Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
?
M?dulo 1 - Conhecendo dicion?rios on line
?
ATIVIDADE 1
procurarem dicion?rios on line. Essa pesquisa ? para que, apenas, saibam que esses dicion?rios existem.
Eles encontrar?o:
1. Michaelis on line
http://michaelis.uol.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.
2. dicion?rio online de portugu?s
http://www.dicionariocriativo.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.
dentre outros.
?
ATIVIDADE 2 - Rodinha de conversa
?
Professor, forme um roda de conversa com os alunos e distribua para cada um uma letra do alfabeto feita em cartolina. O jogador que estiver com a letra A come?a o jogo dizendo:
Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://tacansado.files.wordpress.com/2008/11/gloss.jpg&
2Pfa3M:&tbnh=90&tbnw=172&zoom=1&usg=__aYMIoKuRzErVT
gPvRk7Ine0ba8c=&docid=i9dq884Wfr1QjM&sa=X&ei=JvpfUp6yBqS3igKE24GwDw&ved=0CE4Q9QEwBQ
?
Ao final, o professor perguntar?:
1. Por que ? importante conhecer a ordem alfab?tica?
saber a ordem alfab?tica nos auxilia a consulta a dicion?rios, listas telef?nicas, nomes de ruas, dentre outros.
Atividade dispon?vel em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html Acesso em: 17 out. 2013.
?
ATIVIDADE 3 - Vamos exercitar?
?
http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/tag/uso-do-dicionario/ Acesso em: 17 out. 2013.
?
Reescreva as frases abaixo, trocando as palavras destacadas por sin?nimos. Para tanto, use o dicion?rio impresso ou o on line e preste aten??o para que a palavra fique adequada dentro do contexto da frase.
a. Devido ? grande quantidade de pe?as, Luciano teve dificuldade para desmontar o quebra-cabe?a.
_____________________________________________________________________________________________________________________
b. A ousadia o levou a responder dessa maneira ao delegado.
_____________________________________________________________________________________________________________________
c. Joaquim ester?ou o volante at? conseguir fazer a manobra.
______________________________________________________________________________________________________________________
d. As maxambombas chegaram no pavilh?o ontem ? noite.
_____________________________________________________________________________________________________________________
e. Muitas roupas estramb?ticas estavam na vitrine daquela loja de grife.
_____________________________________________________________________________________________________________________
?
2. Com o objetivo de inferir sentido ? palavras desconhecidas, usar o dicion?rio e construir frases, o professor dever? propor a seguinte atividade aos alunos.
A atividade foi retirada do blog da professora F?tima Pereira, dispon?vel em: http://textoemmovimento.blogspot.com.br/2013/03/uso-do-dicionario-sugestao-de-atividade.html
Acesso em: 17 out. 2013.
Professor, voc? pode sugerir outras palavras. Escolhemos essas abaixo propositalmente porque n?o s?o do vocabul?rio ativo dos estudantes.
perfunct?rio /espataf?rdio / agorafobia
engodar / ostracismo / patacoada
casquinar/ macamb?zio / di?spiro / magarefe /hirsuto
|
?
?
?
?
M?dulo 2 - Produzindo um gloss?rio
?
ATIVIDADE 1
?
PRODU??O DE GLOSS?RIO CRIATIVO
IMAGEM DISPON?VEL EM: http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/
91PrvNl9-q69YeMENwOSltonzmU=&docid=5OIfGzhAwM8CdM&sa=X&ei=-MpfUp3aDtGIigK-j4G4Ag&sqi=2
&ved=0CC8Q9QEwAA Acesso em: 14 out. 2013.
?
Imagem dispon?vel em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html Acesso em: 17 out. 2013.
em duplas, criem um gloss?rio com as palavras do texto que consideraram mais dif?ceis. Lembre aos seus alunos que podem fazer um gloss?rio bem criativo e ilustrado. Na internet,
h? imagens de dom?nio p?blico que poder?o copiar.
O que ? Gloss?rio:
Gloss?rio ? um dicion?rio com diversos termos desconhecidos, como palavras t?cnicas, em outro idioma e etc, e ? um termo oriundo do latim. O gloss?rio ? uma lista, geralmente em ordem alfab?tica, que d? o significado das palavras. O gloss?rio aparece geralmente no final de um livro ou texto, com o objetivo de explicar palavras que foram utilizadas durante a obra, e que n?o s?o todas as pessoas que conhecem seus significados. As palavras que aparecem no gloss?rio s?o geralmente pouco conhecidas, em outros idiomas, termos tecnol?gicos, ou em l?nguas que j? n?o existem mais etc.
Existem v?rios tipos de gloss?rio, por exemplo, um gloss?rio bilingue, que as palavras s?o explicadas e traduzidas para outro idioma, gloss?rio de assuntos espec?ficos, como finan?as e administra??o, que explicam termos t?cnicos, utilizados por profissionais da ?rea ou pessoas que t?m interesse em descobrir os seus significados, al?m de termos cient?ficos.
Texto dispon?vel em: http://www.significados.com.br/glossario/ Acesso em: 17 out. 2013.
?
ATIVIDADE 2 - Socializando os gloss?rios no blog da turma
?
o tutorial dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE os ajudar? a criar um.
Para o professor:
1. Os v?deos dispon?veis nos sites abaixo ajudar?o o professor na sua tarefa de ensinar o l?xico em sala de aula.
?
2. Cole??o de aulas do Portal do professor
Uso do dicion?rio - dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=45
Acesso em: 17 out. 2013.
?
3. Workshop - Uso do dicion?rio em sala de aula - dispon?vel em: http://www.fael.edu.br/arquivos/comunicados/Orientacoes-workshop-abril-2013.pdf
Acesso em: 17 out. 2013.
A avalia??o dever? ser realizada durante todo o processo. O professor dever? observar a participa??o e o interesse dos estudantes ao realizarem as tarefas e, principalmente, se os alunos compreenderam que, para reconhecerem o significado mais pr?ximo de uma palavra, devem analisar todas as acep??es, antes de selecionar aquela que interessa no contexto.
Para avaliar se os objetivos foram alcan?ados, ao final da sequ?ncia did?tica, pe?a a seus alunos que respondam oralmente:
Por meio das respostas, o professor ter? um feedback de suas aulas. ? importante que o docente crie um caderninho para registrar os problemas que encontrou. Esse material dar? apoio ao professor, caso seja necess?rio, retomar a tem?tica trabalhada.
Em rela??o ? produ??o do gloss?rio, o professor dever? analisar os gloss?rios antes de publicados no blog, no que diz respeito: