Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Ara?jo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Sociologia | Indiv?duo, identidade e socializa??o |
Ensino M?dio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino M?dio | Sociologia | Mudan?a e transforma??o social |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
1. Compreender o uso hist?rico das terminologias relativas ?s pessoas com defici?ncia e identificar as express?es e palavras corretas empregadas na atualidade.
2. Ler e discutir tem?ticas concernentes ? vida das pessoas com defici?ncia, tais como acessibilidade, fam?lia, pr?tica de esportes, cidadania e felicidade.
3. Conhecer e dialogar com pessoas em condi??o de defici?ncia sobre v?rios aspectos da sua vida.
4. Construir um texto reflexivo sobre o processo vivenciado.
1. Capacidade de interpreta??o;
2. Di?logo entre seus pares, professor e convidados;
3. Apresenta??o oral e produ??o textual.
PRIMEIRO MOMENTO: Terminologias
Professor(a), escreva no quadro as seguintes palavras (figura1):
Figura 1: Palavras que suscitar?o o debate inicial da aula
Fonte: Arquivo do autor
?
Ent?o, pergunte aos alunos o que as palavras lhes fizeram pensar e pe?a-lhes para justificarem suas respostas. Registre as palavras-chave no quadro.
Em seguida, proponha o v?deo de reflex?o ?Jessica Cox - A piloto de avi?o sem bra?o? que conta a hist?ria de coragem de uma mulher, pilota com licen?a, que nasceu sem os bra?os e superou o medo de avi?o.
Figura 2: Imagem do v?deo
Fonte: Dispon?vel em <http://www.youtube.com/watch?v=HnjFe04e9zQ>. Acesso em: 06 out. 2013.
?
Mostre que as palavras escritas no quadro j? foram utilizadas para caracterizar as pessoas com defici?ncia f?sica, mas que o v?deo ? capaz de nos mostrar outra realidade: de uma pessoa que tamb?m tem seus medos, se desafia, ? capaz de aprender e tem potencialidades.
?
Depois, com o prop?sito de suscitar um debate, registre as express?es elencadas a seguir (figura 2):
Figura 2: Express?es para debate
Fonte: Arquivo do autor
?
Solicite aos alunos que tentem explicar por que as express?es acima eram e ainda s?o empregadas pelas pessoas. Contribua com o debate principalmente no que diz respeito ao preconceito inerente ?s express?es.
Na mesma l?gica, proponha um segundo v?deo intitulado ?Supera??o de Limites? que, por sua vez, mostra uma apresenta??o de dan?a realizada por um casal de pessoas em situa??o de defici?ncia f?sica.
Figura 2: Imagem do v?deo ?Supera??o de Limites?
Fonte:Dispon?vel em<http://www.youtube.com/watch?v=G2OVQj06Wqo>. Acesso em: 06 out. 2013.
?
Em seguida, ent?o, questione:
1. Os bailarinos t?m ?defeitos??
2. Por que voc?s acreditam que esta terminologia foi e ? empregada?
3. Se, ao final da apresenta??o, um expectador dissesse para os bailarinos...?apesar de deficientes, voc?s fizeram uma brilhante apresenta??o?, qual(is) o(s) sentimento(s) poderia(m) despertar no casal?
4. Na apresenta??o, quem ? ?aquele que manca com a bengala nas axilas??
5. Ele tem um nome?
Na sequ?ncia, separe em uma caixa, algumas palavras ou express?es incorretas acompanhadas de coment?rios e dos equivalentes termos corretos para leitura e discuss?o em sala. Esse material est? dispon?vel no seguinte endere?o eletr?nico: <http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/terminologia>. Acesso em: 06 out. 2013.
Considere alguns exemplos expostos no quadro a seguir (quadro 1):
Quadro 1: Exemplos de express?es incorretas e suas respectivas corre??es
?apesar de deficiente, ele ? um ?timo aluno? Na frase acima h? um preconceito embutido: ?A pessoa com defici?ncia n?o pode ser um ?timo aluno?. FRASE CORRETA: ?ele tem defici?ncia e ? um ?timo aluno?. ?aquela crian?a n?o ? inteligente? Todas as pessoas s?o inteligentes, segundo a Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas. At? o presente, foi comprovada a exist?ncia de oito tipos de intelig?ncia (l?gico-matem?tica, verbal-ling??stica, interpessoal, intrapessoal, musical, naturalista, corporal-cinest?sica e visual-espacial). FRASE CORRETA: ?aquela crian?a ? menos desenvolvida na intelig?ncia [por ex.] l?gico-matem?tica?. Fonte: Dispon?vel em: <http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/terminologia>. Acesso em: 06 out. 2013. |
?
SEGUNDO MOMENTO: Evolu??o hist?rica das terminologias
Proponha a leitura individual do texto ?Terminologia sobre defici?ncia na era da inclus?o?, a partir da p?gina 10.
Dispon?vel em: <http://www.mppe.mp.br/uploads/kW3CahiaDqoM7XQvftRxHQ/MtoCzxLxzPWZN1IZIHhyuw/terminologia_inclusiva.pdf>. Acesso em: 06 out. 2013.
Ap?s a leitura, entregue uma folha contendo as seguintes quest?es:
1. Por que a terminologia ?pessoa com defici?ncia? ? considerada correta na atualidade?
2. No seu cotidiano, voc? j? ouviu e leu o emprego de outras terminologias?
3. Por que n?o s?o adequadas?
Em seguida, construa uma resposta coletiva para ambas as quest?es a partir das respostas individuais.
?
TERCEIRO MOMENTO: Temas sobre defici?ncia
Professor(a), distribua seis (06) textos para leitura individual dos alunos. Os mesmos podem contemplar temas como acessibilidade, pr?tica esportiva e sexualidade, por exemplo, envolvendo v?rios tipos de defici?ncia.
Seguem algumas sugest?es:
1. Acessibilidade nos Museus de S?o Paulo - melhores op??es para pessoas com defici?ncia:
Dispon?vel em: <http://grhau.blogspot.com.br/2013/05/acessibilidade-nos-museus-de-sao-paulo_4598.html>. Acesso em: 06 ago. 2013.
2. A import?ncia da pr?tica esportiva para pessoas com defici?ncia:
Dispon?vel em: <http://grhau.blogspot.com.br/2013/05/acessibilidade-nos-museus-de-sao-paulo_4598.html>. Acesso em: 06 ago. 2013.
3. Entrevista de Carlos Lopes:
Dispon?vel em: <http://www.lerparaver.com/lpv/entrevista-carlos-lopes>. Acesso em: 06 ago. 2013.
4. Superprote??o, atitude e liberdade:
Dispon?vel em: <http://www.lerparaver.com/lpv/superprotecao-atitude-liberdade>. Acesso em: 06 ago. 2013.
5. A defici?ncia n?o impede a cidadania e a felicidade:
Dispon?vel em: <http://www.mundojovem.com.br/entrevistas/edicao-364-entrevista-a-deficiencia-nao-impede-a-cidadania-e-a-felicidade>. Acesso em: 06 ago. 2013.
6. Amor sem restri??es: Minha esposa me devolveu as cores do mundo que a defici?ncia me roubou:
Dispon?vel em: <http://www.asdef.com.br/innova/assets/artigos/comportamento008.pdf>. Acesso em: 06 ago. 2013.
?
Ap?s a leitura individual, pe?a-lhes que apresentem oralmente uma s?ntese sobre cada texto e fa?a a media??o de forma que os alunos entendam que a pessoa com defici?ncia, assim como as pessoas sem defici?ncia, s?o seres humanos que, como tal, apresentam v?rias facetas:
- a vida em fam?lia;
- os momentos de lazer;
- a necessidade de amar e ser amado;
- as fases de dificuldades e supera??es;
- a busca pela felicidade e autonomia.
?
Em seguida, entregue uma folha de papel em branco para os alunos e solicite que escrevam algumas curiosidades que gostariam de saber sobre as pessoas com defici?ncia. Na sequ?ncia, informe que a partir da pr?xima aula haver? a participa??o de convidados com alguma defici?ncia e, com o intuito de nortear o depoimentos a serem prestados, o(a) professor(a) elaborar? um roteiro de perguntas a partir das curiosidades levantadas.
?
OBSERVA??O: Professor(a), procure convidar pessoas com diferentes tipos de defici?ncia. O interessante ? que cada aula seja destinada para um tipo de defici?ncia.
?
QUARTO MOMENTO: Conversa com as pessoas com defici?ncia
Inicialmente, fa?a uma apresenta??o sint?tica sobre o(a) convidado(a) e abra um espa?o para que o(a) mesmo(a) se apresente. Posteriormente, siga o roteiro de perguntas a partir das curiosidades levantadas pelos alunos. Procure contemplar quest?es como:
1. Idade
2. Tipo de defici?ncia
3. Como ? a vida em casa
4. O que gosta de fazer
5. Lugares que costuma frequentar
6. Atividade de lazer
7. Percurso escolar
8. Atividades profissionais
9. Vida amorosa
10. Principais dificuldades
11. Principal sonho
12. O espera do mundo e das pessoas
?
Ao final, ou ao longo da fala, abra espa?o para os alunos levantarem novas perguntas.
OBSERVA??O: O n?mero de aulas necess?rio para esta etapa depender? da quantidade de convidados sugerida pelo(a) professor(a).
?
QUINTO MOMENTO: Um depoimento ao meu colega
Com o intuito de sensibilizar os alunos, inicie a aula com o v?deo ?Corrida dos deficientes f?sicos? que mostra import?ncia do sentimento de alteridade e compaix?o entre os seres humanos.
Figura 3: Imagem do v?deo ?Corrida dos deficientes f?sicos?
Fonte: Dispon?vel <http://www.youtube.com/watch?v=3IbHE5h9TnY>. Acesso em: 06 out. 2013.
A din?mica de encerramento desta proposta ? a seguinte: solicite aos alunos que escrevam um texto an?nimo, contemplando:
1. Um resumo sobre as atividades desenvolvidas em todo processo;
2. O que mais me sensibilizou e/ou despertou a curiosidade;
3. O que foi mais interessante para minha vida;
4. Atitudes que tinha e n?o terei mais;
5. O que essa experi?ncia e reflex?o acerca da pessoa com defici?ncia representou para mim.
Coloque todos os textos em uma caixa, escolha um(a) aluno(a) para retirar um deles e realizar a leitura em voz alta. Escolha outro(a) aluno(a) para realizar a mesma tarefa e, assim sucessivamente.
AULAS DO PORTAL SOBRE AS TEM?TICAS RELATIVAS ? VIDA DA PESSOA COM DEFICI?NCIA:
A pessoa com defici?ncia pode ter rela??es sexuais?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23225. Acesso em: 06 out. 2013.
A pessoa com Defici?ncia pode namorar?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23201. Acesso em: 06 out. 2013.
Bullying e a viol?ncia contra a pessoa com defici?ncia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23200. Acesso em: 06 out. 2013.
A defici?ncia e o mercado de trabalho
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23679. Acesso em: 06 out. 2013.
Adolesc?ncia e a defici?ncia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23437. Acesso em: 06 out. 2013.
A import?ncia da amizade na escola Inclusiva
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26590. Acesso em: 06 out. 2013.
A educa??o inclusiva e os alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular (colet?nea)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=69. Acesso em: 06 out. 2013.
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia principalmente o cumprimento, a participa??o nas tarefas e as din?micas propostas em sala de aula. A partir das falas, dos questionamentos, do envolvimento, dos debates e da produ??o textual, ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a vida das pessoas com defici?ncia.