Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que tem escrito na minha casa? A parceria entre escola e fam?lia

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?      Descobrir o que tem escrito na sua casa;

?      Analisar o tipo de material escrito;

?      Refletir sobre a forma??o das palavras;

?      Compreender a parceria entre escola e fam?lia no processo de aprendizagem;

?      Ampliar o vocabul?rio;

?      Conhecer palavras diferentes;

?      Compreender a diversidade cultural;

?      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?      Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

O que tem escrito na minha casa?

Professor, a leitura e a escrita s?o processos que fazem parte da vida da crian?a e precisam ser contextualizadas em sala de aula. Para isso, a parceria entre fam?lia e escola ? fundamental no processo de aprendizagem, uma vez que as viv?ncias da crian?a precisam ser valorizadas e constituem a base para que a aprendizagem aconte?a. Para isso, o respeito m?tuo ?s diferentes culturas e o car?ter investigativo precisam ser cultivados e permearem as atividades propostas. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condi??es e recursos ele ter? para analisar sua pr?pria produ??o e seu percurso de aprendizagem. Vamos l?!

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informa??es ao professor

?

Professor, a presente aula est? em conson?ncia com o programa de forma??o do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas viv?ncias com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui pr?ticas pedag?gicas direcionadas ? aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Voc? sabia? O ambiente alfabetizador favorece a aprendizagem dos alunos desde que tenha como refer?ncia a heterogeneidade de conhecimentos que os mesmos j? possuam e que se expressa no processo singular de aprender de cada um.

Para outras informa??es acesse o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: alfabetiza??o para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 7, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de out. 2013.

?

Iniciando o di?logo

?

Aula4.1_out_2013

Fonte da imagem: S?tio: ?Arquitectura?. Dispon?vel em: <http://www.arqhys.com/casas/diseno-desafios.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a refletirem sobre o que tem escrito na casa de cada um. Para ficar mais interativo o momento, organize os alunos em duplas e pe?a para que contem um para o outro as coisas escritas que h? em sua casa. Depois, retorne para a roda de conversa e pe?a para que as duplas socializem com a turma as descobertas. Os alunos poder?o dizer:

  • Nomes de produtos de limpeza;
  • Nomes de produtos de higiene pessoal;
  • Nomes de alimentos como: leite em caixinha, margarina, a??car e outros;
  • Nomes de eletrodom?sticos;
  • Dentre outros.

Ap?s todos participarem, crie uma lista com os nomes falados pelos alunos e afixe-a no mural da sala de aula.

Aula4.2_out_2013

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou mesmo o tablet.

4.3.jpg

Fonte: S?tio: ?Smart Kids.? Dispon?vel em: < http://www.smartkids.com.br/especiais/partes-da-casa.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Ajude os alunos na leitura do texto online sugerido acima e dialogue com a turma sobre algumas quest?es:

  • Qual parte da casa voc? mais gosta?
  • Qual o local da casa que tem mais coisas escritas?
  • Em qual local da casa voc? mais gosta de ler?
  • O que voc? gosta de fazer em cada local da casa?

Agora, organize os alunos em duplas para que descubram os nomes das partes da casa a partir do Jogo da Forca abaixo, dispon?vel no s?tio Smartkids.

4.4.jpg

Fonte: S?tio: ?Smart Kids.? Dispon?vel em: < http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-partes-da-casa.html>. Acesso em: 01 de out. de 2013.

Durante o jogo, pergunte aos alunos as caracter?sticas de cada local da casa e como pensaram para formar a palavra correspondente ao nome do local. Aproveite o momento para incentivar os alunos refletirem sobre a escrita, mediando a partir de algumas quest?es:

  • Qual palavra voc? formou?
  • Quais letras voc? usou?
  • Quantas s?labas a palavra tem?
  • Est? faltando alguma letra?

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, retome com a turma a atividade de casa. Dialoguem sobre a lista de cada aluno. ? importante conversarem sobre as diferen?as e tamb?m sobre o que h? em comum nas casas.

Professor, incentive os alunos a registrarem por meio de foto, os ambientes de suas casas, principalmente o que h? escrito neles. Para fotografar utilize a c?mera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam) ou (?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola n?o participa do Projeto UCA, solicite que utilizem c?meras digitais, selecionando o modo de fotografar.

Para esta atividade ? necess?rio uma autoriza??o dos familiares (podendo ser um bilhete explicativo, que contenha o objetivo do trabalho e a sua import?ncia.).

?

Fam?lia e escola

4.5.jpg

Fonte: S?tio: ?Portal Educa??o?. Dispon?vel em: < http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19129/parceria-escola-familia-educar-para-o-contexto-social>. Acesso em: 01 de out. 2013.

?

Para o pr?ximo trabalho, encaminhe um bilhete para os familiares, solicitando a presen?a de um deles para uma tarde com a turma. Pe?a para que levem caixas de tamanhos variados, podendo ser de: sapato, rem?dio, camisa e outras.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, solicite que os alunos mostrem para a turma as fotos tiradas dos ambientes de suas casas. Em seguida proponha que cada aluno construa uma maquete de sua pr?pria casa, ressaltando o que tem escrito em cada um.

Construindo uma Maquete

Agora, que tal construir uma maquete com a turma? Junto com seus familiares, os alunos ter?o como desafio, construir uma maquete da sua pr?pria casa.

Para isso, os alunos dever?o trazer para escola alguns materiais recicl?veis, tais como: caixas de papel?o para fazer a estrutura da casa.

Para fazer os m?veis os alunos poder?o utilizar:

  • Caixa de F?sforos;
  • Caixa de sab?o em p?;
  • Caixa de Rem?dio;
  • Cola;
  • Tinta;
  • Pap?is de diversas cores;
  • Dentre outros materiais.

?

Para fazer a parte escrita, disponibilize revistas e panfletos para recorte.

Professor, para a atividade de maquete, proporcione um momento de intera??o entre os alunos e os seus familiares, valorizando a troca de ideias e a participa??o de todos.

Com as maquetes constru?das, fa?a um momento de apresenta??o das mesmas. Para este momento, os familiares poder?o participar e contar como est? organizada a casa e o que tem escrito em cada ambiente.

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os s?tios sugeridos abaixo. Explique que poder?o contar com a ajuda de seus familiares para a montagem do quebra-cabe?a sugerido e tamb?m para a organiza??o dos c?modos da casa:

4.6.jpg

Fonte: S?tio: ?Jogos da Turma da M?nica?. Dispon?vel em: <http://www.jogosdaturmadamonica.net/casa-da-monica/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

4.7.jpg

?

Fonte: S?tio: ?Jogos Online?. Acesso em: < http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/monte-sua-casa/>. Dispon?vel em: 04 de out. 2013.

Ap?s os alunos jogarem com seus familiares, fa?a uma avalia??o com a turma de como foi este momento.

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

4.8.jpg

?

Fonte da imagem: S?tio: ?Agora: arquiteto & urbanismo?. Acesso em: < http://www.agora.arq.br/blog/ideias-soltas/>. Dispon?vel em: 04 de out. 2013.

?

Trabalho de engenheiro!

Criando uma casa: a escrita dentro dela

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Leve panfletos e revistas para recorte e pe?a para que cada grupo crie uma casa fict?cia, em que em cada c?modo da casa, eles possam inserir tanto as formas dos objetos quanto o que pode estar escrito nos mesmos. Se achar interessante, divida a sala em grupos de tr?s a quatro alunos e distribua uma cartolina e tamb?m escolha um c?modo da casa para que cada grupo fique respons?vel. Para isso, fa?a um planejamento com a turma sobre os c?modos que far?o parte da casa e como ela ser? estruturada. Veja alguns ambientes que s?o essenciais:

  • Quarto;
  • Cozinha;
  • Sala;
  • Banheiro;
  • ?rea de servi?o;
  • E outros.

Cada grupo poder? trabalhar intensamente sobre os detalhes do ambiente que ficou respons?vel.

Professor, quando todos os grupos terminarem, fa?a um momento de socializa??o dos trabalhos.

Em seguida, solicite que criem a casa imagin?ria, montando-a com os cartazes. Assim, os alunos poder?o decidir onde ficar? cada c?modo na casa. Para este momento, voc? poder? organizar um grande painel com a turma, fixando os cartazes, formando uma grande casa.

Socializando

Ao final do trabalho, fa?a uma roda de conversa e questione os alunos sobre o que aprenderam. Ou?a a opini?o de cada um e instigue aqueles que t?m mais dificuldade em expressar suas ideias.

Dialogue com a turma sobre a possibilidade de convidar outras turmas da escola para apresentar o trabalho realizado com a casa imagin?ria. Para isso, organizem a data, hor?rio e local para fazerem o convite. O importante ? que cada grupo possa explicar o ambiente que criou e ao final ouvir a opini?o dos colegas que assistiram ao trabalho.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio: ?Educar para crescer?. Dispon?vel em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

MUNIZ, Luciana Soares. Educar na vida: entrela?ando parcerias no processo de aprendizagem. Revista Linha Mestra. n. 21, ano VI. ago/dez 2012. p. 746-749. Dispon?vel em: <http://linhamestra21.wordpress.com/2012/07/>. Acesso em: 03 de out. 2013.

Avaliação

Professor, em conson?ncia com a aula proposta e com as orienta??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, a avalia??o ? um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observa??o e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avalia??o possibilitam conhecer o perfil de cada crian?a o qual garantir? a singularidade das atividades propostas e tamb?m nortear? as decis?es pedag?gicas. Desta forma, a an?lise das produ??es escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necess?rio ao processo de aprendizagem, bem como o di?logo com o pr?prio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas poss?veis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informa??es sobre como a avalia??o pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os s?tios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de out. de 2013.

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de out. de 2013.