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Introdução aos jogos pré-desportivos

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tinôco da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Experimentar algumas possibilidades de ação do seu corpo num tempo e num espaço delimitados;
  • Compreender e respeitar as regras e limites dos jogos;
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária;
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.

Duração das atividades

1 encontro de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:A turma será disposta livremente na quadra. Ao comando do professor os alunos deverão:

-        Caminhar livremente, de forma lenta e depois rápida. O mediador chamará atenção para os espaços vazios, de forma que os alunos possam se distribuir adequadamente, preenchendo todo o espaço disponível no local.

-        Em seguida, o mediador continuará a intervenção, propondo os seguintes desafios para a caminhada: saltar com o pé direito, saltar com o pé esquerdo, andar nas pontas dos pés e andar sobre os calcanhares, etc.

2º momento:Após esse momento inicial de sensibilização, o professor convida os alunos para sentaram-se no chão, formando um círculo, e inicia uma conversa sobre a atividade realizada. Poderá propor perguntas do tipo:

a)    O que acharam desse jogo que fizemos?

b)    Foi difícil participar dele? Por quê?

c)    Qual eram as regras que precisavam ser cumpridas?

d)    Quando deixávamos de prestar atenção na regra, o que acontecia?

A partir dessa problematização da fala dos alunos, mostrar a importância das regras na execução dos jogos.

3º momento: Pedir que as crianças registrem individualmente a atividade realizada, ou seja, as suas percepções sobre ela. O professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor) e pedirá para as crianças desenharem. Outra opção é realizar o registro no computador, utilizando-se do programa Paint. Se o professor optar por isso, deverá imprimir os desenhos ao final da atividade.

MATERIAL:

- folhas de papel sulfite;

- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor;

- computador;

- impressora colorida.

Avaliação

A partir da mostra dos desenhos e das falas, o que cada criança representou (que momento da atividade), como o representou (se desenhou o espaço onde a atividade foi desenvolvida e todos os atores envolvidos) e porque o representou (o que foi significativo para ela).