Portal do Professor

Início do Conteúdo

Receitas que d?o ?gua na boca: cientista da cozinha

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?      Descobrir diferentes receitas;

?      Analisar a escrita por meio de textos instrucionais;

?      Refletir sobre os usos e a fun??o social da escrita;

?      Ampliar o vocabul?rio;

?      Compreender a diversidade cultural;

?      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?      Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Receitas que d?o ?gua na boca

Professor, a alimenta??o ? algo que fazemos todos os dias e que por isso constitui uma fonte rica de possibilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita e principalmente para favorecer h?bitos alimentares saud?veis. Problematizar o que comemos todos os dias, colocar em an?lise nossa alimenta??o, constitui um recurso fundamental para que os alunos se conscientizem e levem um aprendizado para a vida. Para isso, propomos a presente aula, com o intuito de favorecer a reflex?o e tamb?m a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a vida cotidiana da crian?a. Vamos l?!

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informa??es ao professor

?

Professor, a presente aula est? em conson?ncia com o programa de forma??o do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas viv?ncias com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui pr?ticas pedag?gicas direcionadas ? aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

?

Voc? sabia? O trabalho com g?neros textuais, como o texto instrucional, pode promover um ensino voltado para a vida das crian?as, favorecendo a cidadania, tendo em vista um sujeito ativo e consciente que usa o que aprende de forma cr?tica. Por isso, o trabalho com os g?neros textuais constitui um direito dos alunos e cabe a n?s elaborarmos formas de como realizar este trabalho, visando ? aprendizagem de todos.

Para outras informa??es acesse o material abaixo:

Fonte: MAGALH?ES, Luciane Manera; et al. Planejamento do ensino: alfabetiza??o e ensino/aprendizagem do componente curricular - L?ngua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de out. 2013.

?

Iniciando o di?logo

Aula 3.3_Outubro_Luciana_2013

?

Fonte da imagem: S?tio: ?Livraria Folha?. Dispon?vel em: <http://livraria.folha.com.br/catalogo/1075142/manual-de-receitas-da-magali>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que os alunos expressem oralmente, os tipos de comida que mais gostam. Aproveite o momento para registrar em uma cartolina e promover a participa??o de todos.

Agora, que tal promover com a turma uma reflex?o sobre alguns pontos?

  • Quais os utens?lios que uma cozinha precisa ter?
  • O que ? importante no momento de preparar uma comida?

Professor, assista com a turma aos v?deos sugeridos a seguir, com o intuito de problematizar o tipo de alimenta??o das crian?as.

Aula 3.4_Outubro_Luciana_2013

S?tio: ?Globo TV.? Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/meu-filho-nao-come-e-preciso-muita-paciencia-diz-mae/2656179/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Aula 3.5_Outubro_Luciana_2013

S?tio: ?Globo TV.? Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/criancas-sao-levadas-para-comer-em-restaurante/2653920/>. Acesso em: 04 de out.  2013.

Ap?s assistirem aos v?deos, retome as comidas prediletas da turma e fa?a uma investiga??o do que ? saud?vel e do que n?o ?. Leve para a sala de aula, panfletos de supermercados e com os alunos organizados em grupos de quatro ou cinco elementos, pe?a para que recortem imagens dos alimentos e cole-as de acordo com a tabela a seguir:

Alimentos saud?veis

Alimentos n?o saud?veis

?

?

?

Quando todos os grupos terminarem, solicite que apresentem ? turma as suas produ??es e observem o que se diferenciou nas respostas dos grupos.

Agora, providencie uma c?pia para cada aluno do material a seguir, para que possam descobrir algumas dicas importantes para fazer compras no supermercado e tamb?m sobre a falta de apetite.

Aula 3.6_Outubro_Luciana_2013

S?tio: ?Globo TV?. Dispon?vel em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/07/adultos-e-criancas-podem-e-devem-mudar-de-habitos-alimentares.html>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Elaborando listas de compras

Ap?s as descobertas, cada aluno poder? criar sua pr?pria lista de dicas para as compras de comida no supermercado. A lista poder? ser criada no caderno de Ci?ncias e em seguida ser encaminhada para casa, de modo que os familiares possam aprender mais com os alunos e tamb?m ampliar ou reduzir a lista.

Em sala de aula, retome a atividade de casa e crie uma lista coletiva com a turma sobre as dicas de compra de comida no supermercado. Esta lista poder? ser disponibilizada ? comunidade escolar. Para isso, fa?a c?pias da mesma e organize um momento para que os alunos possam distribu?-las na escola, em um processo de conscientiza??o.

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula 3.1_Outubro_Luciana_2013

Fonte da imagem: S?tio: ?Portugu?s?. Dispon?vel em: <http://www.portugues.com.br/redacao/diario-um-genero-discursivo.html>. Acesso em: 04 de out. de 2013.

Meu di?rio de comidas prediletas

Professor, crie com a turma, um di?rio de comidas prediletas. Para isso, voc? pode organizar, para cada aluno, um total de oito folhas de papel em branco grampeadas. Na primeira folha, solicite que os alunos escrevam as seguintes informa??es:

Voc? pode utilizar uma moldura ou solicitar que os alunos ilustrem as p?ginas.

Aula 3.2_Outubro_Luciana_2013

Fonte da imagem: Dispon?vel no s?tio: "Leitura da noite." <http://www.leituradanoite.com.br/wp-content/uploads/2013/01/molduras-para-fotos-11.png >. Acesso em: 01 de out. 2013.

Nas pr?ximas folhas, os alunos dever?o registrar, durante uma semana, a comida predileta de cada dia. Para isso, poder?o fazer o seguinte cabe?alho:

Nome:_________________________________________________

Data:_______________Dia da semana:_______________________

Card?pio predileto do dia

Professor, oriente os alunos a registrarem o nome da comida predileta e se poss?vel colar os r?tulos da mesma e/ou sua receita. Tudo ir? depender do tipo de comida escolhida.

Ap?s uma semana de registro, retome as atividades e fa?a uma roda de conversa. Inicie o trabalho por um dia da semana, podendo ser o domingo. Solicite que cada aluno mostre o seu di?rio deste dia e aproveite para promover um di?logo sobre a comida predileta de cada um. Considere alguns pontos:

  • Voc?s acham a comida escolhida saud?vel?
  • Por que voc?s escolherem esta comida?
  • O que ela tem de gostosa?

Pesquisando: entrevistando um/a nutricionista

Ao final, depois que todos expressarem suas comidas prediletas. Se for poss?vel, convide um/a nutricionista para falar sobre os h?bitos saud?veis. Para isso, planeje a atividade com seus alunos. Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com as ?reas de Ci?ncias, L?ngua Portuguesa e ?tica. Veja algumas atividades que poder? desenvolver:

  • Definam a data, o local e o hor?rio da entrevista.
  • Elaborem o convite para o/a nutricionista. Explore a estrutura deste g?nero textual e sua fun??o social.
  • Organize com a turma as poss?veis perguntas que gostariam de fazer para a pessoa convidada.
  • Discuta com eles sobre como devem tratar o/a entrevistado/a.
  • O/A nutricionista poder? auxiliar na an?lise do card?pio di?rio dos alunos, ressaltando comidas saud?veis.
  • Ao final da entrevista fa?am um relat?rio, destacando as principais quest?es colocadas.
  • Em seguida, entregue a tabela abaixo para que cada aluno possa avaliar seu card?pio de comidas prediletas.

Ol?, amiguinho!

Hoje descobrimos mais sobre as comidas que s?o mais saud?veis e que contribuem para nossa sa?de. Agora, avalie voc? mesmo o seu pr?prio card?pio semanal:

Dia da semana

Saud?vel

Pouco saud?vel

N?o saud?vel

Domingo

?

?

?

Segunda-feira

?

?

?

Ter?a-feira

?

?

?

Quarta-feira

?

?

?

Quinta-feira

?

?

?

Sexta-feira

?

?

?

S?bado

?

?

?

?

Ap?s todos terminarem a atividade, fa?a um momento de di?logo para descobrir como est? a alimenta??o dos alunos. Em seguida os alunos poder?o levar a atividade para casa e dialogar com seus familiares. Voc? poder? pedir como atividade de casa, uma avalia??o dos familiares do card?pio da crian?a e as poss?veis mudan?as que podem ser feitas.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Cientistas na cozinha!

Professor, crie com a turma um card?pio que poder? ser executado junto com os alunos ao longo da semana. Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e instigue a participa??o de todos. Os alunos dever?o falar alguns tipos de comida que gostam e que s?o saud?veis. Providencie uma cartolina e divida-a da seguinte forma:

Card?pio da turma

Segunda-feira

Ter?a-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Com o card?pio criado fa?a um planejamento com a turma, organizando as receitas e os seus ingredientes.

Fa?a uma sondagem com a turma sobre o que j? sabem sobre um texto instrucional. Os alunos poder?o dar exemplos de receitas que j? conhecem. Escolha uma das comidas do card?pio e instigue os alunos a constru?rem um texto instrucional para a mesma. ? preciso lembrar-se de alguns itens:

  • Nome da receita;
  • Ingredientes;
  • Modo de fazer;
  • Rendimento.

Para isso, auxilie os alunos a encontrarem as receitas acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os s?tios sugeridos abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.

S?tio: ?Tudo Gostoso?. Dispon?vel em: <http://tudogostoso.uol.com.br/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

S?tio: ?Receitas.com?. Dispon?vel em: <http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce>. Acesso em: 04 de out. 2013.

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Ap?s a pesquisa, organize os ingredientes para cada dia da semana e o local em que ser? realizada a receita.

O importante ? que a cada dia os alunos possam avaliar a receita escolhida, tendo em vista os seguintes aspectos:

  • A receita ? saud?vel?
  • Ficou gostoso?
  • O que podemos mudar na receita?
  • Os ingredientes foram suficientes?
  • Faltou alguma coisa?
  • A quantidade foi suficiente para todos da turma?
  • Dentre outras quest?es.

Professor, levante quest?es com a turma sobre o que querem descobrir com a realiza??o das receitas. Durante a realiza??o da receita, os alunos poder?o utilizar uma prancheta com uma folha de papel e um l?pis, e registrar os pontos que acharem essenciais. ? importante organizar a turma para que todos possam participar, tanto na prepara??o da receita, quanto na sua avalia??o.

Ao final, elabore com a turma uma ficha dos cientistas da cozinha contendo:

Dia da semana

Nome da receita

Ilustra??o

Avalia??o

Segunda-feira

?

?

?

?

?

Ter?a-feira

?

?

?

?

?

Quarta-feira

?

?

?

?

?

Quinta-feira

?

?

?

?

?

Sexta-feira

?

?

?

?

?

?

Depois de todo o trabalho, fa?a um momento de socializa??o das respostas e dialogue com os alunos sobre os resultados do trabalho, tendo em vista as avalia??es da turma. ? importante que compreendam a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

BURKE, Lisa. Pequenos Cientistas na Cozinha. Editora: Publifolha. Dispon?vel em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4266377>. Acesso em: 04 de out. 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

BRASIL. Card?pios Saud?veis: T?cnico em alimenta??o escolar. Bras?lia: MEC, 2012. Dispon?vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/card_saud.pdf>. Acesso em: 03 de out. 2013.

S?tio: ?TV Escola: S?rie? Com Ci?ncia ? EPS 18 ? Reeduca??o Alimentar?. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5043>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Avaliação

Professor, em conson?ncia com a aula proposta e com as orienta??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, a avalia??o ? um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observa??o e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avalia??o possibilitam conhecer o perfil de cada crian?a o qual garantir? a singularidade das atividades propostas e tamb?m nortear? as decis?es pedag?gicas. Desta forma, a an?lise das produ??es escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necess?rio ao processo de aprendizagem, bem como o di?logo com o pr?prio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas poss?veis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informa??es sobre como a avalia??o pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os s?tios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de set.  2013.

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2013.