Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
AULA 1
ATIVIDADE 1
Como forma de motivação e para sensibilizar a turma para a apreciação de textos literários, o professor, primeiramente, deverá fazer uma sondagem para descobrir os temas de maior interesse dos alunos, o que proporcionará uma maior participação de todos. Para tanto, este levantamento poderá ser feito de forma direta, através de pequenas fichas de cartolina. O professora vai anotando com caneta hidrocor ou pincel atômico os temas preferidos dos alunos, nas fichas, como por exemplo:
AMOR - SEXO - FUTEBOL - FOFOCA - MORTE - AMIZADE - VIOLÊNCIA - NAMORO - ALEGRIA - DOR , etc.
Na sequência, o professor deverá recitar o poema¨Se eu morresse amanhã,¨ de Álvares de Azevedo, com ritmo e expressão adequados.
TEXTO: Se Eu Morresse Amanhã
Álvares de Azevedo
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã…
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
Álvares de Azevedo
(1831-1852)
Disponível em:
http://blog.sitedepoesias.com.br/poemas/se-eu-morresse-amanha/comment-page-1/
Em seguida, entregar uma cópia xerocada do poema aos alunos e promover uma discussão sobre o conteúdo e sobre os aspectos formais do poema. Essa discussão deverá acontecer em caráter informal, em cóirculos o professor vai conduzindo a discussão se baseando nas perguntas abaixo.
Sugestões de perguntas para discussão:
a) Esse texto pode ser considerado como literário? Por quê?
b) Esse texto é um poema? Por quê?
c) Qual o tema central do texto?
d) A visão da morte é tratada de maneira objetiva ou subjetiva? Explique.
e) A linguagem predominante é conotativa ou denotativa?
f) Qual a função de linguagem predominante nesse poema?
AULA 2
ATIVIDADE 1
Levar os alunos ao laboratório de Informática para escolherem outros poemas para leitura. A professora deverá sugerir que busquem outros textos de Álvares de Azevedo e de outros autores românticos, tais como Castro Alves e Gonçalves Dias. Na sequência, as duplas poderão ler em voz alta as poesias escolhidas para os colegas.
É interessante mostrar aos alunos as fotos dos autores, disponíveis em sites consultados. Se possível, montar uma galeria de fotos de autores do Romantismo para visitação na escola. Para que a galeria de fotos seja bem informativa, sugere-se imprimir uma biografia pequena de cada autor e que essa seja afixada abaixo de cada foto. Exemplo:
Fotos disponíveis nos sites:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/castro-alves/index.php
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/goncalves-dias/index.php
AULA 3
ATIVIDADE 1
Em sala de aula, em um grande círculo, o professor organizará uma discussão sobre a pesquisa realizada. Nesse momento, as duplas poderão ler as poesias escolhidas para ilustrar o trabalho. Essa atividade será avaliada segundo a participação e envolvimento dos alunos nas discussões.
ATIVIDADE
Entregar aos alunos cópias de textos diversos para que eles os analisem indicando as características presente s em cada um que permitam classificá-los como românticos e não-românticos.
Sugestão de textos.
Texto 1
"A moreninha" De Joaquim Manuel de Macedo,
- Eis a injustiça, Carolina. Desde sábado à noite que Augusto está na cama, prostrado por uma enfermidade cruel.
- Doente?! exclamou a linda Moreninha, extremamente comovida. Doente?... Em perigo?...
- Graças a Deus, há dois dias ficou livre dele; hoje já pôde chegar à janela, assim me mandou dizer Felipe.
- Oh! pobre moço!...se não fosse isso, teria vindo ver-nos!...
E, pois, todos o s antigos sentimento s de ciúme e temor da inconstância do amante se trocaram por ansiosas inquietações a respeito de sua moléstia.
No dia seguinte, ao amanhecer, a amorosa menina despertou, e buscando o toucador, há uma semana esquecido, dividiu seus cabelos nas duas costumadas belas tranças, que tanto gostava de fazer ondear pelas espáduas, vestiu o estimado vestido branco e correu para o rochedo.
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Texto 2
"Sinal fechado" de Chico Buarque
– Olá! Como vai?
– Eu vou indo. E você, tudo bem?
– Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro... E você?
– Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranqüilo...
Quem sabe?
– Quanto tempo!
– Pois é, quanto tempo!
– Me perdoe a pressa - é a alma dos nossos negócios!
– Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem!
– Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí!
– Pra semana, prometo, talvez nos vejamos...Quem sabe?
– Quanto tempo!
– Pois é...quanto tempo!
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Texto 3
"Os Sapos" Manuel Bandeira
Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.
Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto 4
"Canção do Exílio" Gonçalves Dias
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como l á.
Nosso céu tem mais estrela s,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas flores têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
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"Datas" Murilo Mendes
Os magos janeiram dia 6
Os peixes abrilam dia 1
A Virgem setembra dia 8
Os mortos novembram dia 2.
ATIVIDADE 5
Produção de texto:
O professor traz para a sala de aula um saco em papel ou plástico cheio de palavras recortadas de revistas, propõe a cada aluno que retire do saco quatro ou cinco palavras e a partir delas criem um poema com características do Romantismo.
Sugestão de palavras: amor, morte, separação, alegria, dor, vida, carinho, saudade, ventura, etc.
Os alunos deverão entregar à professora para correção. Após a correção, os textos serão devolvidos aos alunos para que eles se preparem para declamação em sala de aula.
O professor deverá destinar uma aula para a apresentação das declamações.
Avaliação
Avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da correção das produções dos alunos de acordo com a proposta apresentada.
A avaliação da declamação das poesias em sala de aula obedecerá aos seguintes critérios abaixo:
Memorização, expressão e gestos de acordo com o conteúdo, postura e dicção.