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AS ROCHAS SEDIMENTARES EM NOSSO DIA-A-DIA

Al?xia P?dua Franco

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Get?lio Ribeiro

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Hudson Rodrigues Lima

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Leila Floresta

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Fundamental Final Geografia Fen?menos naturais, sua regularidade e possibilidade de previs?o pelo homem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as rochas sedimentares na natureza terrestre.
- Compreender o processo de forma??o das rochas sedimentares.
- Reconhecer a utilidade das rochas sedimentares na vida das pessoas.
- Localizar as forma??es sedimentares na localidade e na regi?o onde vivem os alunos.
- Manipular, de maneira l?dica, as rochas sedimentares dispon?veis na localidade e regi?o de sua Escola.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es de geografia f?sica, paisagens naturais, paisagens culturais.

Estratégias e recursos da aula

A metodologia proposta tem por objetivo despertar o esp?rito investigativo sobre a realidade, no interior da sala de aula. Assim, ? recomend?vel que o professor estimule os alunos a constru?rem suas indaga??es sobre a realidade (problematiza??o), construindo as suas hip?teses, decorrentes de observa??es pessoais e/ou da viv?ncia com a sua fam?lia e com a comunidade. Ao ouvir os alunos ? importante considerar as suas observa??es, problemas e hip?teses; tanto aquelas que s?o equivocadas para que sejam esclarecidas, quanto aquelas que s?o corretas e que devem ser valorizadas perante a turma.

Para iniciar as atividades sobre rochas magm?ticas, sugerimos lan?ar questionamentos constru?dos a partir de situa??es vivenciadas pelos alunos cotidianamente, como por exemplo:

1. Como surgiu a areia utilizada na constru??o de casas e pr?dios? Em quais lugares da natureza mais encontramos a areia?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar detr?tica e que ao sofrer a a??o dos ventos, da ?gua e do sol, foi se desmanchando, dando origem ao solo arenoso, ao mesmo tempo deve identificar na localidade onde vivem seus alunos as ?reas onde s?o extra?das as areias. Lembre-se que os pr?prios solos por onde pisamos s?o resultado do intemperismo existente sobre os diversos tipos de rochas, dando oriem a diferentes tipos de solos, desde o arenoso at? o argiloso.

Paisagem de extra??o de areia do leito do Rio Para?ba - Rio de Janeiro

Cena de extra??o de areia no Jalap?o - Tocatins - ?rea de Preserva??o Ambiental

As areias das praias mar?timas s?o dif?ceis de aproveitamento econ?mico em fun??o da forte concentra??o de sal.

2. Como surgiram os cascalhos utilizados em constru??es, em estradas? Em quais lugares da natureza mais encontramos o cascalho(seixos)?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar detr?tica e que ao sofrer forte a??o das ?guas, foi desgastando a rocha original com a passagem da ?gua seja em correnteza ou rolando as pedras, gerando um formato um pouco arredondado ao cascalho, dando origem ? cascalheira. Uma outra forma??o de cascalho se d? pela forte varia??o da temperatura entre o frio e o quente, gerando cascalhos com formas mais angulares do que arredondados. O professor deve identificar na localidade onde vivem os seus alunos as ?reas onde s?o extra?dos os cascalhos, identificando suas formas e cores, bem como se s?o origin?rios de rochas sedimentares, metam?rficas ou magm?ticas.

Cascalho de origem sedimentar, comuns em cursos de ?gua:

Cascalhos (seixos) de quartzitos

Cascalhos (seixos) dolom?ticos

Cascalhos (seixos) metam?rficos

Cascalhos de quartzo (ametistas)

3. Como surgiu a argila utilizada para artesanatos e fabrica??o de tijolos? Em quais lugares da natureza mais encontramos a argila?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar detr?tica e que a areia/solos ao sofrerem a a??o intensa de ambiente aquoso foi dando origem ao solo argiloso, ao mesmo tempo deve identificar na localidade onde vivem seus alunos as ?reas onde s?o extra?das as argilas. Lembrar que as argilas podem ter texturas e colora??es diferentes, conforme a origem das rochas advindas.

Pe?as de argila industrializadas com diferentes cores e origens rochosas

Cer?mica extra?da da natureza aguardando beneficiamento no Munic?pio de Itu - S?o Paulo

4. Como surgiram a cal e o cimento utilizados nas constru??es e acabamentos e o calc?rio utilizado na agricultura? Em quais lugares da natureza s?o encontrados estes minerais?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar qu?mica ou org?nica e que  os calc?rios s?o rochas resultantes da decomposi??o de minerais e mat?rias org?nicas que se mineralizaram ao longo de milhares de anos, ao mesmo tempo deve identificar na localidade onde vivem seus alunos as ?reas onde s?o extra?dos os calc?rios. Lembre-se que os calc?rios possuem diversas colora??es e propriedades minerais, conforme a forma??o rochosa a que pertencem.

Extra??o de Calc?rio na regi?o metropolitana de Curitiba - Paran?

Mostra de rocha de calc?rio utilizada para a produ??o de cimento utilizado na constru??o civil

Mina de Calc?rio

5. Voc? conhece algum tipo de rocha (pedra) que se parece com gr?os de areias ou camadas de areia? Elas s?o utilizadas para alguma coisa?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar resultante da acumula??o de solos durante milhares de anos. Estas rochas, como os arenitos, s?o muito utilizadas em revestimentos de paredes e cal?adas, identificando este tipo de rocha na localidade ? interessante identificar as ?reas onde as mesmas sejam extra?das.

Arenito em ?rea de Parna?ba - Piau?

Ard?sia

Cada professor deve adequar, conforme sua realidade escolar e ritmo pr?prio, o tempo disponibilizado para o desenvolvimento de cada uma das atividades sugeridas nos itens "Estrat?gias e recursos de aula" e "Avalia??o".

Recursos Complementares

O professor pode consultar os seguintes endere?os da internet para auxiliar na execu??o das aulas:

www.cprm.gov.br  no menu CANAL ESCOLA ? poss?vel obter informa??es de qualidade sobre tudo que se relaciona ? Geologia e rocha.

www.geoturismobrasil.com  o menu ? interessante pois relaciona a geologia com o cotidiano das pessoas. No menu Livros e Publica??es clique em Pedra por Pedra e conhe?a um jogo interessante sobre o uso das rochas em uma resid?ncia.

www.museumin.ufrgs.br  voc? encontra uma listagem dos principais tipos de rochas.

www.rc.unesp.br/museudpm  voc? encontra um museu virtual de minerais e rochas.

O professor tamb?m pode trabalhar esta tem?tica em conjunto com conte?dos de Ci?ncias, L?ngua Portuguesa, Hist?ria e Matem?tica. Em Ci?ncias, trabalhando o conceito de mat?ria org?nica e inorg?nica e as suas composi??es qu?micas encontradas em minerais. Em Lngua Portuguesa, trabalhando as quest?es debatidas para se compor reda??es ou incentivar a leitura de textos liter?rios com o tema da minera??o. Em Hist?ria, trabalhando a formac?o de munic?pios e estados a partir da atividade mineradora, bem como as mudan?as e as perman?ncias nas condi??es de trabalho nas mineradoras em diferentes tempos da Hist?ria do Brasil. Em Matem?tica, trabalhando o conceito de peso de rochas, tamanho de ?rea mineradora, pre?os do com?rcio de rochas, tonelagem da produ??o mineradora, etc.

Avaliação

Os conte?dos trabalhados com as rochas sedimentares apresentam v?rias possibilidades avaliativas. As descritas abaixo podem ser utilizadas em seu conjunto ou apenas parte delas, conforme o tempo disponibilizado pelo professor:

1. Incentivar o aluno a ?colecionar? os tipos de rochas sedimentares e areias encontradas na sua localidade, classificando e descrevendo suas caracter?sticas: nome, cor, textura, utilidade, local de origem.

2. Realizar trabalhos de campo, visitando as ?reas de extra??o de rochas e areias. Neste tipo de atividade deve-se orientar os alunos a coletarem as amostras das rochas sedimentares, observar a forma de extra??o das rochas, as caracter?sticas ambientais dos lugares de extra??o, relatos de  trabalhadores e propriet?rios da minera??o. Por fim devem elaborar um relat?rio sobre o trabalho de campo com as conclus?es gerais e pessoais. Incentivar o aluno ilustrar o relat?rio com fotografias.

3. Produ??o de cartazes ilustrados com tipos de rochas sedimentares e identificando o uso delas no dia-a-dia do aluno. Para isso deve conter a imagem do tipo de rocha e fotografia do lugar onde ela foi empregada.

4. Produ??o de obras de artes pl?sticas. Com uma base de papel?o, prepara-se o fundo do papel?o utilizando tinta guache na cor desejada pelo aluno ou professor e sobre esta base de papel?o o aluno dever? tra?ar seu desenho (sugerindo forma circular, a exemplo de mandalas) e neste desenho o aluno vai colando cascalhos, areias, fragmentos de rochas sedimentares. Para concluir o aluno pode elaborar texto explicando o que quis expressar com a produ??o art?sticas e os tipos de rochas sedimentares utilizadas para a sua produ??o.