Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos tenham habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? importante que eles dominem os conhecimentos sobre a ordem alfab?tica, isto ?, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois ter?o mais agilidade em realizar as atividades indicadas. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
Informa??es ao professor
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 23 de set. 2013.
Nosso pa?s ainda sofre com as dificuldades demonstradas pelos alunos na leitura e no letramento. O dicion?rio escolar, como material did?tico, pode ser uma das ferramentas contra essa situa??o. Encontra-se ? disposi??o dos alunos, uma vez que ? sempre requisitada na lista de material escolar deles, al?m de fazer parte dos acervos destinados aos alunos da Educa??o B?sica da rede p?blica de ensino, como registrado nos materiais did?ticos ?Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa? <http://pacto.mec.gov.br/materiais>. Acesso em: 19 de set. 2013.
Conforme Lima e Leal ?o dicion?rio ? um tipo de obra de consulta que, se n?o for introduzido no mundo da crian?a de forma l?dica, din?mica, tende a ser rejeitado. Por isso, no PNLD os dicion?rios e os livros s?o selecionados tomando-se em conta a representatividade e a adequa??o do vocabul?rio selecionado. Para o in?cio do Ensino Fundamental, ?a sele??o lexical e a explica??o dos sentidos dos voc?bulos devem ser adequados a alunos em fase inicial de alfabetiza??o?. Com esta mesma preocupa??o, os dicion?rios para as crian?as t?m organiza??o gr?fica mais atraente ?s crian?as. Desse modo, este recurso did?tico tamb?m constitui material rico que circula no espa?o escolar. (LIMA, Juliana de Melo; LEAL, Telma Ferraz. In: Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, ano 3, unidade 2, 2012.). Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.
Ressaltamos que alfabetizar letrando sugere adequar situa??es em que os alunos possam: ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Desta forma, abordamos, neste planejamento, a import?ncia do uso do dicion?rio desde as mais tenras aprendizagens, pois se trata de um importante instrumento que dever? acompanhar os alunos jornada afora, n?o somente nas aulas de L?ngua Portuguesa, mas tamb?m nas demais disciplinas.
Fonte da imagem: S?tio: ?Desenhos de carinhas de menino e menina?. Dispon?vel em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg >. Acesso em: 23 de set. 2013.
Para iniciar e verificar os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o uso do dicion?rio voc? poder? utilizar, por exemplo, a primeira atividade registrada em uma de nossas aulas ?Ordem alfab?tica e uso do dicion?rio ? parte 3?, postada no s?tio: ?Portal do professor?, dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918>. Acesso em 23 de set. 2013. Em seguida, organize uma roda de conversa com os alunos. Norteie as discuss?es em torno das seguintes problem?ticas:
Depois do di?logo, da troca de ideias e de impress?es, convide a turma para ir at? a biblioteca da escola, a fim de conhecerem alguns tipos de dicion?rios. (Professor, ? importante que voc? j? tenha feito esta visita anteriormente para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes ao n?vel de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos.)
Voc? tamb?m poder? levar diferentes exemplares de dicion?rios para a sala de aula e possibilitar um tempo para que os alunos possam manuse?-los.
Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. ? importante que eles justifiquem suas respostas. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre o uso de dicion?rios.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie a c?pia impressa de uma p?gina de dicion?rio para cada aluno, ou utilize o dicion?rio que voc? tem na sala de aula. Por meio dela realize as atividades registradas abaixo. Escreva na lousa e pe?a que a turma copie no caderno de L?ngua Portuguesa.
Voc? j? sabe que o livro em que encontramos reunidas as palavras da nossa l?ngua chama-se dicion?rio, observe a p?gina de um dicion?rio e em seguida cole-a em seu caderno. (Professor, pe?a que os alunos leiam os verbetes e seus significados. Em seguida solicite-os que colem no caderno. N?o se esque?a de registrar a refer?ncia da obra. Utilizamos, como exemplo o dicion?rio Caldas Aulete, enviado para as escolas p?blicas no acervo PNLD - 2012.).
Capa e uma p?gina do dicion?rio Caldas Aulete - Fonte: GEIGER, Paulo (Org.). Caldas Aulete: dicion?rio escolar da l?ngua portuguesa - ilustrado com a turma do S?tio do Picapau Amarelo. S?o Paulo: Globo, 2011. - Acervo da pr?pria autora.
1- Agora que voc? j? observou uma p?gina de dicion?rio, responda as quest?es a seguir. Voc? poder? trocar ideias com seus colegas e professor. (Professor, lembre-se: trocar ideias ? a oportunidade de voc? fazer questionamentos para que o aluno possa pensar sobre a d?vida que ele apresentou. ? importante que voc? realize a atividade com ele e n?o para ele.).
a- De que maneira as palavras est?o organizadas nessa p?gina de dicion?rio?
___________________________________________________________________________
b- Na p?gina de dicion?rio que voc? observou, h? v?rios verbetes. Explique o que ? verbete.
___________________________________________________________________________
c- Quantos verbetes essa p?gina possui?
___________________________________________________________________________
d- Qual ? o primeiro verbete? E o ?ltimo?
___________________________________________________________________________
e- Observe, na p?gina de dicion?rio que voc? colou, as palavras que aparecem destacadas no alto dela. Escreva-as a seguir.
_________________________ __________________________
Encontre essas palavras nas colunas de verbetes. Depois, explique o que voc? descobriu.
________________________________________________________________________
(A primeira palavra, a da esquerda, ? o primeiro verbete da p?gina. A segunda palavra, ou seja, a da direita ? o ?ltimo verbete dessa mesma p?gina.). Professor, explique que estas palavras s?o chamadas de palavras de refer?ncia. Reforce para a turma que, se prestarmos aten??o ?s palavras de refer?ncia, podemos consultar com mais rapidez o dicion?rio.
f- Se voc? tivesse de procurar no dicion?rio as palavras calma e calda, respeitando a ordem alfab?tica, qual deve ser a primeira a ser consultada? Por qu??
___________________________________________________________________________
2- Reescreva as palavras abaixo em ordem alfab?tica.
martelo ? maroto ? marruco - marmelo - marquise ? marmota - marreta ? marola
(marmelo ? marmota- marola - maroto ? marquise ? marreta ? marruco ? martelo)
Que letra voc? observou para ordenar as palavras?
________________________________________________________________________ (A quarta letra de cada palavra.).
3- Procure em um dicion?rio as palavras: anivers?rio e doce. (Professor, oriente os alunos na consulta ao dicion?rio, ajudando-os nas dificuldades que tiverem.).
a- Entre quais palavras do dicion?rio elas aparecem?
_______________________________________________________________________
b- Quais s?o as palavras de refer?ncia da p?gina em que essas palavras aparecem?
_______________________________________________________________________
Observa??o: As palavras anteriores e posteriores ? palavra anivers?rio e ? palavra doce e as palavras de refer?ncia podem variar de acordo com os dicion?rios consultados.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre as atividades na lousa e pe?a que os alunos as copiem e resolvam.
1- Voc? conhece alguma fam?lia em que os nomes das pessoas come?am com a mesma letra? A fam?lia de Diogo ? assim. Veja:
Fonte da imagem: S?tio: ?Cantinho do Educador Infantil?. Dispon?vel em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/imagens-para-pintar-familias.html >. Acesso em: 23 de set. 2013. Adaptada pela pr?pria autora.
Ajude Diogo a escrever o nome de seus familiares em ordem alfab?tica. N?o se esque?a de incluir o nome dele na lista.
___________________________________________________________________________
Que letra voc? observou para ordenar as palavras?
_____________________________________________(A terceira letra de cada palavra.).
2- Existem palavras que possuem mais de um sentido. No dicion?rio, podemos conhecer esses sentidos. Observe as palavras a seguir.
Palavras: manequim e manga - Fonte: GEIGER, Paulo. (Org.). Caldas Aulete: dicion?rio escolar da l?ngua portuguesa - ilustrado com a turma do S?tio do Picapau Amarelo. S?o Paulo: Globo, 2011, p. 294. Acervo da pr?pria autora.
a- Qual dos verbetes acima possui mais de um significado? Como voc? chegou a esta conclus?o?
___________________________________________________________________________
(O verbete manga tem mais de um significado. Observei que ele tem v?rios sentidos.).
3- Converse com em de seus colegas e depois, pinte os quadros correspondentes.
a- Qual dessas tr?s palavras conseguimos encontrar em um dicion?rio?
b- E desta lista?
c- E agora, que palavra irei encontrar?
4- Copie as frases a seguir. Em seguida, consulte seu dicion?rio para descobrir o sentido das palavras sublinhadas. (Professor, observe a forma como os alunos est?o fazendo a busca da palavra no dicion?rio, auxilie quando necess?rio, leve-os a refletirem sobre a maneira que est?o utilizando o dicion?rio. Voc? poder? permitir que os alunos comparem as respostas com outros colegas.Consideramos importante que voc? ajude a turma a constatar qual o significado mais apropriado da palavra em quest?o, de acordo com o contexto em que foi inserida.).
a- As meninas est?o comendo bolo de morango com suspiro na casa da titia.
b- A discuss?o est? animada.
c- Os amigos est?o organizando algumas equipes de futebol.
d- As alunas caminhavam, lado a lado, entre as carteiras da sala de aula.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma para realizar alguns jogos que possam favorecer a reflex?o sobre o funcionamento do sistema de escrita., bem como o uso do dicion?rio. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade ? importante que exista di?logo e/ou registro. Durante a execu??o fa?a interfer?ncia, a fim de sanar alguma d?vida e/ou ampliar as informa??es vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi poss?vel aprender. Se os alunos tiverem alguma d?vida procure ajud?-los a esclarecerem as mesmas.
Sugest?o:
Ditado com dados
Material: Dois dados, uma folha de papel para cada aluno, l?pis e borracha.
Prepara??o: Alunos assentados em duplas.
Como se joga: Explique para turma que voc? ir? jogar um ou dois dados em sua mesa ou no ch?o. Quando o/s dado/s cair/em, os alunos indicar?o o n?mero que ser? utilizado para a escrita de palavras. As instru??es ser?o:
Ou
Ap?s os alunos escreverem a palavra, dever?o consultar o dicion?rio para descobrirem se escreveram corretamente e qual/is seu/s significado/s.
A dupla que terminar primeiro dever? ler para os demais colegas, a palavra que escreveu e seu significado. Estando correta marcar? um ponto. A dupla que fizer mais pontos ser? considerada vencedora.
Sugest?o de registro da atividade
Fonte: S?tio: ?Imagens da hora?. Dispon?vel em: <http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/>. Acesso em: 23 de set. 2013. Adaptada pela pr?pria autora.
Na aula do dia ...... realizamos um ditado com dados.
Eu e ..... formamos uma dupla.
A professora lan?ou o/s dado/s e quando estes ca?ram contamos e escrevemos, em uma ficha, palavras com o n?mero de letras ou s?labas que foram sorteados.
Em seguida, consultamos o dicion?rio para descobrirmos se a palavra estava escrita corretamente e qual era o/s seu/s significado/s.
Veja a/s palavra/s que conseguimos escrever. (Cada aluno escreve a/s palavra/s que conseguiu escrever.).
Conseguimos escrever todas as palavras corretamente. (Cada aluno dever? escrever de acordo com o que a dupla conseguiu produzir. Caso tenha escrito palavras ?erradas?, poder?o registrar, por exemplo: N?o conseguimos escrever todas as palavras corretamente. Escrevemos a palavra.... com a letra j e era a letra g.).
A dupla vencedora foi a dos meus colegas............e........... Eles escreveram ....... palavras.
Minha opini?o sobre esta atividade ?.............. porque................ (Resposta pessoal.).
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando a inform?tica
Professor, para aprofundar o estudo sobre o alfabeto e o uso do dicion?rio, leve os alunos at? o Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. Juntamente com os alunos acesse os s?tios:
S?tio: ?Youtube? ? Dicion?rio. Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=Uemuqo50MPk>. Acesso em: 25 de set. 2013.
S?tio: ?Escola Kids?. Uso do dicion?rio. Dispon?vel em: <http://www.escolakids.com/uso-do-dicionario.htm >. Acesso em: 25 de set. 2013.
S?tio: ?Youtube? Alfabeto- NEW.avi. Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=_SfWQ4pLAoU>. Acesso em: 25 de set. 2013.
S?tio: ?Youtube? Alfabeto_em libras. Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=fYaXJXf60gU>. Acesso em: 25 de set. 2013.
S?tio: ?Youtube? Alfabetizando - aprenda cantando - Alfabeto f?cil. Dispon?vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=WLb59_g-NtQ>. Acesso em: 25 de set. 2013.
Para finalizar, fa?a uma avalia??o dessa atividade. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar.
Professor, convide a turma para realizar um ditado de palavras. Geralmente este tipo de atividade serve para checar o vocabul?rio dos alunos e, claro, a ortografia. Ao utilizar o ditado ? importante que a turma saiba qual est? sendo a sua finalidade. Assim, diga que, neste momento, voc? o utilizar? para aprimorar a consulta de palavras no dicion?rio. Voc? poder? levar os alunos at? o Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. Juntamente com os alunos acesse o s?tio ?Dicion?rio online de Portugu?s?. Dispon?vel em: <http://www.dicio.com.br/aula/>. Acesso em: 25 de set. 2013.
Voc? poder? ditar uma lista de palavras com a mesma tem?tica, como por exemplo, animais: mam?fero; vaca; paca; on?a. (Contemple algum conte?do que voc?s estejam trabalhando, assim realizar? um trabalho interdisciplinar.).
Outra maneira ? fazer um ditado em que os alunos ditam palavras entre si, tudo fica mais interativo se a turma for separada em equipes e cada equipe dita palavras para a outra, que dever? discutir sobre a forma correta de escrever antes de digit?-la. (Neste caso, voc? poder? indicar a equipe vencedora, ou seja, aquela que ao final tiver menos erros.).
Observa??o: Ao realizar um ditado, a corre??o ? necess?ria, por?m apenas solicitar que o aluno delete ou apague e reescreva a palavra n?o possibilitar? uma reflex?o sobre o erro. Assim, fa?a questionamentos, pe?a que releia o que escreveu, leve-o a observar o que foi escrito, possibilite um momento para que a turma possa aprender a refletir sobre suas produ??es.
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Vamos descobrir se voc? e seus colegas aprenderam a manusear o dicion?rio. Para isto, siga as instru??es a seguir.
a- Forme dupla com um de seus colegas e peguem um dicion?rio.
b- Vou ditar o nome de um animal, e um elemento da dupla deve procur?-lo no dicion?rio.
c- Quem encontrar primeiro diz ?achei?, bem alto, vamos conferir. Se estiver correto dever? ler para a turma o significado da palavra e marcar? um ponto.
d- Na pr?xima jogada, outro integrante deve manusear o dicion?rio.
e- Lembrem-se: voc?s est?o em duplas, sempre que necess?rio, um poder? ajudar o outro. Ajudar, e n?o fazer para o outro.
f- Logo ap?s termos conferido a resposta, darei um tempo para que todos encontrem a palavra e escrevam seu significado no caderno. S? depois que todos terminarem, passaremos para a pr?xima jogada.
Para finalizar, fa?a uma avalia??o dessa atividade. Solicite que os alunos registrem a opini?o sobre a atividade realizada. ? importante que eles justifiquem suas respostas.
Sugest?o de links para o aluno:
S?tio: ?Escola Games?. Dispon?vel em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/alfabetoSabao/>. Acesso em: 25 de set. 2013.
Sugest?es de links para professores:
S?tio: ?Recanto das letras? Texto: A revolta do dicion?rio. Dispon?vel em: <http://www.recantodasletras.com.br/infantil/2991987>. Acesso em: 25 de set. 2013.
S?tio: ?Portal do professor?. Texto: Dicion?rios em sala de aula. Dispon?vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleidicio.pdf>. Acesso em: 25 de set. 2013.
S?tio: ?Educar para crescer?. Por que usar o dicion?rio? Dispon?vel em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/usar-dicionario-738934.shtml>. Acesso em: 25 de set. 2013.
S?tio: ?Portal do Professor? Aula: Como trabalhar a ordem alfab?tica, o uso do dicion?rio, bem como a fun??o da ordem alfab?tica enquanto elemento organizador? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36815>. Acesso em: 25 de set. 2013.
A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, por?m dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que comp?em um poema. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem d?vidas; perceber que h? diferentes significados para uma mesma palavra; identificar as palavras de refer?ncias para consultar com mais rapidez o dicion?rio; conhecer a estrutura do dicion?rio, relembrando a organiza??o em ordem alfab?tica; interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu ler com autonomia e soube utilizar o dicion?rio para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos.