode ser um recurso importante para oportunizar o brincar criativo;
- Compartilhar o espa?o e as brincadeiras com outras crian?as e adultos, ampliando o seu universo cultural e vivencial;
- Aprender a esperar a vez de participar, ouvir e escutar, respeitar e ser respeitado, possibilitar trocas de conhecimentos.
Considera-se importante que o professor propicie a discuss?o do tema com as crian?as, antes de aplicar a aula. Faixa et?ria das crian?as para esta aula: entre 03 (tr?s) e 05 (cinco) anos.
PRIMEIRA ETAPA: ?Conhecendo o corpo humano e suas necessidades?.
Dura??o: Em torno de 30 minutos.
Material: Papel higi?nico, m?quina fotogr?fica.
Local: No p?tio ou parque da Institui??o.
Proposta: O professor reunir? o grupo em uma roda e iniciar? um alongamento esticando o corpo e se espregui?ando. Ao final combinar? com as crian?as que ele colocar? um peda?o de papel higi?nico de aproximadamente 2 a 3 metros na parte superior de sua roupa dando a impress?o que o professor tem um rabo. Feito isto ele instigar? as crian?as a correrem atr?s dele para pegar o rabo ou um peda?o dele. Quem pegar o rabo primeiro colocar? em si e correr? para que os colegas tentem novamente pegar o ?rabo? e assim a brincadeira continuar? enquanto parecer interessante ?s crian?as. ? importante que o professor, anteriormente ? atividade, tenha averiguado o espa?o onde as crian?as transitar?o, visando a seguran?a.
Ao final de algumas corridas atr?s dos rabinhos, o professor solicitar? que as crian?as coloquem a m?o direita sob o cora??o e sintam o seu batimento. Comentar? sobre as rea??es do corpo ao est?mulo da corrida, do esporte, entre outras atividades e, ao final, falar? sobre a import?ncia de ingerirmos ?gua para a sa?de.
Na sequ?ncia oferecer? um copo de ?gua para cada crian?a solicitando que tomem lentamente de forma que possam sabore?-la.
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SEGUNDA ETAPA: ?Vamos construir um boneco de papel?o para ver como ?gua percorre o corpo humano??.
Dura??o: Em torno de 30 minutos.
Material: Um aparelho para reprodu??o de um v?deo, um peda?o de papel?o grande (em torno de um metro e meio), tesoura, caneta hidrocor, giz de cera, garrafas PET de tamanhos variados (02 pequenas iguais), 04 metros de mangueira de meia polegada de di?metro transparente, uma agulha de costura grossa, um fio de aproximadamente 05 metros de comprimento e com o di?metro apropriado para esta agulha.
Local: Na sala de aula ou lugar onde as crian?as possam assistir o v?deo sentadas em tapetes ou almofadas.
Proposta: O professor convidar? as crian?as para sentarem em uma roda e iniciar uma conversa sobre o percurso dos l?quidos pelo corpo humano, dispon?vel em:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-o-xixi
Ao final o professor convidar? as crian?as para juntos fazerem um boneco de papel?o e constru?rem o caminho que os l?quidos percorrem no corpo humano, com ajuda dos materiais que ele trouxe, e ressaltar? sobre a import?ncia de se aproveitar os materiais reutiliz?veis. O convite ?s crian?as dever? ser feito de forma a cativ?-las a participarem da proposta.
O professor convidar? uma das crian?as para ser o modelo do boneco (a) este dever? deitar no papel?o e as demais crian?as dever?o, com o aux?lio do giz de cera, contornar o corpo do suposto boneco.
Na sequ?ncia, a crian?a que serviu de modelo retorna para a roda junto ?s outras e inicia-se a montagem do boneco. O professor iniciar? a fixa??o do tubo de mangueira transparente partindo da regi?o da garganta do boneco, descendo pelo tubo digestivo, passando pelo est?mago, indo para os rins, bexiga e finalmente saindo pelo aparelho excretor urin?rio. No lugar onde representar? o est?mago, rins e bexiga, o professor utilizar? as garrafas PET, sendo que as duas menores representar?o os rins, uma de um litro representar? o est?mago, a uma de 600 ml a bexiga.
TERCEIRA ETAPA: ?Ent?o vamos experimentar o caminho das ?guas!?.
Dura??o: Em torno de 30 minutos
Material: O boneco anteriormente constru?do, uma m?quina fotogr?fica, uma jarra de ?gua, um reservat?rio (balde/ bacia) com ?gua suficiente para que todos possam participar da experi?ncia proposta, um funil e uma garrafa PET pequena.
Local:Na sala de aula
Proposta: O professor reunir? o grupo em uma roda propondo um alongamento, podendo apoiar-se em: http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Na sequ?ncia posicionar? o grupo em forma de um ?U? sendo o boneco posicionado em p? no centro, possibilitando que todas as crian?as possam ver o que vai acontecer.
Uma crian?a de cada vez ser? chamada para levar um pouco de ?gua para colocar no funil que estar? na parte mais alta da mangueira, supostamente a boca do boneco. Poder? ser providenciado um banco para que as crian?as alcancem na parte mais alta com mais seguran?a e facilidade, uma vez que o boneco ? de papel?o e, portanto, inst?vel nesta posi??o em p?. O professor dever? intervir somente se for necess?rio.
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Foto 1 : Boneco em madeira representando o corpo humano e o percurso dos l?quidos.
Acervo Institucional do NDI. Autor: Elfy Margrit Goering Weiss
Sobre o caminho dos alimentos no corpo humano:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15623
Ao final, o professor far? uma roda e abrir? espa?o para a fala das crian?as a respeito da import?ncia da ?gua para a sa?de dos seres humanos, sobre a import?ncia do aproveitamento dos recursos reutiliz?veis para brincadeiras e a import?ncia das rodas de conversas. O professor dever? ficar atento a todo o processo de relacionamento entre as crian?as e fazer um registro com uma an?lise reflexiva do processo educacional com as crian?as do seu grupo.