Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Ara?jo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino M?dio | Sociologia | Indiv?duo, identidade e socializa??o |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
1. Entender o conceito sobre Acessibilidade.
2. Conhecer algumas normas da NBR 9050 por meio de um Manual de Acessibilidade e identificar as principais dificuldades de Acessibilidade da pessoa cadeirante.
3. Discutir os sentimentos e as a??es das pessoas cadeirantes diante da falta de Acessibilidade.
4. Observar, analisar, registrar e propor sugest?es para situa??es e/ou lugares que apresentam regularidades e irregularidades quanto ? acessibilidade para pessoa cadeirante.
5. Discutir as quest?es de Acessibilidades com cadeirantes e profissionais que lidam com a tem?tica.
6. Sensibilizar a comunidade escolar em prol da Acessibilidade para as pessoas cadeirantes.
1. Capacidade de interpreta??o;
2. Di?logo entre seus pares, professor e convidados;
3. Produ??o textual e audiovisual.
4. Uso de tecnologias audiovisuais.
PRIMEIRO MOMENTO: Entendendo sobre Acessibilidade
Professor(a), em sala de aula, solicite que algum(a) aluno(a) descreva suas atividades e percurso ? detalhadamente ? desde o momento em que se levantou at? chegar em sala de aula. Durante a descri??o, registre no quadro dois grupos de palavras: verbos e lugares.
Na sequ?ncia, escolha outro aluno para descrever as a??es e os lugares relacionados ao per?odo em que est? na escola; e, por ?ltimo, um terceiro aluno para realizar a mesma atividade, por?m relacionada ao momento em que sair da escola at? deitar-se.
VERBOS |
LUGARES |
Ao acordar at? chegar em sala de aula... |
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Na escola... |
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Da escola at? deitar-se... |
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Em seguida, eleja mais tr?s alunos(as), cada qual para descrever as a??es e lugares de cada etapa do dia, por?m realizados por uma pessoa com defici?ncia f?sica.
Durante o relato, observe se ser? uma fala natural ou se o(a) aluno(a) far? interrup??es para pensar a recria??o e as descri??es para cada lugar. Al?m disso, observe que tipos de adapta??es e adequa??es foram mencionados.
Na sequ?ncia, questione o restante da turma sobre as diferen?as que apareceriam em suas descri??es caso fossem escolhidos na tarefa anterior relativa ?s a??es e lugares da pessoa com defici?ncia f?sica.
Logo ap?s, questione:
1. Voc?s se basearam em algu?m ou em algum tipo de defici?ncia f?sica para tecer a descri??o? Quem e que tipo de defici?ncia?
2. Na opini?o de voc?s, quais s?o as principais dificuldades das pessoas com defici?ncia f?sica?
Registre as respostas, pois elas ser?o retomadas em outro momento.
Posteriormente professor(a), crie situa??es hipot?ticas em que a pessoa com defici?ncia f?sica, em algum momento ou lugar descrito, tenha dificuldade de acessibilidade. Pergunte como o(a) ?personagem? da hist?ria iria super?-la.
Baseado(a) nas atividades anteriores, ser? poss?vel diagnosticar um pouco a representa??o que os alunos t?m sobre o cotidiano da pessoa com defici?ncia f?sica.
Explique, portanto, que essas situa??es hipot?ticas dizem respeito ? falta de acessibilidade e conceitue esse termo, deixando claro que n?o est? relacionado apenas ? pessoa com defici?ncia, nem mesmo somente ?s adapta??es arquitet?nicas. Para que isso fique claro, usando os verbos e lugares registrados no quadro, crie outras situa??es hipot?ticas para grupos de pessoas como idosos, gestantes, cegos, obesos ou surdos, por exemplo.
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Figura 1: Imagens que remetem o p?blico que requer acessibilidade
Fonte: Dispon?vel em <http://detaquaritinga.edunet.sp.gov.br/acessa/images/acessi.jpg>. Acesso em: 06 de out. 2013.
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Figura 2: Imagens que remetem o p?blico que requer acessibilidade
Fonte: Dispon?vel em <http://www.prograd.uff.br/sensibiliza/sites/default/files/banner_site_acessibilidade_sensibiliza-01.png>. Acesso em: 06 out. 2013.
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No quadro abaixo (quadro 1) , seguem algumas sugest?es de leitura sobre acessibilidade para o(a) professor(a).
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Quadro 1: Sugest?es de leitura para o(a) professor(a) sobre acessibilidade.
SUGEST?ES DE LEITURA (Acesso em 06 ago. 2013): 1. Dicion?rio online de portugu?s: Dispon?vel em: <http://www.dicio.com.br/acessibilidade/> Dicion?rio Informal: <http://www.dicionarioinformal.com.br/acessibilidade> 2. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul: <http://www.creams.org.br/Default.aspx?tabid=415> 3. Todos n?s ? UniCamp: <http://styx.nied.unicamp.br/todosnos/historico/unicamp-de-portas-abertas/acessibilidade_html> |
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Para finalizar esse primeiro momento, exponha o v?deo a seguir (figura 3) que foi divulgado como campanha do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Defici?ncia.
Figura 3: Imagem do v?deo
Fonte: Dispon?vel em <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-zs3kLeLtgU>. Acesso em: 06 out. 2013.
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Por fim, tire as d?vidas que ainda restarem sobre acessibilidade.
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SEGUNDO MOMENTO: Hist?ria em Quadrinhos e V?deos sobre Acessibilidade para Cadeirantes
Professor(a), proponha a leitura coletiva do ?Manual de Acessibilidade: como fazer certo e f?cil?, publicado pela Associa??o do Parapl?gicos de Uberl?ndia ? MG.
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Figura 4: Capa do Manual de Acessibilidade
Fonte: Dispon?vel em: <https://drive.google.com/?authuser=0#folders/0BzdY2uM4rOHNLXZSZkZCbmM3VUE>. Acesso em: 06 ago. 2013.
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Durante a leitura, explique o que ? a NBR 9050 (http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf) e registre no quadro os lugares onde esteve a personagem da hist?ria em quadrinhos. Em seguida, proponha um debate entre os alunos.
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Quest?es que podem norte?-lo:
1. Anteriormente, lhes foram questionadas as principais dificuldades de uma pessoa com defici?ncia f?sica. A hist?ria em quadrinhos forneceu novos elementos a esse respeito? Quais?
2. Como a personagem Clara resolveu suas dificuldades? Ser? que todas as pessoas com defici?ncia teriam condi??es ou posturas semelhantes? O que voc? faria se fosse a Clara?
3. Quais os sentimentos de Clara que lhes chamaram a aten??o?
4. Quais as situa??es merecem destaque? Por qu??
3. Como as pessoas sem defici?ncia poderiam contribuir para as quest?es de acessibilidade?
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Proponha que cada aluno escolha um desses lugares (ou outros sugeridos pela turma) para observar, registrar e analisar, durante a semana, as regularidades ou irregularidades dos mesmos para um(a) cadeirante. Na pr?xima aula, haver? a socializa??o da tarefa com os colegas e a entrega do trabalho por escrito ao(?) professor(a), contando com a participa??o de convidados(as).
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Figura 5: Sugest?o de instrumental para registro
Nome do(a) aluno(a): |
Local observado: |
IRREGULARIDADES PARA UM(A) CADEIRANTE: ? ? ? |
REGULARIDADES PARA UM(A) CADEIRANTE: ? ? ? |
SUGEST?ES: ? ? ? |
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Para auxili?-los na tarefa, disponibilize a NBR 9050 digitalmente para uma consulta mais detalhada e tamb?m c?pias impressas do ?Manual de Acessibilidade? para os alunos distribu?rem nos locais de sua prefer?ncia.
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A fim de sensibilizar ainda mais os alunos, proponha os v?deos (figuras 4 e 5) a seguir que tratam de uma reportagem de protesto em favor das pessoas com defici?ncia:
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Figura 4: Imagem do v?deo (Parte 1)
Fonte: Dispon?vel <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vSfo3-9-1cY>. Acesso em: 06 out. 2013.
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Figura 5: Imagem do v?deo (Parte 2)
Fonte: Dispon?vel <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NqEfBYnvNBI>. Acesso em: 06 out. 2013.
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TERCEIRO MOMENTO: Socializando a tarefa de casa na presen?a de convidados
Professor(a), para este momento viabilize a presen?a de um ou mais convidados, por exemplo, cadeirantes, representantes de institui??es para pessoa com defici?ncia f?sica, secret?rio de planejamento e urbanismo, especialistas em acessibilidade ou mobilidade urbana.
Fa?a a apresenta??o dos convidados e, em um primeiro momento, solicite que os alunos fa?am as apresenta??es da tarefa de casa. Em seguida, passe a palavra para os convidados a fim tecerem suas falas a partir das apresenta??es dos alunos e, em um terceiro momento, abra para d?vidas e um debate entre convidados, alunos e professor(a).
Por ?ltimo, proponha aos alunos a constru??o de um mural. Para tanto, ser? necess?rio que a turma se divida em grupos. Sugest?es de grupos:
1. Produ??o e/ou sele??o de textos e/ou fragmentos textuais;
2. Sele??o de imagens sobre o tema;
3. Tiragem de fotografias sobre regularidades e irregularidades na acessibilidade na cidade;
4. Constru??o de v?deos para uma campanha entre a comunidade escolar;
5. Produ??o de uma carta ou folheto de sensibiliza??o ? causa em debate, para distribui??o entre os agentes da comunidade escolar, juntamente com a entrega do Manual de Acessibilidade utilizado em sala de aula.
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QUARTO MOMENTO: Planejamento e Execu??o da Campanha
Professor(a), organize e coordene as apresenta??es das tarefas de cada grupo e definam coletivamente como ocorrer? a constru??o do mural e a sensibiliza??o da comunidade escolar para quest?o da acessibilidade para pessoa cadeirante.
TEXTOS SOBRE ACESSIBILIDADE:
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/arquitetura/acessibilidade/o_que_significa_acessibilidade.html.Acesso em: 29 out. 2013.
http://www.crpg.pt/temasreferencia/acessibilidades/Paginas/oqueeaacessibilidade.aspx. Acesso em: 29 out. 2013.
http://www.escoladegente.org.br/noticiaDestaque.php?id=459. Acesso em: 29 out. 2013.
http://www.novoser.org.br/instit_info_acess.htm. Acesso em: 29 out. 2013.
http://pascal.iseg.utl.pt/~ppereira/DobrarEsquina/main/Artigos/Tertulia_Janeiro/JSeixas_e_MAlves/8_Industria_e_Ambiente_mob_vs_acess.pdf. Acesso em: 29 out. 2013.
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia principalmente o cumprimento, a participa??o nas tarefas e as din?micas propostas em e fora de sala de aula. A partir das falas, dos questionamentos, das proposi??es, do envolvimento, dos debates, das formas e da produ??o material para campanha de sensibiliza??o, ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a Acessibilidade, especificamente da pessoa cadeirante.