Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos tenham habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Trata-se de uma aula que ir? ampliar os conhecimentos dos alunos acerca de diferentes paisagens. Por?m, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA e/ou do tablet.
Informa??es ao professor
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios que tem como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos dever?o ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA. Neste ?ltimo caso, cada aluno ter? acesso a um notebook com sistema Linux. O tablet tamb?m poder? ser utilizado.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: S?tio: ?Desenhos de carinhas de menino e menina?. Dispon?vel em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo a respeito do que eles sabem sobre paisagem. Como ? uma atividade para sondagem n?o h? necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante ? que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participa??o de todos. Voc? poder? iniciar a conversa por meio de imagens. Apresente, por exemplo, as indicadas a seguir e logo ap?s estabele?a um di?logo para interpret?-las. Elas permitem ao aluno observar e identificar elementos que constituem as paisagens apresentadas. Para apresent?-las, utilize recurso multim?dia, para isso, fa?a slides e por meio de data show ou DVD apresente ? turma. Ou se preferir fa?a cartazes.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Observa??o: As carinhas utilizadas para ilustrar os personagens t?m como fonte o S?tio: ?Painel Criativo?. Dispon?vel em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Leitura e discuss?o das imagens
Estabele?a um di?logo, indagando:
a- O que voc?s est?o vendo em cada imagem apresentada?
b- O que as pessoas retratadas nestas imagens est?o dizendo?
c- Em que local estas pessoas podem morar?
d- Que elementos destas imagens o ajudaram a chegar a essa conclus?o?
e- O que a vista de Camila alcan?a, quando ela olha do alto da janela de seu apartamento?
f- E Mariana, que elementos da paisagem ela consegue observar?
g- Carlos diz que a paisagem do lugar onde vive tem som e cheiro. Como esses elementos aparecem em sua fala?
Ou?a as respostas e, se necess?rio, fa?a novos questionamentos. Se voc? preferir poder? estabelecer uma rela??o interdisciplinar com a L?ngua Portuguesa registrando a interpreta??o acima por escrito. Para isto, escreva as quest?es na lousa, solicite que os alunos copiem e as responda.
Observa??o: ? importante observar se os alunos est?o compreendendo o conceito de paisagem. Conforme Milton Santos: ?Tudo o que n?s vemos, o que nossa vis?o alcan?a, ? a paisagem. Esta pode ser definida como o dom?nio do vis?vel, aquilo que a vista abarca. ? formada n?o apenas de volumes, mas tamb?m de cores, movimentos, odores, sons?. (SANTOS, Milton. Metamorfoses do espa?o habitado: fundamentos te?ricos e metodol?gicos da geografia. S?o Paulo: Hucitec, 1991. p. 61.).
Ressaltamos que esta atividade possibilitar?, a voc? professor, verificar se a turma est? considerando apenas o aspecto est?tico da paisagem (a beleza). Aproveite este momento e reflita com os alunos: no local onde voc? mora existem paisagens mal cuidadas? Como as paisagens s?o constru?das? Como as paisagens se modificam?
Para finalizar, informe aos alunos que ainda continuaremos a estudar sobre as paisagens, ou seja, tudo aquilo que nossa vista alcan?a. Aproveite e pe?a que tragam alguma novidade e/ou curiosidade sobre a paisagem do local onde cada um vive.
Professor, utilize as diferentes vis?es observadas nas imagens para ampliar os conhecimentos dos alunos a cerca de vis?es vertical, obl?qua e lateral. Para isto, voc? pode pedir que eles analisem um objeto da sala de aula ou do p?tio da escola, pe?a que o observem em vis?o vis?es vertical, obl?qua e lateral. Depois, solicite que desenhem o objeto.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade anterior. Pergunte para a turma se algu?m trouxe alguma novidade/curiosidade sobre a localidade onde vive. Pe?a que compartilhe com os demais colegas, fa?a interven??es, coment?rios quando necess?rio. Depois de terminar as exposi??es dos alunos, registre na lousa e pe?a que copiem a seguinte ?Atividade de casa?.
Observe a paisagem onde se localiza sua moradia. Fique atento quanto a poss?veis sons, movimentos e odores que possam ter na paisagem observada. Convide um adulto para acompanh?-lo, assim voc? poder? compartilhar as impress?es que teve durante sua observa??o. (Professor, procure registrar esta atividade num final de semana, assim os pais ou outro respons?vel pelo aluno poder? acompanhar a atividade proposta.).
Agora, desenhe o que sua vista alcan?a.
? |
Pense e responda:
Voc? percebeu algum movimento, som e odor na paisagem do lugar onde voc? vive? Quais s?o eles?
_____________________________________________________________________________________________________________
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord acessando (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Por sua vez o desenho poder? ser feito utilizando o programa KolourPaint acessando (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma roda de conversa, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Solicite que eles troquem de caderno com um colega que esteja do seu lado direito. Pe?a que identifiquem a vis?o em que o desenho do colega foi feito. Depois, instigue-os a relatarem, um para o outro, as impress?es que tiveram sobre o movimento, som e odor na paisagem do lugar observado.
Disponibilize um tempo para que todos possam compartilhar os sentimentos e descobertas feitas ao realizarem esta atividade. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre paisagens.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, convide seus alunos para observar outras paisagens. Voc? poder? apresentar as imagens a seguir. Se poss?vel, informe alguns dados sobre as pinturas. Para isto, leia as informa??es contidas nos s?tios indicados junto ?s imagens.
Ao observarem as paisagens retratadas pelos artistas, os alunos perceber?o diferentes maneiras de retratar uma paisagem e apreender seus elementos. Se poss?vel, observe outras obras de outros artistas que pintam paisagens e tamb?m fotografias e cart?es postais. N?o se esque?a de pedir que relatem suas impress?es sobre cada trabalho.
Fonte: S?tio: ?Not1? Tarsila do Amaral?. Dispon?vel em: <http://www.not1.com.br/tarsila-do-amaral-obras-famosas-quadros-e-arte-do-modernismo/>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?Naiade Viagem? Jardins de Monet. Dispon?vel em: <http://naiade.com.br/?p=4977>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Leitura e discuss?o de imagens:
Questione a turma:
Ap?s o di?logo informe aos alunos, que a paisagem do lugar onde vivemos ? mais que a nossa casa, ? mais que o quarteir?o onde ela se localiza. A casa, a rua, o quarteir?o, o bairro, as ?reas verdes, as pessoas, os animais s?o alguns dos elementos que formam a paisagem.
Um trabalho interdisciplinar com a ?rea de Artes poder? ser realizado, elaborando uma sequ?ncia de atividades sobre grandes pintores: sua biografia, sua obra e a releitura de seus trabalhos realizada pelos alunos. Eles tamb?m poder?o, individualmente, criar a sua pr?pria paisagem em folha de papel para ser exposta na sala de aula ou nos corredores da escola.
Em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre atitudes de preserva??o do meio ambiente; os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas que alteram as paisagens; tipos de lixo e sua destina??o correta; materiais recicl?veis, o processo de coleta seletiva e tratamento do lixo; avan?os tecnol?gicos; a??es do homem no ambiente.
J? em Matem?tica, interpreta??o de dados e informa??o; gr?ficos e tabelas (confec??o e interpreta??o); estat?stica; probabilidade; formula??o, interpreta??o e resolu??o de situa??es problema, envolvendo as no??es de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; c?lculo mental aproximado e exato em situa??es de atividade matem?tica oral e escrito.
Na Inform?tica poder? ser trabalhado: linguagem digital, cria??o de Blog, Quiz, Wiki, PowerPoint, navega??o na Internet.
Para os Temas transversais sugerimos um trabalho sobre: ?tica, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.
Em L?ngua Portuguesa, voc? poder? sugerir ? turma uma produ??o de texto sobre uma das pinturas apresentadas acima. Veja como fazer:
Produ??o de texto
Instrua os alunos a produzirem um texto sobre uma das pinturas. Pe?a que observem atentamente a pintura escolhida, que pensem sobre as cores, movimentos, poss?veis odores e sons que a mesma pode ter ou exalar. Solicite que ilustrem o texto, fazendo uma releitura da imagem.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que produzam o texto por meio do programa KWord acessando (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, por meio do tablet.
Para desenhar poder?o utilizar o programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint).
?
Ao finalizar o texto, providencie a impress?o dele para os alunos.
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, pe?a que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um far? a revis?o do texto do outro e quando necess?rio poder?o cham?-lo para que possa sanar alguma d?vida quanto aos aspectos gramaticais e ortogr?ficos e tamb?m quanto ? coer?ncia textual. Voc? poder? sugerir que utilizem o dicion?rio para conferir palavras que est?o em d?vida. Pe?a que verifiquem se o colega:
Ap?s a contribui??o dos colegas uns para com os outros, d? um tempo para que cada um possa reelaborar seu pr?prio texto levando em considera??o as sugest?es. Quando terminarem a reescrita dos textos voc? poder? pedir que um aluno fa?a a leitura. Tamb?m poder? fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as v?rias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabele?a um di?logo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em rela??o ? atividade realizada.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para os alunos fazerem outros levantamentos sobre elementos de paisagens, organize um trabalho de campo em uma ch?cara, s?tio, parque, pra?a pr?xima da escola (caso tenha) ou at? mesmo nas proximidades da escola.
Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula: ?Desenvolvendo compet?ncias a partir de um trabalho de campo? no S?tio: ?Portal do Professor? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Ressaltamos a import?ncia de:
Nestes registros ? relevante que a turma escreva o que foi poss?vel aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opini?o sobre atividade realizada.
Se poss?vel filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atua??es durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Para fotografar: utilize Wxcam( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ).
Observa??o: Professor, durante e/ou ap?s o trabalho de campo, retome o conceito de paisagem natural e paisagem transformada, caso voc? j? tenha trabalhado. Comente coma turma que no espa?o urbano praticamente n?o temos paisagens naturais. Explique que pra?as, parque e jardins s?o constru?dos pelas pessoas. Este ? um bom momento para indagar a turma sobre os motivos que levam as pessoas a transformarem as paisagens. Para ter acesso a aulas sobre paisagem natural e transformada voc? poder? acessar o s?tio: ?Portal do professor? ? aula: ?Construindo o conceito de paisagem natural e constru?da?. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20983>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Sugest?o de links para o aluno:
S?tio: ?Escola Kids?. Dispon?vel em: <http://www.escolakids.com/paisagem.htm>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Sugest?es de links para professores:
S?tio: ?Revista Nova Escola?. Dispon?vel em: < http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mudancas-paisagem-historia-tempo-paisagem-simultaneidade-511356.shtml>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Sugest?o de bibliografia para o aluno e o professor:
PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 hist?rias. S?o Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SALERNO, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 hist?rias. S?o Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.
Sugest?o de bibliografia para o professor:
PONTUSCHKA, N?dia Nacib; PAGANELLI Tomoko Iyda; CACETE N?ria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. S?o Paulo: Cortez, 2007. (Acervo PNBE do professor/2010.).
CASTROGIOVANNI, Ant?nio Carlos. (Org.). Ensino de Geografia: Pr?ticas e textualiza??es no cotidiano. Porto Alegre: Media??o, 2000. (Acervo PNBE do professor/2010.).
A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, num processo cont?nuo de reflex?o. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que as paisagens s?o tudo aquilo que nossa vista alcan?a. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: identificar e descrever diferentes paisagens, pr?ximas e distantes do seu lugar de viv?ncia; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda; observar com criticidade a diversidade de paisagens que comp?em o territ?rio brasileiro; produzir texto com autonomia; representar a paisagem de diferentes locais. Analise tamb?m, os registros pessoais dos alunos verificando se eles est?o aproximando cada vez mais da escrita alfab?tica.