Graziela Beretta L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
A intera??o com crian?as de outros grupos permite a amplia??o do repert?rio de possibilidades de aprendizados das crian?as, oportunizando que aprendam com os mais velhos, ensinem os mais novos e troquem experi?ncias com as crian?as de sua faixa et?ria. Buscar recursos para que as crian?as toquem no amigo que n?o costuma se relacionar, sente-se ao lado, converse... s?o a??es simples, mas fundamentais ao desenvolvimento das crian?as. Deste modo, esta aula tem como objetivo principal possibilitar a intera??o entre crian?as de diferentes faixas et?rias, bem como o contato com a express?o art?stica e est?tica, a partir da apresenta??o pelas professoras da m?sica Sopa, da banda Palavra Cantada (Ver Recursos Complementares), e, tamb?m, a amplia??o do paladar das crian?as, ao experimentar uma culin?ria japonesa. Poder? ser realizada num espa?o da escola de educa??o infantil, que possua uma ?rea ampla, onde as professoras possam organizar o cen?rio e as crian?as possam sentar, como por exemplo: a quadra; a varanda; o sol?rio, ou outro espa?o dispon?vel na escola que acomode os adultos e crian?as envolvidos nesta atividade. Vale a pena destacar, a import?ncia do papel do adulto nesta proposta, como aquele que vai mediar e ampliar as possibilidades de intera??o, de aprendizado e de desenvolvimento da crian?a, ao perceber e atuar no que a crian?a ainda n?o sabe e o que ela pode vir a conhecer. Como ? uma atividade entre diversos grupos, dever? ser organizada com tr?s a cinco grupos de crian?as da escola, com idades entre 3 a 5 anos.
?
1? MOMENTO
Organizando o teatro
?
Material necess?rio
?
Como ? uma atividade coletiva, ou seja, uma atividade entre v?rios grupos, sugere-se que as professoras organizem previamente os objetos e materiais a serem utilizados na apresenta??o da m?sica. Cada professora poder? ficar respons?vel em trazer os ingredientes de um par?grafo da m?sica, ou conforme a organiza??o e avalia??o das professoras, as fam?lias tamb?m poder?o contribuir, trazendo de casa um ingrediente da sopa cantada na m?sica.
?
2? MOMENTO
O que ? que tem na sopa do nen?m?
?
Ap?s este primeiro momento, organizar o espa?o, colocando a panela sobre uma mesa, os utens?lios e ingredientes necess?rios, al?m de reunir as crian?as de forma que possam assistir ao teatro. As professoras devem colocar as toucas e os aventais, e iniciar a apresenta??o, cantando a m?sica e girando ao redor da mesa, batendo as colheres de pau e colocando os ingredientes dentro da panela de acordo com a letra e o ritmo da m?sica: Sopa, da banda Palavra Cantada (Ver Recursos Complementares).
?
Acervo Institucional NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli, 2013
?
3? MOMENTO
Vamos tomar uma sopa japonesa?
?
Material necess?rio
?
Modo de preparo
?
Para cada 500ml de ?gua colocar uma colher de sopa e meia da pasta de soja. Assim, que a ?gua come?ar a ferver colocar meio pacote de macarr?o de arroz. Cozinhar o macarr?o por cinco minutos, esperar esfriar e servir para as crian?as colocando a cebolinha picada.
Obs.: Os ingredientes podem ser solicitados para as fam?lias, considerando-se a quantidade de crian?as, por exemplo, cada turma trar? para o seu grupo a quantidade necess?ria, ou as fam?lias poder?o contribuir com um valor para que as professoras comprem os ingredientes.
?
Ap?s o Teatro da Sopa do Nen?m, organizar uma mesa com uma panela grande, colher de pau e os ingredientes da sopa, para que as crian?as possam auxiliar colocando o macarr?o e a pasta de soja dentro da panela com ?gua, misturando-a antes desta ir para o fogo. Assim, que a sopa esfriar, organizar as mesas para que as crian?as possam sentar e provar o Missoshiro. Sugere-se que este momento seja organizado um pouco antes da sa?da das crian?as da escola, para que as fam?lias possam participar provando o Missoshiro com as crian?as. Esta ? uma forma de ampliar os h?bitos alimentares, introduzindo novos sabores e aromas de uma outra cultura.
V?deo e letra da m?sica Sopa, da banda Palavra Cantada:
http://letras.mus.br/palavra-cantada/283414/
CD Palavra Cantada 10 anos:
Receita da sopa japonesa Missoshiro:
http://www.tudogostoso.com.br/receita/30919-missoshiro.html
Sugest?es de aulas sobre culin?ria na educa??o infantil
Com o intuito de avaliar a participa??o das crian?as durante todo o desenvolvimento da aula, a professora dever? registrar e observar o comportamento, o relacionamento das crian?as, o movimento, a comunica??o, refletindo sobre as seguintes quest?es: Como se relacionaram com as outras crian?as e adultos? Como se movimentaram pelo espa?o: foram cuidadosas com as crian?as das diversas faixas et?rias envolvidas na atividade? Quais elementos chamaram mais aten??o durante a apresenta??o do Teatro? Como reagiram ao experimentar a sopa? As crian?as mostraram-se atentas ao assistirem o teatro? Relataram sobre o que passou ap?s a atividade desenvolvida, sobretudo as crian?as mais velhas? Este processo de avalia??o ? muito importante para que a professora possa refletir e planejar intencionalmente novas propostas para o desenvolvimento da sua pr?tica pedag?gica, levando em considera??o o processo de desenvolvimento e aprendizagem da crian?a.