Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando de tica II

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tinôco da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesse encontro repetiremos os jogos de tica-tica e tica-cola (consulte a aula “Brincando de tica I”), a partir da retomada na avaliação realizada pelas crianças, no intuito de ter maior clareza e consciência das regras que os orientam.

Duração das atividades

2 encontros de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesse encontro repetiremos os jogos de tica-tica e tica-cola (consulte a aula “Brincando de tica I”), a partir da retomada na avaliação realizada pelas crianças, no intuito de ter maior clareza e consciência das regras que os orientam.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor, sentado na quadra e reunido em círculo com os alunos, retomará a aula anterior, pedindo que os alunos descrevam o que foi realizado e como foi realizado. A fala das crianças deverá ser complementada com as anotações que foram feitas.

2º MOMENTO:

O professor combinará com os alunos a repetição das brincadeiras de tica-tica e tica-cola. Reforçar as regras estabelecidas e a importância de cumpri-las, no intuito de promover o sucesso na realização.

3º MOMENTO:

As crianças receberão uma ficha de registro das brincadeiras. Nela, deverão ter a oportunidade de desenhar e escrever a forma como brincaram.

MATERIAL:

- fichas de registro;

- lápis grafite;

- borracha;

- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor.

Avaliação

Com as crianças agrupadas no chão e em círculo, o professor fará uma rodada de socialização dos registros, por meio das falas. Deverá ficar atento para o que cada criança representou, como o representou e porque o representou, fazendo problematizações desse conhecimento.

            Caso não dê tempo de cumprir toda a pauta sugerida para este encontro, as crianças poderão levar a ficha de registro para ser feita em casa e o professor realizará o momento de avaliação na aula seguinte.