Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Esta proposta did?tica est? orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Refer?ncia de Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias", Compet?ncia de ?rea 2 - Compreender as transforma??es dos espa?os geogr?ficos como produto das rela??es socioecon?micas e culturais de poder.
Para o desenvolvimento desta compet?ncia ser? necess?rio propiciar aos estudantes a:
- Refletir sobre a din?mica do tempo e do espa?o;
- Conhecer algumas das tradi??es de fam?lias sertanejas no Nordeste brasileiro;
- Entender os motivos dos conflitos pela terra no Brasil.
Os estudantes devem ter conhecimentos sobre o processo de ocupa??o e forma??o do territ?rio brasileiro.
Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os estudantes sejam instigados a refletirem sobre a din?mica do tempo e do espa?o em alguns lugares no interior do Brasil, ressaltando aspectos das tradi??es seguidas por algumas fam?lias que viveram/vivem no Sert?o da regi?o Nordeste do Brasil, bem como entender alguns dos motivos da luta pela terra em nosso pa?s.
Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, em um laborat?rio de inform?tica. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01: V?deo e debate
PASSO A PASSO
Professor (a), inicie a aula comentando com os estudantes sobre as produ??es cinematogr?ficas no Brasil. Destaque o filme Abril Despeda?ado, dirigido por Walter Salles, lan?ado em 2002. Pergunte:
?
- Permita que os estudantes exponham seus conhecimentos pr?vios e, se n?o tiverem assistido ao filme, convide-os para assistirem sob uma perspectiva geogr?fica. Planeje um momento para uma apresenta??o do filme (Figura 01) e explique que o mesmo foi inspirado no livro hom?nimo do escritor Alban?s Ismail Kadar?. Adaptado para o sert?o nordestino dos anos 1910/20 e rodado em Ibotirama (BA), o filme narra a rivalidade entre duas fam?lias locais, cujos membros juram vingan?a e travam duelos que se perpetuam ao longo de gera??es.
- Apresente aos estudantes a sinopse do filme:
Fonte: <http://www.youtube.com/watch?v=4bIIAO26HJo>. Acesso em 02/10/2013.
?
?
Figura 01: Capa do filme Abril Despeda?ado
Fonte: Dispon?vel em: <http://interfilmes.com/filme_12499_Abril.Despedacado-(Abril.Despedacado).html>. Acesso em 01/09/2013.
?
Coment?rio: Informe que este filme foi muito bem avaliado pela cr?tica, sendo classificado entre os melhores filmes brasileiros. "Abril Despeda?ado" recebeu uma indica??o ao pr?mio de melhor filme em L?ngua Estrangeira no festival Globo de Ouro. Recebeu tamb?m uma indica??o ao BAFTA, na categoria "Melhor Filme Estrangeiro", e o diretor Walter Salles foi escolhido como o melhor diretor no Festival de Cinema de Havana (CUBA). Para baixar o filme, acesse o endere?o web <http://www.youtube.com/watch?v=wqzx1fWF2cY> (acesso em 28/09/2013).
- Oriente os estudantes a ficarem atentos e a fazerem anota??es das cenas que mais lhes despertarem a aten??o e, ap?s assistirem ao filme, pe?a para formarem um c?rculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos geogr?ficos mostrados no decorrer do filme, como: as rela??es tempo e espa?o (lugar), condi??es de vida das pessoas que vivem no Sert?o semi?rido do Brasil, a diversidade cultural, as principais atividades econ?micas mostradas em algumas cenas, os meios de transporte utilizados para circula??o das pessoas, as paisagens urbana e rural, dentre outros.
- Auxilie-os a fazerem um quadro-s?ntese no caderno ou em um arquivo no computador, resumindo os principais aspectos apontados anteriormente. Evidencie a import?ncia do uso de imagens, mapas e document?rios como fontes de representa??o visual, para propiciar a compreens?o e a apresenta??o das informa??es.
?
Atividade 02: Pesquisa
PASSO A PASSO
?
?
?
?
?
?
?
- Solicite aos estudantes que formem grupos de 4 a 5 pessoas. Posteriormente, recorde algumas cenas do filme e proponha uma atividade de pesquisa com vistas a refletirem sobre a seguinte problem?tica,:
?
- Para responderem a estas quest?es e a outras que surgirem, oriente os alunos a pesquisarem em livros geogr?ficos e a consultarem sites de busca na internet para acessaram informa??es e quest?es que abordem a tem?tica. Sugira a leitura dos textos "Quest?o Agr?ria no Brasil", dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/brasil/questao-agraria-no-brasil.htm> e "Atlas da Quest?o Agr?ria Brasileira", dispon?vel em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/>, (acesso em 16/09/2013).
Coment?rio: Neste momento ? importante orientar para que pesquisem em sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online (Figura 02) dispon?vel no endere?o web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares.
Figura 02: P?gina inicial da BRITANNICA ESCOLA ONLINE.
Fonte: Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 23/09/2013.
?
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo poss?veis d?vidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos por todos os estudantes.
- Ressalte aos grupos que eles dever?o entregar um relat?rio com um quadro-s?ntese dos resultados de suas pesquisas, al?m de apresent?-los oralmente, com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
?
Atividade 03
Socializa??o dos resultados e considera??es finais
- Discuta previamente com os grupos para saber quais recursos ser?o usados e o tempo que isso poder? tomar em seu planejamento. Acompanhe atentamente as apresenta??es, intervenha para esclarecer poss?veis d?vidas ou equ?vocos com os quais os estudantes tenham se deparado e permita que cada um exponha seu ponto de vista a partir das fontes de informa??o que encontrou.
- Fa?a a media??o do debate entre os grupos, ressaltando as informa??es mais importantes trazidas pelos debatedores. Nas exposi??es dos grupos e no debate, deve ser evidenciado, a partir das quest?es propostas anteriormente, que:
Figura 03: Camisa ao vento
Fonte: <http://omeumundodavida.wordpress.com/2010/06/17/uma-abordagem-dos-aspectos-identitarios-e-simbolicos-presentes-no-filme-abril-despedacado-de-walter-salles/>. Acesso em 28/09/2013.
?
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
?
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica e explorar tamb?m a literatura, g?nero liter?rio e outros; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais que se apropriam do espa?o, e como modificam a paisagem; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos principais usos do solo; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
A quest?o agr?ria brasileira. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42096>. Acesso em 15/08/2013.
A reforma agr?ria como solu??o para os problemas sociais brasileiros - UCA. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37213>. Acesso em 15/08/2013.
A reforma agr?ria e os movimentos sociais no campo. Pesquisa cient?fica para o ensino m?dio. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41621>. Acesso em 15/08/2013.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.
Hist?rico da quest?o agr?ria. <http://www.incra.gov.br/index.php/reforma-agraria-2/questao-agraria/historico-da-questao-agraria>. Acesso em 15/08/2013.
MST: As origens da luta pela terra no Brasil. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28571>. Acesso em 15/08/2013.
Que ? a quest?o agr?ria atual? Dispon?vel em: <http://www.mst.org.br/node/8382>. Acesso em 15/08/2013.
A avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos estudantes em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar a compreens?o de cada um sobre o tema estudado, a partir da participa??o na apresenta??o (exposi??o) e no debate.
? importante destacar, ainda, que o significado desta proposta did?tica n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.