Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dicion?rios impressos x Dicion?rios on line

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Pesquisar na internet dicion?rios on line.
  • (Re)conhecer a estrutura do dicion?rio, relembrando a organiza??o em ordem alfab?tica e perceber que h? diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Procurar palavras no dicion?rio on line ou no dicion?rio impresso.
  • Reconhecer a import?ncia do dicion?rio para a amplia??o vocabular.
  • Aprender a usar o dicion?rio para descobrir o significado mais preciso de uma palavra empregada em frases/ textos.
  • Produzir um gloss?rio.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades de leitura e escrita
  • Ordem alfab?tica

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet.
  • V?deo.
  • Trabalho em duplas.
  • Elabora??o de um gloss?rio.

?

M?dulo 1 - Conhecendo dicion?rios on line

?

ATIVIDADE 1

  • Professor,  para iniciar as atividades sobre o uso do dicion?rio, leve seus alunos para o laborat?rio de Inform?tica e pe?a a eles que entrem em sites de busca para 

procurarem dicion?rios on line. Essa pesquisa ? para que, apenas, saibam que esses dicion?rios existem.

Eles encontrar?o:

1. Michaelis on line

Dicion??rio Michaellis

http://michaelis.uol.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.

2. dicion?rio online de portugu?s

http://www.dicio.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.

?

3. DICION?RIO CRIATIVO

http://www.dicionariocriativo.com.br/  Acesso em: 21 out. 2013.

dentre outros.

?

ATIVIDADE 2 - Rodinha de conversa

?

Professor, forme um roda de conversa com os alunos e distribua para cada um uma letra do alfabeto feita em cartolina. O jogador que estiver com a letra A come?a o jogo dizendo:

  • Fui ao clube e no caminho, vi .... e completar? a frase com o nome de uma pessoa ou animal, objeto, ou o que preferir. A inicial da palavra tem que ser com a letra que ele est?. Depois o jogador que estiver com a letra B e assim por diante...

alfabeto - letrinhas

Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://tacansado.files.wordpress.com/2008/11/gloss.jpg&

imgrefurl=http://tacansado.wordpress.com/2008/11/24/glossario-de-bolonha/&h=261&w=500&sz=24&tbnid=xba_xHlY

2Pfa3M:&tbnh=90&tbnw=172&zoom=1&usg=__aYMIoKuRzErVT

gPvRk7Ine0ba8c=&docid=i9dq884Wfr1QjM&sa=X&ei=JvpfUp6yBqS3igKE24GwDw&ved=0CE4Q9QEwBQ

?

Ao final, o professor perguntar?:

1. Por que ? importante conhecer a ordem alfab?tica? 

  • Professor, elabore indaga??es que levem os estudantes ? seguinte conclus?o:

saber a ordem alfab?tica nos auxilia a consulta a dicion?rios, listas telef?nicas, nomes de ruas, dentre outros.

Atividade dispon?vel em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html   Acesso em: 17 out. 2013.

?

ATIVIDADE 3 - Vamos exercitar? 

?

  • Professor, os estudantes poder?o utilizar o dicion?rio on line ou o impresso para fazer as atividades abaixo. A atividade n?mero 1 est? dispon?vel no blog da professora Jana?na - link 

http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/tag/uso-do-dicionario/ Acesso em: 17 out. 2013.

?

Reescreva as frases abaixo, trocando as palavras destacadas por sin?nimos. Para tanto, use o dicion?rio impresso ou o on line e preste aten??o para que a palavra fique adequada dentro do contexto da frase.

a.    Devido ? grande quantidade de pe?as, Luciano teve dificuldade para desmontar o quebra-cabe?a.

_____________________________________________________________________________________________________________________

b.    A ousadia o levou a responder dessa maneira ao delegado.

_____________________________________________________________________________________________________________________

c.     Joaquim ester?ou o volante at? conseguir fazer a manobra.

______________________________________________________________________________________________________________________

d.    As maxambombas chegaram no pavilh?o ontem ? noite.

_____________________________________________________________________________________________________________________

              e.    Muitas roupas estramb?ticas estavam na vitrine daquela loja de grife.

_____________________________________________________________________________________________________________________

?

2.  Com o objetivo de inferir sentido ? palavras desconhecidas, usar o dicion?rio e  construir frases, o professor dever? propor a seguinte atividade aos alunos.

A atividade foi retirada do blog da professora F?tima Pereira, dispon?vel em:  http://textoemmovimento.blogspot.com.br/2013/03/uso-do-dicionario-sugestao-de-atividade.html

Acesso em: 17 out. 2013.

  • Distribuir uma lista de palavras (sugest?es abaixo). 

Professor, voc? pode sugerir outras palavras. Escolhemos essas abaixo propositalmente porque n?o s?o do vocabul?rio ativo dos estudantes.

perfunct?rio /espataf?rdio / agorafobia
engodar / ostracismo / patacoada
casquinar/ macamb?zio / di?spiro / magarefe /hirsuto
  • Sem dicas ou consultas, pedir aos alunos que ?criem? um significado para cada palavra;

?

  • Criar frases usando essas palavras conforme o significado criado para elas. Considerar a classe gramatical a qual pertencem, por exemplo, quando for verbo, pode estar conjugada;

?

  • Buscar o sentido real no dicion?rio impresso ou on line, anotar as acep??es que mais pr?ximas est?o do sentido da palavra no contexto.

?

  • Criar frases com essas palavras considerando o sentido real.

?

M?dulo 2 - Produzindo um gloss?rio

?

ATIVIDADE 1

?

PRODU??O DE GLOSS?RIO CRIATIVO

atividade gloss??rio

IMAGEM DISPON?VEL EM: http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/

12918/imagens/jospaulopaes.jpg&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula%3D12918&h=400&w=319&sz=36&tbnid=DjO3ijWtRv7L6M:&tbnh=94&tbnw=75&zoom=1&usg=__

91PrvNl9-q69YeMENwOSltonzmU=&docid=5OIfGzhAwM8CdM&sa=X&ei=-MpfUp3aDtGIigK-j4G4Ag&sqi=2

&ved=0CC8Q9QEwAA Acesso em: 14 out. 2013.

?

 ORDEM ALFAB?TICA13

Imagem dispon?vel em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html Acesso em: 17 out. 2013.

  • Professor, pe?a aos estudantes que leiam o texto abaixo (reproduza c?pias para eles). Depois de lido e explorado o texto, solicite que eles, no laborat?rio de Inform?tica,

em duplas, criem um gloss?rio com as palavras do texto que consideraram mais dif?ceis. Lembre aos seus alunos que podem fazer um gloss?rio bem criativo e ilustrado. Na internet,

h? imagens de dom?nio p?blico que poder?o copiar.

?

O que ? Gloss?rio:

Gloss?rio ? um dicion?rio com diversos termos desconhecidos, como palavras t?cnicas, em outro idioma e etc, e ? um termo oriundo do latim. O gloss?rio ? uma lista,  geralmente em ordem alfab?tica, que d? o significado das palavras. O gloss?rio aparece geralmente no final de um livro ou texto, com o objetivo de explicar palavras que foram utilizadas durante a obra, e que n?o s?o todas as pessoas que conhecem seus significados. As palavras que aparecem no gloss?rio s?o geralmente pouco conhecidas, em outros idiomas, termos tecnol?gicos, ou em l?nguas que j? n?o existem mais etc.

Existem v?rios tipos de gloss?rio, por exemplo, um gloss?rio bilingue, que as palavras s?o explicadas e traduzidas para outro idioma, gloss?rio de assuntos espec?ficos, como finan?as e administra??o, que explicam termos t?cnicos, utilizados por profissionais da ?rea ou pessoas que t?m interesse em descobrir os seus significados, al?m de termos cient?ficos.

Texto dispon?vel em: http://www.significados.com.br/glossario/  Acesso em: 17 out. 2013.

?

ATIVIDADE 2 - Socializando os gloss?rios no blog da turma

?

  • Professor, pe?a a seus alunos que divulguem os gloss?rios no blog da turma. Se a turma ainda n?o tem um blog,

o tutorial dispon?vel em  http://www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE os ajudar? a criar um.

Recursos Complementares

Para o professor:

1. Os v?deos dispon?veis nos sites abaixo ajudar?o o professor na sua tarefa de ensinar o l?xico em sala de aula.


?

2. Cole??o de aulas do Portal do professor

Uso do dicion?rio - dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=45

Acesso em: 17 out. 2013.

?

3. Workshop - Uso do dicion?rio em sala de aula - dispon?vel em: http://www.fael.edu.br/arquivos/comunicados/Orientacoes-workshop-abril-2013.pdf

Acesso em: 17 out. 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser realizada durante todo o processo. O professor dever? observar a participa??o e o interesse dos estudantes ao realizarem as tarefas e, principalmente, se os alunos compreenderam que, para reconhecerem o significado mais pr?ximo de uma palavra, devem analisar todas as acep??es, antes de selecionar aquela que interessa no contexto.

Para avaliar se os objetivos foram alcan?ados, ao final da sequ?ncia did?tica, pe?a a seus alunos que respondam oralmente:

  • Qual a import?ncia do dicion?rio para a amplia??o vocabular?
  • Voc?s sabem usar o dicion?rio? (   ) Sim   (   ) N?o. Por qu??
  • O que devemos saber primeiro para procurar uma palavra no dicion?rio?

Por meio das respostas, o professor ter? um feedback de suas aulas. ? importante que o docente crie um caderninho para registrar os problemas que encontrou. Esse material dar? apoio ao professor, caso seja necess?rio, retomar a tem?tica trabalhada. 

Em rela??o ? produ??o do gloss?rio, o professor dever? analisar os gloss?rios antes de publicados no blog, no que diz respeito:

  • ? criatividade
  • ?s ilustra??es
  • ao conte?do (significados) condizentes com o sentido do texto.