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PRO-PRO: Proposta de Proporção

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Márcia Aparecida Mendes, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Ensino Médio Matemática Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar figuras.
• Reduzir figuras.
• Identificar e construir segmentos proporcionais.
• Identificar e construir figuras proporcionais.
• Identificar e obter proporções.
• Conceituar Proporção.

Duração das atividades

3 horas/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno saiba trabalhar com malhas quadriculadas e conheça o conceito e significado de razão entre números e entre grandezas

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

O professor entrega a figura de um retângulo e uma folha contendo uma malha quadrangular para cada aluno e dá a seguinte instrução:

A metade da sala (especificada por ele) fará uma ampliação da figura dada e a outra metade fará uma redução.


2ª etapa


Nesta etapa serão formadas duplas ficando um aluno que fez ampliação e outro que fez redução da figura. O professor solicita que os alunos:
• Comparem a figura dada com a figura ampliada e a reduzida.
• Determinem colocando abaixo de cada uma das três figuras as medidas da base e da altura do retângulo.


Enquanto os alunos estão desenvolvendo a atividade o professor fixará um cartaz com as seguintes perguntas, para que a dupla com base nos desenhos, responda:

1. Quantas vezes a figura feita por eles, foi ampliada em relação à figura dada?

2. Quantas vezes a figura feita por eles, foi reduzida em relação à figura dada?

3. Quantas vezes a figura ampliada é maior que a figura reduzida?

4. Qual é a razão entre as bases da figura dada e da figura ampliada?

5. Qual é a razão entre as alturas da figura dada e da figura ampliada?

6. Nos dois itens anteriores, as razões encontradas são iguais ou diferentes?

7. Qual é a razão entre as bases da figura dada e da figura reduzida?

8. Qual é a razão entre as alturas da figura dada e da figura reduzida?

9. As razões encontradas nos itens 7 e 8 são iguais ou diferentes?

10. Qual é a razão entre as alturas da figura ampliada e da figura reduzida?

11. Qual é a razão entre as bases da figura ampliada e da figura reduzida?

12. As duas últimas razões encontradas são iguais ou diferentes?

3ª etapa.

Cada dupla apresentará para turma seus desenhos e suas conclusões, colocando no quadro as razões que obtiveram nas três comparações (figura dada/figura ampliada, figura dada/figura reduzida e figura ampliada/figura reduzida).

A cada apresentação, o professor faz os comentários pertinentes, complementando e ao final de todas as apresentações destacará as figuras que ficaram proporcionais fazendo com que os próprios alunos descubram porque elas são proporcionais. E para finalizar propõe às duplas para escreverem o que seria então uma proporção, comentando, então as respostas de cada dupla.

Recursos Complementares

Como curiosidade e complemento do estudo, sugerir aos alunos que consultem o site http://matematicamania.wordpress.com/tag/razao-aurea/ sobre a PROPORÇÃO ÁUREA OU DIVINA PROPORÇÃO

Avaliação

Os alunos devem fazer e colorir figuras proporcionais às que eles trouxeram, a pedido do professor, e no final montarem um painel com os desenhos.