Portal do Professor

Início do Conteúdo

VAMOS CONSTRUIR UM BRINQUEDO PARA OS BEB?S? QUE TAL UMA CAIXA GRANDE PAPIETADA E DECORADA?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

S?nia Jord?o e Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Construir um brinquedo para os beb?s;
? Ser solid?rio com os outros e perceber suas diferen?as;
? Conhecer como os beb?s se comportam e quais os interesses deles;
? Relembrar como eles eram quando eram beb? e refletir sobre o que mudou;
? Papietar a caixa tornando-a mais resistente e segura para os beb?s;
? Manusear com grude e colagem;
? Conhecer ilustradores infantis que decorar?o a caixa
? Refletir o que eles veem nas imagens e o que os beb?s ir?o ver;
? Destacar a import?ncia deste presente, que ajudar? as crian?as em seus movimentos, mas ao mesmo tempo auxiliar? a aquisi??o de muitos outros conhecimentos.
? Intera??o com um grupo de crian?as menores- beb?s;
? Brincar com os beb?s junto com a caixa terminada.

Duração das atividades

Atividade 1 ? Conversa sobre a proposta da caixa (30 minutos); Atividade 2 ? Papietar a caixa (45 minutos); Atividade 3 ? Apresenta??o da ilustradora de livros infantis (30 minutos); Atividade 4 ? Colagem das imagens da ilustradora na caixa (30 minutos); Atividade 5 ? Avalia??o com as crian?as e entrega da caixa para os beb?s (40 minutos);

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que nesta fase do desenvolvimento atividades deste tipo valorizam as produ??es das crian?as desta faixa et?ria, dando a elas um sentido real, faz com que esta proposta seja bem aceita pelo grupo.
Conforme Martins (2007, p.76), ?A proposi??o educativa das atividades de produ??o deve ser devidamente planejada, inclusive porque desde a primeira inf?ncia a crian?a j? est? em contato com muitas delas. Tais atividades devem atender uma complexifica??o crescente, conter conte?dos novos, pois, a mera repeti??o de atos esvazia-os de sentido, induzindo a crian?a ao abandono dos mesmos.?
O professor neste caso, dever? buscar conhecer um pouco do desenvolvimento das crian?as, dos beb?s e suas necessidades para o desenvolvimento de sua intelig?ncia e tamb?m das crian?as maiores para fazer a intera??o entre as faixas et?rias; dever? tamb?m buscar se apropriar de quem s?o os ilustradores dos livros de hist?rias infantis; 

Estratégias e recursos da aula

Material Utilizado
?
* Tapete para a roda de conversas;
* Ilustra??es de um ilustrador infantil;
* Grude cozido;
* Papel pardo (pode ser papel que j? tenha sido utilizado de um lado);
* Cola.
?
Atividade 1 ? Conversa sobre a proposta da caixa (30 minutos)
?
O professor trar? para a roda a caixa e apresentar? como uma solicita??o da professora dos beb?s, para que as crian?as maiores confeccionem uma caixa resistente para os beb?s brincarem. Perguntar? para o grupo: Como poderemos fazer isto? Tamb?m pode questionar o que acham que os beb?s far?o com esta caixa. As respostas devem ser anotadas pela professora ou pela auxiliar para mais tarde, servirem de subs?dio para avalia??o ou nova proposi??es de atividades.
?
?
Atividade 2 ?Papietagem da caixa (30 minutos)
?
A papietagem da caixa consiste num processo de colagem de peda?os de papel com grude em v?rias camadas, tornando assim o material papietado resistente e coberto pelo que quisermos (papel ou at? tecido). Neste caso, estamos sugerindo pap?is que j? foram utilizados. O grude (ver receita nos recursos complementares) deve ser preparado com anteced?ncia ? atividade, para que esfrie e favore?a o manuseio das crian?as.
Essa proposta pode ser realizada na sala de refer?ncia do grupo de crian?as maiores ou outra sala que a institui??o disponibilizar para atividades de artes. A professora dever? conversar com as crian?as sobre esta papietagem e o que ela possibilitar? para o uso da caixa.
Dar para as crian?as peda?os m?dios de papel pardo cortados para que elas cubram com grude e coloquem na caixa. Orientar os locais que necessitam de colagem para que a caixa fique toda coberta com pelo menos duas camadas. Ap?s cobrir toda a caixa, deixar secar bem (para isto colocar ao sol). Somente depois, retornar a outra etapa deste planejamento.
?
 
Atividade 3 ? Apresenta??o da ilustradora de livros infantis (30 minutos).
Depois da caixa totalmente seca e papietada, a professora propor? ao seu grupo que colem algumas ilustra??es para decorar a caixa. Apresentar para o grupo a ilustradora que poder? ser uma sugest?o da professora dos beb?s. As ilustra??es a serem coladas na caixa poder?o ser uma sugest?o das crian?as ou da professora, diante do que est?o trabalhando. Por?m, as propostas devem ser conversadas e fazer sentido.
Aqui traremos a proposta de uma professora de beb?s que foi da utiliza??o de ilustra??es de ?Mariana Massarani? (vide recursos complementares). Apresentar a ilustradora e seus trabalhos, explorar as imagens, a fun??o do trabalho de ilustrador, mostrar que h? outros ilustradores, destacar os que est?o nos livros que usados na sala do grupo. Conversar sobre o que h? em cada ilustra??o.
?
Ap?s esta explora??o com o grupo questionar:
O que voc?s acham que os beb?s far?o com estas imagens?
Eles as ver?o como voc?s?
No que elas poder?o ajudar as crian?as?
Procurar dar algumas poss?veis respostas como: caso entregarmos as imagens nas m?os deles, eles as colocar?o na boca, ou poder?o at? rasgar, pois o momento deles de explora??o dos objetos ? pela boca, ou seja, levando tudo ? boca. Por outro lado, a professora come?ar? a apresentar as imagens e eles passar?o a ouvir o nome de coisas diferentes que n?o tem na sala; ela pode chamar aten??o para os detalhes das imagens e assim eles v?o aprendendo a falar, v?o aprendendo coisas novas. 
    
Ap?s a conversa sobre as ilustra??es, col?-las na caixa e deix?-las secar bem.
?
?
2
Apresenta??o sobre a ilustradora escolhida para decorar a caixa.
Fonte: Acervo NDI 2011.
?
4
Apresenta??o das ilustra??es
Fonte: Acervo NDI 2011.
?
3
Colagem das ilustra??es na caixa papietada
Fonte: Acervo NDI 2011.
Fotografias: S?nia Jord?o
?
?
Atividade 4 ? Avalia??o da caixa depois de pronta. Entrega para os beb?s (40 minutos)
?
Levar a caixa para roda apresent?-la pronta ao grupo: Voc?s viram como ficou a caixa? Quantas coisas estaremos entregando para aos beb?s? Antes era apenas uma caixa que seria jogada fora. Agora ? algo que eles podem brincar de entrar e sair; podem ouvir e ver todas as informa??es que colamos com estas ilustra??es. Levar a caixa at? os beb?s, entregar e brincar com eles.

Recursos Complementares

Site: Mariana Massarani. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mariana_Massarani
?
Site: Muitos desenhos. Dispon?vel em:  http://marianamassarani.blogspot.com.br/
?
Aula do portal: Uma caixa surpresa: vamos nos conhecer cantando? Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41495
?
Receita do grude.
?
Bibliografia citada:
MARTINS, L.M. Especificidades do desenvolvimento afetivo-cognitivo de crian?as de 4 a 6 anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L.M. (orgs.) Quem tem medo de ensinar na Educa??o Infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Editora Al?nea, 2007. (pp.63-92).
?

Avaliação

A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Durante o desenvolvimento das atividades propostas, o professor poder? avaliar v?rios aspectos, dentre eles, se as crian?as desenvolveram a capacidade de trabalhar em grupo; de estabelecer rela??es entre as ideias colocadas diferenciando-se dos outros; de expor suas ideias com clareza. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo. ? importante destacar que a observa??o do processo decorrente das conversas do tema trabalhado, podem desencadear novas rela??es com este conte?do que poder?o ser fonte de avalia??o de como as crian?as compreenderam o mesmo.