Graziela Maria Beretta L?pez.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;
? Ouvir hist?rias e manipular livros de literatura infantil;
? Desenvolver aten??o concentra??o e coordena??o;
? identificar e nomear algumas formas geom?tricas;
? identificar e nomear os n?meros de 0 a 9;
? identificar e nomear letras;
? identificar o seu e o nome dos colegas.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios
Essa proposta ? indicada para crian?as de 3 a 4 anos. A ideia central dessa aula ? a confec??o, em parceria com as crian?as, de um painel para trabalhar, as formas geom?tricas, as cores, n?meros e letras.
?
Primeiro Momento: Ouvindo a Hist?ria das Tr?s Partes
Materiais: Livro da hist?ria das tr?s partes, tapete e almofadas.
Dura??o: 30 minutos.
Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma hist?ria. Sente-se em roda com as crian?as e mostre a hist?ria escolhida: As tr?s partes. Este livro conta a hist?ria de uma casa que decidiu n?o ser mais casa e, por isso, dividiu-se em tr?s figuras geom?tricas que podiam se transformar em v?rias coisas, como um p?ssaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as tr?s pe?as encontraram algumas crian?as e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da av? das crian?as, resolveram realizar o grande desejo da vida dela... Ap?s a conta??o, as crian?as poder?o fazer coment?rios sobre a hist?ria; e a professora, em meio a conversa perguntar? se sabem os nomes daquelas formas que aparecem na hist?ria. Em seguida mostrar? para o grupo algumas formas geom?tricas (c?rculo, tri?ngulo, quadrado e ret?ngulo), confeccionadas em papel cart?o e convidar? o grupo para, assim como as tr?s formas do livro, brincarem de formar figuras com elas.
?
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
Segundo Momento: Brincando de formar figuras com as formas geom?tricas
Materiais: formas geom?tricas (c?rculo, tri?ngulo, quadrado e ret?ngulo), recortadas em papel cart?o, de cores variadas, folhas A3 e cola.
Dura??o: 30 minutos.
Organize uma mesa contendo os materiais e convide as crian?as para a brincadeira. Cada crian?a receber? uma folha A3 e algumas formas geom?tricas (c?rculo, tri?ngulo, quadrado e ret?ngulo), recortadas em papel cart?o, de cores variadas. O professor tamb?m dever? sentar-se com o grupo e ter sua pr?pria folha e formas para brincar junto com elas. E assim, instigar o grupo a formar figuras variadas com as formas. Ap?s explorarem bastante as formas, dever? ser proposto que escolham a figura que mais gostaram de formar e a colem na folha, conforme ilustra??o.
?
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
Terceiro Momento: Confeccionado um painel para brincar com as formas
Materiais: 1 metro quadrado de tecido cru, velcro, cola quente, caneta de tecido, placa de PVC, ou papel?o bem duro, papel contact colorido.
Dura??o: aproximadamente 40 minutos.
Esse painel, al?m de possibilitar o contado das crian?as com formas geom?tricas, tamb?m, possibilitar? o manuseio e a brincadeira com letras, n?meros e cores. A primeira etapa da confec??o do painel deve ser feita pelo professor. Fa?a uma bainha larga de uns 10cm em um dos lados do tecido, para que depois de pronto, possa ser passado por ela, uma vareta para pendurar o painel, possibilitando assim, que as crian?as brinquem com ele. Depois desenhe no tecido as formas geom?tricas, organizadas conforme ilustra??o (numa parte do painel somente c?rculos, em outra somente os quadrados, numa terceira, somente os tri?ngulos e, por ?ltimo, as tr?s formas juntas). Ou organizadas de outra maneira , se preferir. Sugerimos que nos c?rculos escreva os n?meros de 0 a 9; nos tri?ngulos o alfabeto, nos quadrados, os nomes das crian?as; e nas formas variadas (na parte do painel onde estar?o as tr?s formas geom?tricas misturadas) pinte cada uma delas com cores diferentes.
?
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
?
?
Com um estilete, que dever? ser manuseado pelo professor, corte o PVC ou papel?o no formato, tamanhos e quantidade das formas geom?tricas que foram desenhadas no tecido. Depois, com cola quente, cole um pedacinho de velcro num dos lados de cada forma geom?trica. No outro lado dos c?rculos cole os n?meros, que poder?o ser feitos em papel contact.
?
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
No outro lado dos tri?ngulos, as letras do alfabeto, que poder?o tamb?m ser feitos em papel contact.
?
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
No outro lado das formas variadas, se forem feitas em PVC, forre-as com papel contact de cores variadas; se forem feitas de papel?o poder?o ser pintadas. No outro lado dos quadrados, cole uma fotografia de cada crian?a em cada quadrado.?
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
?
Quarto Momento: Dando o toque das crian?as ao painel
Materiais: O tecido com as formas geom?tricas j? desenhadas, tinta para tecido e pinc?is
Dura??o: aproximadamente 40 minutos.
Organize uma mesa com os materiais. Depois explique para as crian?as que para realizarem ?quela atividade precisar?o se dividir em 4 grupos de no m?ximo 5 crian?as. Um grupo ficar? encarregado de pintar os c?rculos, o outro os quadrados, o terceiro os tri?ngulos e o ?ltimo as formas variadas. As formas variadas podem ser pintadas com cores mais escuras, mas os c?rculos, os tri?ngulos e os quadrados, devem ser pintados com cores claras j? que, em cima dessa pintura, ser?o escritos os n?meros, as letras e os nomes das crian?as com caneta para tecido.
?
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
?
?
Quinto Momento: Brincando com o painel
Materiais: o painel
Dura??o: aproximadamente 40 minutos.
Pendure o painel em determinado local e convide as crian?as para explor?-lo. Como ser? a primeira vez que brincar?o com ele, e n?o ser? poss?vel todas brincarem juntas ao mesmo tempo, sugerimos que o professor ofere?a esse material na recep??o das crian?as. Assim, conforme forem chegando na escola poder?o brincar com o painel, e depois cedendo a vez para os colegas que chegarem posteriormente. ? importante que o professor fa?a a media??o desse primeiro momento com o novo material, explicando para as crian?as qual a l?gica da brincadeira (fixar as formas nos locais indicados). Contudo ? importante deixar tamb?m que as crian?as utilizem o material de acordo com sua criatividade, criando novas possibilidades, que partam de sua imagina??o e autoria. O painel poder? ficar pendurado na sala, por tempo indeterminado. Depois pode ser fixado em locais coletivos, para que outros grupos possam tamb?m brincar com ele.
Hist?ria das tr?s Partes digitalizada.
http://www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y
As formas geom?tricas: ? brincando que se aprende.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4607
Turma da M?nica e as formas geom?tricas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20312
A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros que auxiliar?o o professor a avaliar alguns aspectos relacionados aos objetivos dessa aula: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avan?os em rela??o a aten??o, concentra??o, coordena??o e criatividade. A crian?a conseguiu, a partir da atividade realizada, reconhecer e nomear algumas formas geom?tricas, cores, n?meros e letras. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas ? partir do novo elemento dispon?vel no espa?o escolar (o painel das formas), se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crian?as. Estes registros servir?o, ainda, como subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, tamb?m, sua pr?tica pedag?gica.