Portal do Professor

Início do Conteúdo

Correio escolar: O carteiro chegou

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta Lopez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

? Exercitar a leitura e a escrita;

? Desenvolver no??es sobre a fun??o do correio;

? Desenvolver no??es de como enviar uma carta;

? Compartilhar um espa?o de express?o com crian?as e adultos, por meio de um correio escolar;

? Desfrutar de momentos l?dicos e de muita imagina??o.
?

Duração das atividades

As atividades ocorrer?o em 5 momentos de aproximadamente 40 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:

Essa proposta ? indicada para crian?as entre 3 e 5 anos. Seu objetivo ? promover a intera??o entre os diversos grupos da escola, por meio de um correio escolar, que ser? confeccionado e implementado com a ajuda do grupo e disposto em um local coletivo, onde possa ser utilizado por todas as crian?as da escola.

?

Primeiro Momento: Ouvindo a hist?ria do carteiro chegou

Materiais: Livro da hist?ria do carteiro, tapete e almofadas.

Dura??o: 30 minutos.

Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma hist?ria. Sente-se em roda com as crian?as e mostre a hist?ria escolhida: O Carteiro Chegou. Essa ? uma hist?ria muito interessante e engra?ada, que fala sobre o dia a dia de um carteiro e suas aventuras, ao entregar as correspond?ncias para diversos personagens da literatura infantil, como o lobo mau, cachinhos dourados, chapeuzinho vermelho, entre outros. Essa hist?ria, al?m de falar sobre diversos g?neros textuais (carta, cart?o postal, convite, etc.) ainda os traz, literalmente como parte da hist?ria, que podem ser manuseados e lidos ? parte. Por isso sugerimos que ap?s a conta??o da hist?ria, deixe as crian?as os manusearem livremente. Depois o professor pode pedir que as crian?as o entreguem os diversos g?neros, e ent?o, mostrar  um por um,  perguntando para elas se sabem do que se trata, seus nomes, para que servem, etc. E como fazemos para que essas correspond?ncias cheguem at? as pessoas que queremos? De acordo com as respostas das crian?as, v? conduzindo a conversa de maneira  a estimul?-las a perceberem que para as correspond?ncias chegarem ao seu destino, ? preciso primeiro passarem por um lugar chamado correio. E l? uma pessoa, que ? o carteiro levar? a correspond?ncia at? seu destino. Por isso quando escrevemos uma carta ? algu?m, nela precisa ter o nome e endere?o da pessoa.

?

correio  correio  correio

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Foto:Roseli Cunha

?

Segundo Momento: Confeccionando uma caixa de correio para a escola

Materiais: tapete e almofadas, caixa de papel?o, tinta azul e amarela, pincel, cola, gravura da logomarca do correio dispon?vel em: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/empresa/marcas/default.cfm.

Dura??o: 30 minutos.

Em roda, retome a conversa sobre o correio e convide o grupo a confeccionar uma caixa de correio, onde toda a escola possa se comunicar por meio dela. Mostre ?s crian?as a logomarca do correio, e explique que v?o pintar uma caixa de papel?o, nas cores do correio (azul e amarelo), e ap?s a pintura da caixa colar?o a logomarca nela. Organize uma mesa com tinta amarela e azul e pe?a para as crian?as que desejarem, pintarem a caixa e depois colarem as logomarcas sobre a pintura. Quando a caixa secar, fa?a uma pequena abertura em cima, usando estilete, conforme ilustra??o. A parte aberta da caixa deve ficar para baixo, para que as cartas possam ser retiradas. Depois re?na o grupo e o convide para dar uma volta na escola e observarem o melhor lugar para colocar a caixa de correio. Ap?s decidirem o melhor local, ? hora de voltar para a sala e escrever cartas para os colegas das outras turmas, contando a novidade: o correio escolar.

?

correio  correio

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Foto:Roseli Cunha

?

Terceiro Momento: Escrevendo uma carta

Materiais: papel A4, l?pis preto, borracha, l?pis colorido, giz de cera, caneta hidrocor, cola, envelopes.

Dura??o: 40 minutos.

Organize uma mesa com os materiais, e explique para as crian?as que precisam avisar para as outras turmas da escola sobre o correio. Para isso, nada melhor do que escrever uma carta. Sugerimos que veja quantas turmas  h? na escola, e se for preciso, re?na as crian?as em duplas ou trios, para escreverem a carta para a turma escolhida. Problematize com as crian?as o que dever? ser escrito na carta. No caso de crian?as na faixa et?ria entre 5 e 6 anos, algumas j? sabem ler e escrever, e poder?o formular  e escrever a carta com a ajuda do professor. Para as que n?o sabem, o professor pode fazer o papel de escriba: as crian?as v?o dizendo o que escrever e ele registra. Outra op??o ?  formular com as sugest?es de todas as crian?as, um pequeno texto na lousa, e os grupos que quiserem poder?o copi?-lo. Lembre as crian?as que tamb?m podem fazer desenhos na carta. Depois que estiver pronta, explique sobre os envelopes. O que precisa ter nele? Quem est? mandando a carta? Quem ir? receb?-la? Ap?s a carta pronta ? hora de coloc?-la na caixa do correio, ent?o re?na o grupo e os convide para mais essa miss?o.  

?

correio

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Foto:Roseli Cunha

?

Quarto Momento: Quem ser? o carteiro?

Materiais: camiseta amarela ou azul, bolsa, carta a entregar.

Dura??o: 40 minutos.

Cole em uma camiseta amarela uma logomarca do correio com fita adesiva (a mesma utilizada na caixa, s? que em tamanho menor). O carteiro tamb?m deve ter uma bolsa para guardar as cartas. Outra possibilidade ? verificar com as fam?lias se t?m algum parente ou amigo que trabalhe no correio e possa doar para a escola uma camiseta do correio. Depois de arrumado esses apetrechos ? hora de definir quem ser? o carteiro. Pensamos em duas possibilidades: na primeira, um adulto (algum funcion?rio da escola), assumir? esse papel, encenando o personagem de carteiro, fantasiando-se, de maneira que fique dif?cil de as crian?as o reconhecerem. Na segunda possibilidade, as pr?prias crian?as ser?o os carteiros. Por meio de um rod?zio, em duplas, as crian?as poder?o se revezar, a cada semana, para entregar as correspond?ncias. Sugerimos que uma ou duas vezes por semana, a caixa de correio seja verificada pelo carteiro, que pegar? as cartas e entregar? nas salas.

?

Quinto Momento: Envolvendo todas as turmas no correio escolar

Essa proposta, partir? de uma turma da escola, mas a ideia ? que toda a escola se envolva e movimente esse correio, que s? far? sentido se utilizado por todos. Por isso sugerimos que o professor que propor essa atividade, converse com os outros professores da escola, explicando a proposta, com o intuito de o coletivo docente envolver todos os grupos de crian?as na utiliza??o do correio que, dependendo do envolvimento das turmas, poder? funcionar durante todo o ano. Al?m de ser criado um rod?zio com as turmas, para que todos possam atuar como carteiros, durante o ano.

?

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??o e registro, que auxiliar?o o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a crian?a mais participou; como interagiu com os colegas do seu e de outros grupos; a crian?a j? conhecia a fun??o de um correio;  no momento de tomar decis?es, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opini?es dos colegas; as crian?as conclu?ram as cartas e ou convites que se propuseram a enviar para colegas de outras salas; envolveram-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestaram interesse e concentra??o no momento de escrev?-las. Os registros feitos pelo professor servir?o tamb?m de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua pr?tica pedag?gica.