Portal do Professor

Início do Conteúdo

Passa-passa a bola

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tinôco da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


  • Compreender e respeitar as regras e os limites dos jogos;
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária;
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.

Duração das atividades

1 encontro de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo realizado algumas vivências com jogos, nas quais as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (passa-passa a bola aéreo e passa-passa a bola no túnel). Perguntar quem já conhece essas brincadeiras e pedir que uma criança possa explicá-las. Após ouvir a criança, deverá discutir com o grupo as regras que direcionarão o jogo, verificando se os passos estão corretos, se querem adicionar ou retirar alguma regra, etc. Caso não conheçam ainda, o professor a explicará ao grupo.

2º MOMENTO:

Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem, se necessário for.

Passa-passa a bola aérea

  • Os alunos serão dispostos em colunas lado a lado (filas indianas), com no mínimo 8 crianças cada;
  • O primeiro aluno de cada coluna ficará com a posse de uma bola;
  • Ao sinal do professor, a bola deverá ser passada com os braços ao colega de trás, por cima da cabeça, até o último colega da coluna;
  • O último aluno, ao apanhar a bola, deverá correr para a posição do início da coluna, reiniciando a passagem.
  • O professor pode definir o término da brincadeira de duas formas: ao completar a 1ª rodada de passagem da bola ou deixar acumular algumas rodadas, ganhando o grupo que conseguiu completá-las mais vezes.

Passa-passa a bola no túnel

  • Os alunos serão dispostos em colunas;
  • O primeiro aluno de cada coluna ficará com posse de uma bola;
  • Ao sinal do professor, a bola deverá ser passada com os braços ao colega de trás, por baixo das pernas, até o último colega da coluna;
  • O último aluno ao apanhar a bola deverá correr para a posição do início da coluna reiniciando a passagem e assim sucessivamente.

3º MOMENTO:

As crianças receberão uma ficha de registro das brincadeiras. Nela, deverão ter a oportunidade de desenhar e escrever a forma como brincaram, passo a passo.

MATERIAL:

- bolas de futebol ou de basquete;

- fichas de registro;

- lápis grafite;

- borracha;

- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor.

Avaliação

Agrupados no chão e em círculo, o professor fará uma rodada de socialização dos registros, por meio das falas. Deverá ficar atento para o que cada criança representou, como o representou e porque o representou, fazendo problematizações desse conhecimento.

            Caso não dê tempo de cumprir toda a pauta sugerida para este encontro, as crianças poderão levar a ficha de registro para casa ser feita em casa e o professor realizar o momento de avaliação na aula seguinte.

É importante que o professor organize e problematize as falas dos alunos, fazendo sínteses orais e anotações.