Thompson P. da Costa Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Tendo realizado algumas vivências com jogos, nas quais as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.
O professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (passa-passa a bola aéreo e passa-passa a bola no túnel). Perguntar quem já conhece essas brincadeiras e pedir que uma criança possa explicá-las. Após ouvir a criança, deverá discutir com o grupo as regras que direcionarão o jogo, verificando se os passos estão corretos, se querem adicionar ou retirar alguma regra, etc. Caso não conheçam ainda, o professor a explicará ao grupo.
Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem, se necessário for.
As crianças receberão uma ficha de registro das brincadeiras. Nela, deverão ter a oportunidade de desenhar e escrever a forma como brincaram, passo a passo.
MATERIAL:
- bolas de futebol ou de basquete;
- fichas de registro;
- lápis grafite;
- borracha;
- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor.
Agrupados no chão e em círculo, o professor fará uma rodada de socialização dos registros, por meio das falas. Deverá ficar atento para o que cada criança representou, como o representou e porque o representou, fazendo problematizações desse conhecimento.
Caso não dê tempo de cumprir toda a pauta sugerida para este encontro, as crianças poderão levar a ficha de registro para casa ser feita em casa e o professor realizar o momento de avaliação na aula seguinte.
É importante que o professor organize e problematize as falas dos alunos, fazendo sínteses orais e anotações.